terça-feira, 5 de maio de 2015

BURACOS NA FÉ -Dalva Coutinho

Estamos repetindo  esta postagem , pelo desejo  que  está dentro do nosso coração. Quem sabe alguém precise  dessa palavra, para sair de algum buraco cavado em sua alma, por algum coveiro espiritual . Esperamos  que  ela  alcance o seu objetivo de libertação no  vale a pena '' Ler de Novo. ''

''Qual dentre vós , será homem  que  tendo uma ovelha e num  sábado cai num buraco ,fará todo esforço,tirando-a  dali ?''Mateus 12:11  



 Estamos diante de um  versículo, em que  queremos  destacar a palavra buraco que dá título a  esta  reflexão.  Esta palavra é  tão comum  que ao ser pronunciada, logo promove e processa no  cérebro uma imagem mental de um suco, ou cova na  terra com  diversos diâmetros e  diversas profundidades.

Com um  sentido amplo , ela é aplicada ao visível , invisível, aplicando-se  as situações físicas , materiais, emocionais e espirituais.  
                       
O Dicionário  a  define  como:'' Qualquer abertura num corpo;furo;orifício.
Cavidade natural ou artificial, onde habita um animal; cova, toca.
Em sentido figurado. Dificuldade, complicação.
Fam. Lugar muito distante ou atrasado; cafundó.''



Numa época que não é diferente da nossa , cheia  de  religiosidade e de muitas  doutrinas diferentes , existia  as que defendiam o sábado conforme  o Antigo  testamento, como sendo o dia  do  descanso em que não se podia  fazer nada.

Jesus  desafiou o povo a fazer um  trabalho  de socorro a um animal que pudesse  ter  caído em um buraco e isso nos  dá a primeira  lição. Quantos  fieis caem em buracos  e que é preciso  que o líder ou os irmãos  vá em  seu  socorro? Muitas  vezes caem em dividas, em enfermidades , e em situações que o colocam  em  decadencia  espiritual por  causa dos buracos na fé.

Nos tempos  de hoje , em plena invasão tecnológica onde a comunicação pelo Celular, Internet, Tv, GPS,Ipod , já  se tornou participante  da vida de muitos , no  dia a dia , observamos seu uso  deturpado. Coisas  que  deveriam ajudar o ser humano a viver e ser  melhor servem , muitas  vezes para  destruir  pessoas, famílias  e principalmente o povo da fé, cavando-lhes  buracos na alma.


Se  existisse espelho que  mostrasse as imagens  da alma como veríamos pessoas  machucadas , por palavras e ações de outras que nem alma  tem. Chegaram a  esse mundo  com o  estigma da maldade e dela não  abre mão para nada. São pessoas cuja  agressividade  gratuita , cavam buracos   na fé.

São os que usam do chamado bullying. Esta palavra  vem do inglês e significa ''valentão''. Ela define a  prática de palavras violentas , intencionais contra um pessoa, geralmente indefesa que  causam danos físicos , psicológico , emocionais e espirituais.

A Bíblia  relata a história  de um  rapaz que  era  perseguido  pelos irmãos que eram movidos pela  inveja . Seu nome  era José. Os irmãos o odiavam e o apelidaram de ''sonhador  mor''. Por  conta  desse  sentimento, o jogaram em um  buraco , tão profundo que  José não conseguiria  sair  sem ajuda.

José foi  rejeitado, enganado, foi  depreciado,  desacreditado, injustiçado e por  fim vendido como  escravo. ''Quem tem irmãos  assim não precisa  de inimigo'' diz o ditado popular. Quantos buracos tiveram  a alma  de José? Foi morar numa  terra  estranha e mesmo lá , foi preso e outros  buracos  surgiram.

Um outro personagem chamou-se Jó. Deus permitiu que Satanaz tocasse em tudo e todos que  eram  amados por Jó. Em um único dia , Jó perdeu os filhos, todo dinheiro  e a saúde, mas Jó não perdeu  a fé e nem a coragem de continuar  vivendo.

Tem um ditado que  diz:''Se o homem perder as amizades, não perde nada, se perder dinheiro  ,perde alguma coisa , mas  se perder a fé e a coragem , perde tudo.'' Jó  estava cheio de buracos na alma e nesse momento em que  esperava  algo dos amigos encontrou uma  Teologia que não apresentava a misericórdia  de Deus e sim um Deus violento , sempre pronto a  castigar.

Eles tiraram conclusões  apressadas do  caráter  de Jó , julgaram , condenaram e crucificaram  Jó , e  assim cavaram buracos no coração daquele homem , que  somente Deus conhecia porque ''Ele era integro , reto e se desviava do mal.

Muitas  vezes agimos assim com nossos irmãos e não sabemos o mal que  estamos  fazendo, pois  estamos cavando  buracos  na   sua alma. Não sabemos  se como Jó  , ele  está sendo provado.

Como Cristãos , também sofremos as  agressões  verbais  do mundo através do bullying . Somos chamados e loucos, fanáticos porque querem que  aceitemos  suas condutas  contrária a Palavra  de Deus e criam até leis para protege-las. Temos que perdoa-los  e o silencio  faz  parte da  sabedoria. Não podemos  dizer nada, porque  temos  que  amá-los  como são e orar por  eles.

Na  China o escritor Philips Yansey  , convidou  diversas prostitutas para ouvir a história  de  cada uma  delas . E ao ouvi-las , viu a interprete chorando. Eram historias  terríveis de mulheres que foram estrupadas na infância pelo próprio  pai . Continuaram pela  vida angustiadas e chegaram ao fundo poço.

O que  aconteceu com elas  acontece  a  todo momento com  crianças  que continuam vivendo e convivendo com os  buracos  que a maldade humana  cavou e  cava. Muitas  se converteram , mas  na Igreja não foram bem aceitas e novos buracos  se  abriram pela  rejeição e  desta  vez na  fé.

Cadê o amor  que ostentamos  ter? Jesus morreu por elas  também. Por que  não ir visitar  essas mulheres  nos  buracos  ricos ou  pobre em que vivem. O Pastor que não quero divulgar o nome, (não pedi permissão) teve um projeto de Deus de  abrir uma  Congregação num Prédio de Prostitutas  e ele , corajosamente  abraçou a  causa e fundou a Congregação.

O Padre  Azevedo  escreveu:''Estar com Jesus até mesmo  no inferno é  estar no Paraiso'' Ali  era uma lanchonete do Inferno mas Jesus foi lá  resgatar  algumas almas cheias de buracos, e  que lhe  pertencia por  Direito Divino e  de escolha no ventre materno.

Era uma Congregação diferente , pois  era  frequentada por homossexuais , lésbicas e prostitutas  que  assistiam o culto de  calcinha  e sutiã. Eram pessoas  que  estavam no fundo do buraco e precisavam  das  cordas  da  fé de alguém para tirá-las  de lá e esse Pastor  foi o  escolhido  para levar água aqueles  sedentos da palavra . O  resultado foi que muitas  se converteram.


Quero concluir dizendo que as almas  estão por  todos os lados esperando  pela misericórdia de Deus .Estão cheias  de buracos na  fé e somos nós que  vamos tampar  esses buracos com 
orações  e jejuns.

Com certeza Jesus  concluirá o  restante do processo  salvando-as  , tampando todos os  buracos com o seu  amor , pois  Ele mais que ninguém  sabe o que é isso .

Ele  foi quebrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário