quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PASTOR ABOLICIONISTA

Pastor Abolicionista 






 ''O Espirito do Senhor está sobre mim, porque Javé me ungiu .Ele me enviou para dar boa noticia aos pobres para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e por em liberdade os prisioneiros , para promulgar o ano aceitável do Senhor nosso Deus , para consolar todos os aflitos de Sião...'' Isaías 61:1 

Ao lermos esse texto do livro de Isaías, começamos a sentir como é difícil a missão do Pastor , que antes de tudo, é um Abolicionista, cuja missão é recriar novas vidas e pontuamos: ''É Complicado.''

 Do ponto de vista do cristianismo, o Pastor é o homem escolhido por Deus, para uma missão especifica. Ele tem metas a cumprir que é: Dar a boa noticia, curar, libertar, promulgar o ano aceitável do Senhor e consolar os aflitos. Queremos nesta reflexão, colocar todo esse trabalho Pastoral sob uma só palavra denominada: Escravidão

. Neste trabalho, ele terá a missão de abolir, tudo que escraviza o ser humano. Que é escravidão? Socialmente, é:'' uma relação de desigualdade , em que as pessoas passam a não ter vontade própria.'' Prestando bem atenção, todos somos de alguma forma , escravos: de alguém, de alguma coisa, ou de nós mesmo.

 A escravidão tem um raio de ação incrível. Ela atinge o social , nas diferenças do salario, no trabalho etc... Ela alcança o individual, quando a pessoa passa a ser controlada pelo instinto, pelos vícios, pelas drogas. E nisso entra o cigarro, as bebidas, os jogos, etc...

 Ela atinge o emocional no lado afetivo , pelas paixões descontroladas , por maridos, filhos, pai , mãe , amigos,e animais, carros, roupas etc... Podemos citar a escravidão física através das enfermidades, quando a pessoa fica presa ao leito da dor.

Também  atinge o  espirito, pela   a  Escravidão  espiritual . Quantas pessoas  estão  sob o domínio  de  religiões que nada  tem a  ver com o Nosso Senhor  Jesus Cristo. Vivem  debaixo  do jugo  das  trevas, servindo ao deus  deste século,( que  cegou o entendimento) através  de um  falso espiritualismo e vão a  cada dia se comprometendo ( cada  vez mais) e colocando em risco a  sua alma.

Para ser um escravo , todos temos uma casa ,um trabalho e até uma escola que podemos chamar de Egito e temos um Ego que podemos chamar de Faraó, pois é ele , que muitas vezes dita as regras da vida , pela teimosa autossuficiência e pelo convencimento.

 A escravidão material é terrível. Quer tudo, e não se conforma com nada . É aquele velho pensamento de Humberto de Campos, que diz:''Para quem nada merece , todo pouco que lhe dão é muito e para quem tudo deseja todo muito que lhe dão é pouco.'' Esta ai em rápidas pinceladas o que é a escravidão humana e que o abolicionista espiritual , vai ter que enfrentar, no seu Ministério e fazer com que seja cortados todos os laços que prendem as pessoas a todo mal , seja ele material, emocional, físico e psicológico e traze-los todos a simplicidade Cristã no item ''Liberdade''

 Um dos maiores exemplos bíblicos é o do ''filho prodigo''.Esse rapaz saiu de casa e como prisioneiros dos seus sonhos , viu no mundo um encanto , que não conseguia ver na segurança do seu lar. Perdeu tudo e de escravo da vontade , passou a ser escravo da miséria pois comeu os alimentos dos porcos e a Bíblia diz que ele ''Caiu em se”,e voltou para a casa do pai onde havia a real segurança. Lucas 15:11-32

Esse é o difícil trabalho do Pastor, fazer com que as pessoas ''Caiam em se'' e abolir a escravidão de muitas, cujo coração , está endurecido e cuja mente já está cauterizada  a muito tempo, e que precisa ser recriada e novamente educada dentro da liberdade.

 O Pastor enfrenta muito sofrimentos: Incompreensão em casa e na Igreja. Em casa é a esposa que muitas vezes não está preparada para agir com sabedoria, em situações inusitadas e de risco. O mal testemunho dos filhos. Na Igreja, enfrenta o legalismo de alguns a inveja de outros, as fofocas, perseguições de outros Ministérios, acusações sem fundamentos e  traições.

 Citamos como exemplo Corá, Datã e Abirão Num. 11: 14-15 , que morriam de ciumes de Moisés e queriam o seu Ministério. E hoje existe isso?

