terça-feira, 4 de dezembro de 2018

SAÚDE TOTAL

Resultado de imagem para imagem de cura e libertação


Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Mateus 9:35  

Antigamente  a  definição  da palavra  saúde , dizia  que  era:''  O bom funcionamento  do organismo''.  Após a  segunda  guerra  mundial  , surgiu a Organização mundial de  saúde  que  abriu  um novo horizonte  para  este  termo e  a  saúde  passou a  ser  observada por outro prisma e  assim surgiu a  ''Saúde  Total.''

Isso nos  impulsiona  a  reavaliar  nossos  conceitos com  relação  a  vida. A vida  tem  externamente  quatro  áreas  , a  saber  : Física, Emocional. Psicológica e  Espiritual.  Dentro de  cada   nomenclatura  dessa,    abre-se um  outro leque  de  significados  internos  e  externos e  esses  critérios vão  se multiplicando  até  formar  uma  ''saúde total''.

Uma  sociedade  saudável  em todos os  aspectos, exibe  um   equilíbrio que poucas nações  possuem. Jesus  veio salvar o homem dele mesmo: Ao que Jesus lhes ponderou: “Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos.'' …Luc.;31

Quando olhamos  para  dentro de  nós mesmo , podemos  garantir  que temos  saúde em todas  as  áreas  da nossa  vida? Será que não estamos  fragilizados em alguma  delas ? não podemos  garantir nada  se  não fizermos uma pesquisa  interna e  externa Vamos meditar  em cada uma  e  reavaliar segundo a  Palavra  de  Deus.

Área  Espiritual. Estamos  diante  de uma inversão  de  valores terrível por isso Jesus  falou : ''Nem todos  que  disser,  Senhor  senhor,  entrarão  no Reino de  Deus, mas  aquele  que  fizer  a  vontade  do meu Pai .'' Mateus  7: 21. Será  que  estou  fazendo  a vontade  de  Deus?   Será  que o  senhor , ou  a  senhora, estão  fazendo a  vontade de Deus?

E o mundo, está  fazendo a vontade  de Deus? O mundo quer  a salvação? O apostolo Paulo  escreveu: 


Paulo, o apóstolo dos gentios diz: “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Tm. 2:3-4). E Pedro também declara o mesmo, dizendo: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, mas que todos venham a arrepender-se” (II Pd. 3:9). Mas Paulo vai mais longe, dizendo: “Porque para isso trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (I Tm. 4:10).

O mundo quer a  saúde  espiritual? Não pode  haver  saúde  espiritual  fora  dos  ensinamentos  do Senhor  Jesus Cristo.  Esta é uma  realidade inquestionável , afinal  ele  foi  pregado e  morreu  numa  cruz , por  mim, por  você , por  nós  e  pelo mundo inteiro. Todos querem Jesus, mas  cada um  seu modo e por isso surgem tantas  Igrejas descompromissadas  .

Alguém escreveu  que; nos  ensinamentos de Jesus  tem mais  '' desafios que  reconforto''. Realmente.  Na  lei  era ''olho por  olho  e  dente  por  dente''.  Na  Graça  de  Jesus  é  ''Perdoar  setenta  vezes  sete'' e isso já  começa  por  Ele.  Mal  terminamos de ir  ao culto de  oração e  já  estamos pecando  e voltamos  pedimos perdão e Ele  perdoa. Por isso a  oração do Pai nosso  diz :" Perdoai as  nossas dividas  assim como nós perdoamos  a quem nos  tem ofendido.''

Se  falamos  de  coração , tudo  bem  , mas  se  falarmos  da boca para  fora....  Não podemos  esquecer  que  Ele  vê  tudo '' Fora e  dentro de  nós''.  Estamos  falando de  Saúde  Espiritual. Quer  ter  saúde  Espiritual ?  Isso é  para  mim  também . Temos  que  aprender a  Perdoar;  É difícil  mas  não é  impossível.

Saúde  Física.
Somos uma  tricotomia:  corpo , alma e  espirito.  O Espirito é a fonte  da  vida escrita  em Gen:2:7 ''  E formou  Deus o homem do pó da  terra  e soprou ...'' a alma é a psique , o  centro da  vontade: ''''Mesmo assim o homem é corpo e alma, material e espiritual respectivamente. Por que, então, São Paulo fala de “corpoalma e espírito”? ... A alma como um todo é responsável por diversas coisas: inteligência, vontade, fantasias, etc., mas nem tudo isso é o lugar onde Deus habita.'' 

 O corpo é  a  maquina  mais perfeita que  existe  e sua  função é  adorar  o Criador Cuidar  da  terra   e  ser o centro da  vontade  de Deus , o que  nem  sempre é  possível. Essa  tricotomia é  sempre  centro  da  incompreensão  , porque é  um dos  grandes mistérios da  criação.  A   saúde física  está  diretamente ligada  a  essa união , portanto quando existe  desequilíbrio a  saúde  vai embora e somente  Jesus  faz   o  ''Milagre'' de  traze-la  de  volta.

Espiritualmente , o mundo está  no  ''escuro''.  Espiritualmente ,  o mundo  nem enfermo está , ''ele  jaz  no maligno''  1 João 5:19. O mundo está  morto . Ultimamente  a  droga, os  vícios   ,a prostituição os assaltos etc...  Tonam o mundo morto ,diante de  Deus.

Os hospitais  estão cheios  de doentes em busca  de  saúde  física , saúde emocional , saúde  mental  porque  a   saúde  Espiritual  está em falta.   No tempo da  lei    a  saúde  estava em  falta  e o povo adoeceu.

''Para entender essa comparação, presente em João 3,14 (E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado), é fundamental relembrar o episódio acontecido durante o peregrinar dos hebreus pelo deserto, do Egito para a Terra Prometida (veja Números 21). Como muitas vezes aconteceu durante a caminhada, o povo, devido aso sofrimentos causados pela vida dura do deserto, perdeu a paciência e reclamou de Moisés e de Deus dizendo: "Por que nos fizestes sair do Egito para morrer neste deserto?" Deus então castigou o povo, enviando serpentes que mordiam as pessoas. Muita gente morreu. Moisés intercedeu junto a Deus e Ele disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste. Quem, mordido por uma serpente, contemplasse aquela serpente de bronze erguida em uma haste vivia (Números 21,4-9).''

Agora fica fácil de entender a comparação feita pelo evangelista João: Jesus, como a serpente erguida no deserto, salva quem o contempla, na cruz. Através da paixão de Cristo ganhamos a salvação, gratuitamente."' Foi tirada  de ''A  janela para o mundo''.

 Jesus  ainda é o mesmo. Ontem, hoje  e  eternamente. Somente  Ele  promove  a  cura  total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário