segunda-feira, 20 de junho de 2022

 

SOPA DE LETRINHAS

Eliseu voltou a Guilgal, quando a fome assolava toda a região. Estando os discípulos dos profetas sentados à sua frente, ele solicitou ao seu servo: “Põe a panela grande no fogo e prepara uma sopa para os irmãos profetas”.

Ordinariamente  , a  sopa  é um caldo  com legumes , carnes e  massas que  tomamos  no jantar.  Nos  tempos   antigos ,a  sopa  foi  mencionada em  vários  livros  da  Bíblia, sempre citados  em historias  da fome  que  vez  por outra  assolava os  Judeus,  e nesse  caso  Guilgal.
A História  antiga  cita uma  sopa  com o  nome de ''Sopa Negra'', que se fazia  na  cidade  de  Esparta . Surgiu um fato interessante . Surgiu a  história de  que  não  existia  em  todo o mundo , uma  sopa igual  a  que  era  dada  aos soldados  espartanos.  Esse  era o  segredo  que  guardava o  exercito  de  Esparta.
A sopa  era  de  carne   de  porco engrossada  com sangue e  vinagre. Era  simplesmente  horrível . Quando uma  autoridade  visitou  o Exercito  quis  experimentar a tal  sopa  ''famosa'' que não permitia,  que os  soldados  perdessem uma guerra sequer .A  autoridade  ficou horrorizada  com sabor .
''Então o rei de Esparta lhe disse:
“Essa sopa traz para os nossos soldados o domínio próprio e a disciplina
tão necessários para vencer qualquer inimigo.”
O visitante estava acostumado apenas com as  iguarias, de agradável  sabor , e  nem sempre  nutritivas. Mas na  guerra, a coisa  era  bem diferente. Não  havia lugar para conforto ou luxo.

. A questão era a pátria e dar a vida  por  ela. Isso requeria o domínio próprio   e disciplina.


Eram educadíssimos  e lutadores  sem igual. Eram  treinados  desde criança  e  tornaram-se  referencia como Exercito   vencedor . Foram merecedores  de  Elogio do Senhor  Deus que mandou um  recado através  de Isaias.66: 19



''Estabelecerei entre todos os povos um sinal e enviarei os que escaparem dali às nações, a Társis, à Líbia, a Lude, povo exímio no uso do arco e flecha, a Tubal, à Grécia, e às ilhas longínquas que ainda não ouviram falar do meu Nome e não viram a minha glória. Pois eles levariam aos  outros  povos  o esplendor  da  sua  glória.''
Foram  comparados  aos obedientes  aos  frutos  da espirito: Galatas 5:22



Após  esse  preambulo , dou inicio a uma  postagem  que  vai  falar  somente em letras. Quando  eu  era  uma  menina , ganhei  da minha  professora Alcyone  , um livro  que  tinha  por  titulo ''Bartolomeu  o Padre voador'', Eu  estava  com  seis  anos e  pela primeira  vez  eu ia ler  um livro.

Fiquei  deveras  encantada com aquelas  letrinhas. Me encantei com  as letras  do livro e  com  a  historia daquele rapaz  que vivia inventando  coisas . Foi  dele a primeiro Balão  que  subiu e  encantou  Portugal. Pela primeira  vez, um objeto  mais pesado  que  o ar , vencia a força  de  gravitação.

Inventou muitas  coisas e  marcou presença  na  Tecnologia da  época  como um inventor   respeítavel Brasileiro  pois  Bartolomeu era  de  Santos São Paulo, Aquele  livro  foi o primeiro  de  uma  série  de outros livros, que me  encheu a  alma e  nunca  mais  parei.

Minha  cabeça virou uma  panela  de  letrinhas . Comecei  a  me fortalecer  e  bastava  ver  uma  revista  , ficava  fascinada  pelas  letras  e  pelas  frases  de efeito  que  ela produzia  em mim. Não somente  lia , mas me  infiltrava  na  historia e  participava   da  trama . Sorria  com os personagens  alegres  e  chorava com os  que sofriam.

Desse  modo , passava todo  tempo , navegando  em meio as  letrinhas e cada  livro era  uma  sopa  em que  aprendia  a  entender  e  ser  mais humano. Dessa  forma  fui para  o mar  e conheci   a  baleia  Moby Dyck,  conheci a  jovem Jane Eyre , o  cigano  Heathclif  e  não  tive  mais  limites  , Li coleções inteiras  como :  Vozes do mundo, Os  Santos  que  abalaram o mundo,Dom Kixote  de la Mancha,  O pecado  de  Sara  e  então fica impossível citar  todos. Porém  teve um , que  me incentivou  ainda  mais. As Escrituras.

De  todos os  livros  que  li  , surgiu um ,que  era o único em  que  as  letrinhas  tinha  e  tem  vida  ,  a  Bíblia. Aprendi  a  ler e interpretar e  aceitar tudo que  a  Biblia  ensina fisicamente , emocionalmente, materialmente  e espiritualmente.

Aquela  era uma  sopa  diferente, Foi dela que  tirei forças para atravessar  as  agruras  desta  vida, nela viajei  pelos  deserto , atravessei  vales  e  montanhas. Conheci homens e mulheres simples  e  conheci  Reis e  Rainhas. Quando Moisés  atravessou  o  Mar  Vermelho , eu me  vi no meio daquele povo , participando  subjetivamente.

A leitura  sempre  foi  algo  tremendo. No meio  das  letrinhas  me  conheci, no meio delas  me  senti  liberta dos  preceitos  e  preconceitos,  em meio  as  letrinhas  aprendi a  trabalhar , a  ver  as  coisas  por  ângulos  diferentes.  Conclui  que todas  as letras , formam palavras  e  orações que  jogam o  ser  humano  para  a frente  e  para  o  alto. 


Com a  sopa de  letrinhas descobri o  verdadeiro amor a  Deus  e ao próximo . A sopa que os  Soldados  Espartanos bebia  era preta  e dava  forças a  eles e os  tornava  homens  melhores  e  grande  guerreiros. A  sopa  que  tomamos , tem que nos  tornar  mais  humanos e pode  ter a  cor do maior  ingrediente e  dos  melhores  temperos.

A Fabrica  de  macarrão inventou  umas  letrinhas  que  literalmente   tornam  a  sopa interessante, mas  a sopa     do aprendizado secular  ou do aprendizado  espiritual  me ensinou a  lutar contra  situações adversas. Aprender a  ouvir ,foi uma  delas, a  ter  sabedoria , ainda  estou aprendendo  , porque  a  pior luta  , é aquela  contra o nosso pior  inimigo  que  é  o  nosso ( EU).

A Sopa negra  tornou os  soldados  Espartanos, homens dignos  de  serem citados  nos  dias  atuais como lutadores que  venceram outros  povos. A sopa  de  letrinhas  pode  nos  tornar , homens  e  mulheres maiores   e  melhores ,que  aprendeu a  lutar  contra  si mesmo ,e graças a  ajuda  do  Espirito  Santo tornou-se vitorioso ou vitoriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário