quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O DIA DAS PEQUENAS COISAS

O dia das pequenas coisas


Pois quem despreza o dia das pequenas coisas" Zacarias 4:10
Este maravilhoso texto está escrito no livro do profeta Zacarias cujo nome significa (O Senhose lembra)..Esse foi um profeta pós-exílio, levantado por Deus como oraculo ,para ajudar o povo de Israel que estava vivendo uma época  de muita dificuldade. Muito antes  desse  tempo o Salmo 137 descreve com riqueza de detalhes o que os israelitas passaram quando foram levados cativos para a Babilônia.

 Diziam eles'' As margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e  chorávamos  lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros  que lá havia pendurávamos as nossas  harpas, pois aqueles que nos levavam cativos  pediam que canções....''


Portanto o sofrimento do povo já era antigo. Estavam em terra estranha, sem  moradia, sem alimentos, sem calçados, sem roupas e sentiam muita saudade de Sião(Jerusalém). Zacarias é apresentado por Esdras  como filho de Ido(Esd. 1:14).Zacarias teve oito visões , e cada uma delas tinha um significado diferente. Tudo  só tinha uma finalidade que era animar os desanimados ,consolar  os tristes de coração e enxugar as lagrimas  dos  angustiados.

Nessa época  estavam  programados para restaurar  Jerusalém: Zorobabel, Neemias Esdras, Zacarias  e mais adiante ,a historia registra Malaquias. Quando começaram a reconstruir o Templo. queriam apoio de outros poderosos, todavia Deus não permitiu  e falou "Nem por força nem por violência mas pelo meu Espirito''Zac 4:6(b) E  foi justamente nessa época  que o povo rebelou-se. Já não confiavam mais em Deus e nem nos profetas foi quando Deus falou pela boca do profeta

"Quem despreza o dia das pequenas coisas''Zac.4:10. Foi quando guiado e usado  por  Deus o profeta começou  a fala do tempo Messiânico para animar o povo.
Esse texto  nos dá uma lição tremenda  da  vontade do Todo Poderoso. Deus quer que sejamos  despojados de tudo que existe nesta terra, pois é tudo  passageiro e efêmero ,Existe nesta vida todo  tipo de mundo: mundo  animal, mundo vegetal, mundo espiritual e  agora mundo virtual.

 Mas o  Nosso Senhor quer que sejamos  desapegados de todos eles. Para não  cairmos no pecado da murmuração. Existem na Bíblia três situações que enriquecem esse título  de pequenas coisas e que Deus usou para mostrar  de um lado  o seu poderio e do outro  foi o testemunho  de quem nada  possuía  mas que não usou  da murmuração  para  esvaziar seus sentimentos..


O Primeiro exemplo  foi  o azeite da viúva registrado em 2Reis 4;1-7 ,Essa pobre viúva estava na eminencia de perder seus dois filhos, porque naquele tempo quem não podia pagar uma dívida tinha que entregar seus filhos para  o credor. Essa coitada tinha perdido o marido e agora não queria perder os filhos  mas não entrou em desespero antes procurou  ajuda  do profeta.
No caso Elias mandou que ela trouxessem todas as vasilhas  e o pouco azeite que possuía  e o milagre  aconteceu.

 Foi tanto azeite que lá vendeu, pagou o que devia e ainda sobrou.
a segunda coisa foi  o pouco de farinha, A Bíblia relata que uma pobre senhora  procurou uns gravetos para fazer um bolo  para ela e seu filho  e para depois morrer. Essa é a viúva de Serepta e o profeta ao ver aquela situação, disse: Faça primeiro  para mim e depois para você e assim  ""A farinha da panela não acabou''.


A terceira coisa  foi com relação a Golias. Esse filisteu tinha 3  metros de altura e passou  quarenta dias   desafiando Israel para uma luta. Os homens judeus não tinham coragem de enfrentá-lo, mas apareceu um jovem  franzino que viu aquela confusão  e  pediu  para ir lutar.

 Quando quiseram colocar  aquela roupas  se guerra Davi não suportou o peso e caiu, Resolveu lutar com o que sabia manejar : a funda  e as pedras. A Bíblia diz que  quando o filisteu viu o tamanho de Davi  começou a rir  (mas ele não viu quem estava com Davi) .foi somente uma  pedrada e o gigante caiu por terra 2 Samuel 17. Deus usou três coisas pequenas ficarem tão granes que passaram para a Historia como exemplos.


Um pouco de azeite, um pouco de farinha e uma simples pedra fizeram a historia da três pequenas coisas que não foram . desprezadas. E nós? Devemos ver nesse texto exemplos para as nossas vidas. Às vezes acontecem dias que pouco ou quase nada temos, mas não podemos esquecer  que o nosso Deus  é maior que tudo-bem que supre todas as nossas necessidades. Principalmente nos dias das pequenas coisas.

Um comentário: