sexta-feira, 24 de maio de 2024

PENSAMENTOS EDUCAÇÃO sob um ''guarda-chuva''

  Romanos 12:7-8 

Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos

Prosseguindo   neste pensamento  do  crescimento , vamos  imaginar  a  educação  como sendo um guarda-chuva onde cada  haste  tem seu papel  diferente.
Vamos  dividir  a  educação  em:  educação  social e  fundamental.

 O programa é dividido em etapas, que abrange do ensino fundamental ao médio sendo que a EJA no ensino fundamental destina-se a jovens a partir de 15 anos e a do Ensino Médio, incluem alunos maiores de 18 anos, tendo o prazo máximo para conclusão de 2 anos para o fundamental, e de 18 meses para o médio. Além da modalidade presencial a EJA disponibiliza o curso online com certificado, possibilitando ao aluno estudar aonde estiver, e no horário mais adequado a sua rotina.

Todos os  ensinamentos  sofrem  a  interferência   do  meio  externo.   A  televisão  , as  péssimas  companhias, os maus conselhos  , acarretam  uma  outra  educação.  O  ser humanos  vai  seguindo as  inclinações  boas  e  ruins e se formam  no que  hoje  vemos.

A educação  espiritual   sempre  serve  de  corretivo  para mostrar  o caminho  certo   dai a  necessidade do novo nascimento.

Ha  trinta  anos  passados  um deputado  criou  um projeto  de  ensinar  a  Bíblia   nas  escolas  todos  foram  contra. Hoje  vemos  os  resultados.  Muita  falta  de  respeito  , muitos  assaltos  .  Se tivessem  aceito o projeto , será que    resolveria? ou pelo menos  melhoraria ?''

Alguém  criou o termo  ''guarda-chuva''  que  serve  para  exemplificar  que:  se  cometeu  algum erro,   se  tem a  possibilidade de concertar  com algo  que  está  no centro  do  guarda-chuva  que representa   a  ''Fé'' e  que  sempre  tem algo  a  ensinar.

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.


A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

A economia é frugalidade: A Bíblia nos ensina a evitar o desperdício e a sermos prudentes com nossas finanças. Em Provérbios 13:11, lemos: "O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais". Devemos gastar sabiamente e economizar sempre que possível.28 de abr. de 2023

continua..

quinta-feira, 23 de maio de 2024

PENSAMENTOS CRESCIMENTO da HEREDITARIEDADE da INTERNETE

 "O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.


A importância do estudo do desenvolvimento humano


Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.


Fatores que influenciam o desenvolvimento humano


Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.

Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.

Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.


Aspectos do desenvolvimento humano


Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.

Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.

Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.

Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.

Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.


A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget


Este autor divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.

Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes da linguagem. Um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela. Neste período, a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.


Período das operações concretas


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(a infância propriamente dita – 7 a 11 ou 12 anos)

Nessa idade a criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. A grupalização com o sexo oposto diminui. A criança, que no início do período ainda considerava bastante as opiniões e as ideias dos adultos, no final passa a enfrentá-los.


Período das operações formais


(a adolescência – 11 ou 12 anos em diante)

É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. É capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos.


Juventude: projeto de vida


A personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 a 12 anos. Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.




quarta-feira, 22 de maio de 2024

PENSAMENTOS--- HERANÇA GENETICA

 Genética, falando de maneira ampla, é o ramo da ciência que estuda a transmissão de características entre seres com algum grau de hereditariedade. Por meio do estudo da genética, é possível compreender os mecanismos que operam entre as gerações de seres vivos para perpetuar determinados traços.

Trocando  em miúdos;

Já  ouviu  falar  em  cromossomas!

Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Um traço é alguma característica geneticamente determinada e com frequência é determinada por mais de um gene.

Nesses cromossomos esta  contido  todas  as  características que são; cor  de  cabelo  , cor  da  pele, cor dos olhos , comportamento  , maneira de  ser, haltura  etc...

