quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CASA DA MISERICORDIA

' .


CASA  DA  MISERICORDIA






 

.


''Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos.

3. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água.

4. [Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.]

  1. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.''


Existe na história do Cristianismo, duas passagens bíblicas em que o Senhor Jesus, repete quase a mesma frase, para dois paralíticos que foi: ''Pegue a sua cama e anda...'' O primeiro foi o paralitico que entrou pelo telhado, e o segundo foi o paralitico de Betesda.


O tanque de Betesda , era um reservatório natural de águas, rodeado por cinco alpendres e ficava perto da porta das ovelhas. A palavra Betesda tem dois significados: o primeiro é ''Casa das azeitonas'' e o segundo ''Casa de misericórdia''.


A Bíblia conta de que ao redor deste tanque, ficavam : Muitos enfermos portadores de diversas doenças físicas, emocionais e psicológicas, bem como cegos, mancos ,aleijados e paralíticos. Sempre descia um anjo, que agitava as águas , e o primeiro que conseguisse entra nas águas era curado de qualquer mal.


O importante desta historia diz respeito a um homem que estava a beira daquele tanque a trinta e oito anos. Foi uma vida de espera e estado contemplativo. Aquela criatura esperava que alguém , movido pela misericórdia , o colocasse na água para usufruir da benção trazida pelo anjo e ao mesmo tempo via as crianças correrem, as pessoas andarem para todos os lados e ele não conseguia nada.


Segundo a matemática de um irmão pregador , que achei interessante e passo a transcrever aqui e agora. Disse ele:
''Quando Jesus deu seu primeiro choro como filho do homem, aquele homem já estava padecendo a cinco anos. Desde então passaram-se doze anos e Jesus era um adolescente, e pela lei foi fazer o seu primeiro sacrifício. Abaixo dessa idade , não era permitido, somente aos doze anos, poderia fazer a iniciação no templo


Naquele tempo o Pastor colocava a ovelha nas costas, amarrava os pesinhos e levava , ela amarrada e dependurada no pescoço ao tanque, para lavar as patinhas, para depois levar ao templo , para o sacrifício, e o paralitico estava lá''.


Vinte anos se passaram desde então e chegou o dia do milagre . Jesus agora aos trinta e dois anos foi ao tanque de Betesda e entrou direto atravessou pelo meio das pessoas, dessa vez sem ovelha para sacrifício e olhou firme para aquele homem e perguntou : ''Queres ser curado?''.


O homem falou da falta de ajuda das pessoas que não o colocava na água. Naquele momento Jesus disse ''Levante, tome a sua cama e ande''. A primeira grande lição para nós diz respeito ao tempo, a fé , a esperança e a perseverança daquelas pessoas que esperam um milagre a muitos anos e que estão presa ao leito há muito tempo, e mesmo na dor , não abre mão dessas três virtudes.


Jesus foi , é e sempre será onisciente. Jesus acompanhou todos os movimentos daquele homem , durante toda vida, Jesus contemplou seu sofrimento e lhe deu vitoria como premio por não ter desistido. O milagre aconteceu no meio da ordem ''Levante toma a tua cama e anda'',


O irmão contou que um pastor foi curado da paralisia e quando lhe aconselharam a doar a cadeira de rodas, ele respondeu: Não! Vou conserva-la ao lado da minha cama, para todos os dias eu me lembrar de agradecer a Deus por esse milagre.


Todos nós temos uma historia para contar, de como era nossa vida antes de Cristo e depois de Cristo. É impossível se esquecer que já foi alcoólatra, drogado, fumante, um assassino, e que por milagre fomos liberto e chegamos a conclusão que tivemos um inicio e um reinicio.Estavamos paralizados  pelos vicios, crimes e maldades e agora estamos livres para contar o milagre.


A nossa cama será sempre a nossa vida, que vai servir de amostras de antes e depois de Cristo e será sempre exemplo de libertação e salvação para outras pessoas.


Concluímos que: A fé , a esperança e a perseverança daquele homem , formaram juntas a alavanca que moveu o coração do Senhor Jesus para dar vitoria aquela  criatura  , naquela grande casa da misericórdia.

Quer  ter vitoria?
Demonstre  pela fé; esperança  e perseverança e  paralela  a  essas  três alcance a misericordia pelas  três virtudes  teologás,  que são: Fé, esperança e amor.  





.

2 comentários:

  1. Excelente mensagem, Dalva Coutinho. Com efeito, Deus, em sua soberania é quem nos concede também a fé, a esperança e a perseverança (Ef 2:8; 2 Sm 23:5Lc 8:15. Abraço, estimada irmã. Jorge Eudes do Lago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata meu irmão por suas palavras. Como é importante um comentário , seja lá de quem for mas principalmente de um servo do Senhor que além de Advogado é poeta. Fica na paz do Senhor.

      Excluir