quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DEBAIXO DO ZIMBRO


''Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.''  (1º Reis 19:1-4)
                                                        

A crise  era  grande em Israel. Por todos os lados havia problemas. A fome, a miséria, a corrupção , e a apostasia  assolava inclemente  em todo Israel. Em meio a  crise moral, social e  espiritual , Deus levantava e levanta hoje  também , profetas corajosos  capaz  de  ser  um porta-voz  fiel.

Elias foi considerado  dramático e corajoso. No seu currículo  de  vida , encontra-se  diversos  desafios. Elias  desafiou o rei  Acab  e  sua esposa Jezabel ;  desafiou o povo a escolher  entre Deus e Baal, mostrando que ''ninguem pode  servir a dois  senhores '' (Mat. 6:24). Previu a  seca  e logo após  escondeu-se numa  caverna , foi alimentado pelos corvos e começou a sofrer  de Depressão .


Cansado , sofrido , angustiado , refugiou-se em  baixo  de um Zimbro e pediu para morrer.  Todo  sofrimento de Elias  tinha um agente  comum  de  todos os  tempos  que é o nosso ''semelhante ''. Elias  teve  confronto  social  com o  povo. 


Elias  teve confronto espiritual  religioso com o povo  Judeu, que  se dividia  entre o Deus todo poderoso e um deus  chamado Baal  representado pelas idolatrias e  teve confronto  com a moral  que  faltava ao rei Acab  e sua mulher  Jezabel.


Isso  deixou o profeta  com  depressão .É difícil entender , como alguem , amigo  de Deus chega a  ficar apático e  abatido com os  acontecimentos provocados por outras pessoas, que  as  vezes   criam problemas , dificuldades e  desilusões  sem mesmo saberem  o que  está acontecendo  e  em alguns  dos  casos , sabem.


Quem já não passou por isso? Quem já não se desencantou e perdeu até  a fé e por  causa disso ficaram sentadas a  margem  da vida  sem forças para continuar e que  resolveu como Elias a  capitular, saindo  do mundo por  qualquer porta.


Grandes homens de Deus tiveram vontade  de  desistir  e  ficaram como diz a música  que '' Que o tempo passou na janela e só Carolina não viu ''.Elias foi aquele profeta  que dava o  recado  de Deus  e isso não  agradava as pessoas  da época  e hoje não é diferente.


Levar  as Boas Novas  requer coragem  e  sabedoria para , dar o  recado celestial e é  de ''suar a  camisa'' para conseguir  colocar  dentro das pessoas  a  Verdade.  Eterna.


Elias  foi chamado por  Acab  de ''Perturbador  de Israel''. e  respondeu:''Eu não tenho perturbado a Israel, mas  tu e a  casa de teu pai, que  deixastes os mandamentos  do Senhor ,e seguiste a Baalim ''.(1º Reis 18:18)
   
Elias  assistiu a matança  de quatrocentos profetas  de Israel e  desafiou  os profetas  de Baal  a provarem que ele  era  ''deus''. Conseguiu  provar  que Deus era o todo poderoso quando  fez uma fogueira  e  clamou pelo poder  celestial , e mesmo colocando agua a fogueira, ela  queimou.

Elias viu todo o povo não  crer mesmo  vendo  as maravilhas que Deus fazia pelas suas mãos. O Profeta  adoeceu e correu para  debaixo de um  pé de  Zimbro.


O Zimbro é uma  arvore cujo fruto serve para dar aroma  as  bebidas e foi  debaixo dela que o profeta buscou asilo.   Numa  ilustração  espiritual , o zimbro pode prefigurar  a palavra  de Deus  que nos  enlaça com  seu poder maravilhoso e  serve  de alento  para os momentos  críticos da nossa  vida.

Diz o Salmo 91:1''Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do onipotente  descansará''. Não existe lugar melhor para  encontrarmos a paz , tão necessária  para o dia a dia. Debaixo do Zimbro , Elias dormiu e encontrou a paz.


Deus mandou um anjo socorrer  o Profeta. O anjo acordou Elias e lhe  deu  pão cozido sobre as  brasas e uma botija de  agua e  lhe  deu ordem , para levantar, comer e  beber  e lhe disse:''Levanta-te e come, porque te  será longo o caminho''(1ª Reis 19:7) que recomeçou a jornada por  quarenta dias até o  deserto onde chegou ao monte Horebe (Monte de Deus).


Tem momentos na nossa  vida em que estamos vivendo o mesmo problema que o Profeta  viveu. Quantas pessoas  passam por nossa vida e cuja presença é  tão marcante  que deixam marcas profundas  que somente o  tempo  se encarrega de   apagar.

Esses  relacionamentos  meteóricos  somente  atinge o lado mais  frágil e  carente e se entra no  deserto do  sentimentalismo que somente  Deus  contempla e que logo envia  socorro do alimento da sua Palavra e a ordem: ''Levanta , come , bebe  e anda '' pois ainda  tem muito caminho. 

Sair  de  debaixo do Zimbro , Elias  saiu e nós  saíremos  também, se observamos a Palavra e a oração pois isso é o '' Escape  do Senhor'', mesmo que o  deserto seja  enorme. Elias previu a  chegada  da  chuva  abundante e hoje, elas  caem sobre nós  também, aliviando as pressões e as tensões  que  caem , por  (n)  causas.

Elias foi sincero para com Deus que não tentou esconder  dele o que Ele já  sabia . Deus sabe o que  se passa no nosso coração. Deus  sabe da nossa timidez, das nossas  fraquezas, das nossas lutas, das nossas lagrimas, das nossas  saudades , dos nossos erros, e das nossas  falhas, e dos nossos  acertos.


Debaixo do Zimbro, Elias encontrou  refrigério mas o alimento veio do alto . O Zimbro só podia  dar  a sombra mas o alimento tinha que  vir  de Deus. A ordem  era ''Levanta-te''.

Não sei o que  está  acontecendo com você meu querido leitor (a), mas a realidade  é que  tem que  ''Levantar''. Não podemos  ficar  sentados a  margem do caminho. temos  que fazer força para levantar , enxugar as lagrimas,'' sacudir a poeira  e dar a Volta por  cima''.

Não  vamos  resolver nada , sentados a margem da  estrada . Não vamos  resolver os problemas  externos  e internos, lamentando e nem  reclamando iremos chegar até o coração de Deus, mas é  a  nossa  fé  que  vai alavancar  os empecilhos  , para que as chuvas  caiam no deserto da nossa vida .


Não podemos  esquecer  que: '' somos mais  que  vencedores''. Está na hora  de  sair , levantar , pois ainda  temos muito caminho para  andar nesta vida, e  está na hora  de  sair  de  Debaixo do Zimbro.


 

2 comentários:

  1. É hora de levantar e andar como servos divinos do senhor,levando a paz e amor tão propagados e pouco representados pelos homens do momento. Famintos andarilhos em busca da ética e da moral tão necessárias no momento em que todos se aproveitam de todos
    Somos vítimas do mesmo naufrágio Prem, não devemos perder as esperanças. A ajuda está chegando é preciso abrir as portas e deixas entrar em nós o amor e compaixão tão almejados que alguns não acredita o mais. É momento do replantio e a germinação acontecerá para alguns que se julgam perdidos. Receciona e reconsiliam e o orçamento de Deus nos conduzirá para o portal da salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário poético . Muito lindo o que escreveu Aniruaz. Quando quiser escrever uma postagem , fique a vontade e me envie para colocar aqui no Bloguer com os devidos créditos acima da reflexão da Palavra de Deus. bjs amada irmã em Cristo Jesus.

      Excluir