Esses cromossomas  são  em numero  de  46   tanto  do homem  como 46  na  mulher.

Se houver  20  cromossomas  na  cor  do cabelo  do  homem  e  30  cromossoma  na cor  do cabelo da  mulher;   a  criança  terá  cabelos da cor  do cabelo da  mãe.  E assim  por  diante.

Assim  a  criança  vai  herdar  também  as  taras, as  inclinações   ruins que  passa  de  pai  para filhos  . apor  isso , observe  as  crianças,  que  mesmo  a  pequenina  já  demonstra  de  como será  seu  comportamento no  futuro.

Observe  que  seu choro  é  muito  angustiado e  teimoso  de  quem quer algo  custe o que  custar.   Já  tem  criança  que  é  calma  , cujo comportamento  já  parece  de  algum parente  e   de acordo  com  o numero  de  cromossoma  vai  assemelhar-se  com o da  mãe  ou o do pai.

Tudo  isso  vai  formar  o  ser  humano.

.A vida é um milagre em si mesmo, e o DNA é a base dessa maravilha. A forma como o DNA cria a vida, desde a mais simples forma unicelular até a complexidade do corpo humano, é um testemunho da Assinatura de Deus.

Em Gênesis 1:27, lemos: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

segunda-feira, 20 de maio de 2024

PENSAMENTOS ADOLESCENTES NA BIBLIA



 Sabe o que mais Deus pede das crianças e adolescentes? A Bíblia diz em Colossenses 3:20: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.” Os pais são representantes de Deus aqui na Terra e merecem todo o nosso respeito. O melhor presente que podemos oferecer aos nossos pais é a obediência. Você se lembra do quinto mandamento da Lei de Deus? A Bíblia diz em Êxodo 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Honrar implica em amar, obedecer, respeitar e ajudá-los nas tarefas domésticas. Essa honra deve durar por toda a vida, como diz Provérbios 23:22: “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.” Quem fizer isso, terá vida longa! Essa é a promessa feita por Deus no quinto mandamento.

Os filhos devem aprender com os seus pais. A Bíblia diz em Provérbios 1:8: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.” O próprio Jesus seguia à risca essas palavras. A Bíblia diz que Ele era submisso aos seus pais (Lucas 2:51). Que exemplo para nós! Precisamos aprender com Cristo a maneira correta de vivermos. A Bíblia diz ainda em 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” Assim como Cristo viveu, devemos fazer o mesmo, dando o exemplo para as outras pessoas.

A Palavra de Deus nos exorta ainda a cuidarmos com as más companhias. Os jovens devem ter cuidado na escolha de amigos. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22: “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Não é pecado ter prazer. Pecado é se afastar de Deus e colocar a vontade própria acima da vontade de Deus. Os filhos de Deus não são dominados pelos desejos impróprios, mas preservam a pureza de coração. Então, surge a pergunta do salmista: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” Ele responde: “Vivendo de acordo com a tua palavra” (Salmo 119:9). Há na Bíblia uma linda promessa para aqueles que mantém o coração puro: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8).

Como deve agir o jovem em um momento de pressão? Imite o exemplo de José, que fugiu da paixão da mulher de Potifar. Fugir das paixões significa correr para Deus e fazer a Sua vontade. Essa é a melhor escolha a ser feita! Que Deus lhe abençoe ricamente!

QUEM ASSISTIU OS  JORNAIS  DE  HOJE  PELA  TV   .

 Viu  ùm  caso  horrivel , Um jovem  matou  o pai  , a  mãe   e a  irmã.    DETALHE <   Ele   foi adotado  pelo casal quando  estava  com  dois  anos,  . Eu  sou contra  adoção por   essa  razão.   Se  eu náo  tivesse  filhos  , não  adotaria  filho  de  ninguém por  CAUSA  DA  HERANÇA  GENETICA;