 A função do abolicionista Cristão é extinguir, acabar ou abolir o que está prendendo a pessoa no cativeiro em que se encontra, O primeiro abolicionista foi Moisés, que teve a missão de retirar o povo do Egito .Exo. 14: 13

Ao longo dos anos , a historia se repete somente mudando o Cenário, agora com Novos personagens e novos Pastores. Podemos citar outro notável Líder, chamado Paulo que enfrentou perseguições, tentações, traições, falsos irmãos, tudo por amor ao evangelho e fundou 13 Igrejas e ganhou muitas almas para Cristo e morreu decapitado.

 Em ultimo , o mais importante de todos , o mais santo que morreu  na  cruz para libertar muitos do cativeiro. Seu gesto de amor atravessou e tem atravessado os séculos que já somaram dois mil anos ,que subiu para o céu e que está sentado a destra do Pai e intercede por mim , por você , e por toda humanidade . Seu nome:Jesus Cristo de Nazaré.

 Foi traído, sofrido e humilhado . Hoje ele é :A estrela resplendente da manhã . O Rei dos reis, O Senhor dos senhores, A pedra de grande preço. Jesus o maior abolicionista de todos os tempos. O maior Pastor do mundo e de todo Universo.Depois  que o aceitamos como nosso  Salvador, passamos a  ser  escravos   da ''Orelha  furada''  que é  aquele  escravo  por  amor ao seu Senhor e que  não quer mais   ser  escravo de mais nada, nem de ninguém , a não  ser  dele.


A Bíblia  diz:

“São estes os estatutos que lhes proporás: Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça. Se entrou solteiro, sozinho sairá; se era homem casado, com ele sairá sua mulher. Se o seu senhor lhe der mulher, e ela der à luz filhos e filhas, a mulher e seus filhos serão do seu senhor, e ele sairá sozinho. Porém, se o escravo expressamente disser: Eu amo meu senhor, minha mulher e meus filhos, não quero sair forro. Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.” (Êxodo 21.1-6) E  com isso  passou a  ser chamados  de ''Escravos  da Orelha  furada''.

Nos dias atuais, esses  escravos, somos nós. porque  servimos  a Deus  de livre e  espontânea vontade e por  amor, por isso  temos obrigação  de ajudar nossos  Pastores: obedecendo a eles no Senhor, ajudando-os no  Ministério , contribuindo e orando.

Oremos pelos nossos  Pastores. Eles  são  carentes  das nossas orações. Todos tem  um ombro  para chorar, eles  não tem , e muitas  vezes  choram para  dentro, porque  estão fragilizados  e não podem  responder, para poderem  dar exemplos do ''Super homens'' que não são. Em muitos  casos , é Deus  quem toma providência quando  diz:''Não toqueis os meus ungidos''.

Sabem  por que?
Porque  são abolicionistas,  e  ser um Pastor Abolicionista não é  fácil.  ''É complicado''.


ORE PELO  SEU  PASTOR



A  POSTAGEM   ''PASTOR  ABOLICIONISTA''  TEVE  UM ACRÉSCIMO.

4 comentários:

  1. Ótimo texto, mãe, só faltou citar a escravidão religiosa ( e ideologica ) e onde uma parcela gigante de pastores, ao invés de propor libertação, aprisionam e acorrentam os leigos e os simples ( na Palavra ) mais ainda em suas idéias distorcidas a respeito de inúmeras questões doutrinárias. São poucos os "pastores abolicionistas", como vc citou, pouquíssimos mesmo. Esses sim merecem respeito, o resto pode jogar na privada e dar descarga, principalmente os mercenários da fé.

    ResponderExcluir
  2. Mensagem que faz pensar: o ser humano caído, morto em delitos e pecados (Ef 2:1)é, sem dúvida, escravo, não é livre. Lutero, a propósito, escreveu um livro: "Escravo da vontade", demonstrando que o tão propalado "livre-arbítrio" é uma falácia. Só podemos ser aforriados por Cristo, pela Sua morte ficária, pelo Seu sangue precioso derramedo na cruz do calvário, pela Sua justiça perfeita, que então nos é imputada, derramando-nos ao estrado do trono da graça, com arrependimento e fé no Evangelho, "pois pela graça somos salvos, por meio da fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus, nem vem das obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:8-9).
    Paz e graça, irmã, Dalva Coutinho.

    Jorge Eudes do Lago

    ResponderExcluir
  3. Paz e graça Irmão Jorge Eudes, Fiquei feliz pelo seu comentário, pois tenho certeza que foi Deus quem me deu essa mensagem pois nunca vi esse termo abolicionista, além das historias que li , tanto do Brasil como dos Estados Unidos. Matutando sobre isso eu vi esse termo ´vai além do que se pode imaginar , em termos de ''escravidão'' Muito grata de todo coração, Dr Jorge Eudes

    ResponderExcluir
  4. Embora atrasado quero lhe dizer, que sou muito grata a vc meu filho que observou tudo, pela sua ótica de ver as coisas. a qual respeito . Um abraço meu querido.

    ResponderExcluir