Romanos 12:7-8
Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos.sexta-feira, 24 de maio de 2024
PENSAMENTOS EDUCAÇÃO sob um ''guarda-chuva''
quinta-feira, 23 de maio de 2024
PENSAMENTOS CRESCIMENTO da HEREDITARIEDADE da INTERNETE
"O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
A importância do estudo do desenvolvimento humano
Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.
Aspectos do desenvolvimento humano
Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.
Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.
Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.
Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.
Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.
A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget
Este autor divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.
Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes da linguagem. Um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela. Neste período, a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.
Período das operações concretas
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
(a infância propriamente dita – 7 a 11 ou 12 anos)
Nessa idade a criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. A grupalização com o sexo oposto diminui. A criança, que no início do período ainda considerava bastante as opiniões e as ideias dos adultos, no final passa a enfrentá-los.
Período das operações formais
(a adolescência – 11 ou 12 anos em diante)
É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. É capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos.
Juventude: projeto de vida
A personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 a 12 anos. Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.
quarta-feira, 22 de maio de 2024
PENSAMENTOS--- HERANÇA GENETICA
Genética, falando de maneira ampla, é o ramo da ciência que estuda a transmissão de características entre seres com algum grau de hereditariedade. Por meio do estudo da genética, é possível compreender os mecanismos que operam entre as gerações de seres vivos para perpetuar determinados traços.
Trocando em miúdos;
Já ouviu falar em cromossomas!
Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Um traço é alguma característica geneticamente determinada e com frequência é determinada por mais de um gene.
Nesses cromossomos esta contido todas as características que são; cor de cabelo , cor da pele, cor dos olhos , comportamento , maneira de ser, haltura etc...
Esses cromossomas são em numero de 46 tanto do homem como 46 na mulher.
Se houver 20 cromossomas na cor do cabelo do homem e 30 cromossoma na cor do cabelo da mulher; a criança terá cabelos da cor do cabelo da mãe. E assim por diante.
Assim a criança vai herdar também as taras, as inclinações ruins que passa de pai para filhos . apor isso , observe as crianças, que mesmo a pequenina já demonstra de como será seu comportamento no futuro.
Observe que seu choro é muito angustiado e teimoso de quem quer algo custe o que custar. Já tem criança que é calma , cujo comportamento já parece de algum parente e de acordo com o numero de cromossoma vai assemelhar-se com o da mãe ou o do pai.
Tudo isso vai formar o ser humano.
.A vida é um milagre em si mesmo, e o DNA é a base dessa maravilha. A forma como o DNA cria a vida, desde a mais simples forma unicelular até a complexidade do corpo humano, é um testemunho da Assinatura de Deus.
Em Gênesis 1:27, lemos: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
segunda-feira, 20 de maio de 2024
PENSAMENTOS ADOLESCENTES NA BIBLIA
Sabe o que mais Deus pede das crianças e adolescentes? A Bíblia diz em Colossenses 3:20: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.” Os pais são representantes de Deus aqui na Terra e merecem todo o nosso respeito. O melhor presente que podemos oferecer aos nossos pais é a obediência. Você se lembra do quinto mandamento da Lei de Deus? A Bíblia diz em Êxodo 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Honrar implica em amar, obedecer, respeitar e ajudá-los nas tarefas domésticas. Essa honra deve durar por toda a vida, como diz Provérbios 23:22: “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.” Quem fizer isso, terá vida longa! Essa é a promessa feita por Deus no quinto mandamento.
Os filhos devem aprender com os seus pais. A Bíblia diz em Provérbios 1:8: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.” O próprio Jesus seguia à risca essas palavras. A Bíblia diz que Ele era submisso aos seus pais (Lucas 2:51). Que exemplo para nós! Precisamos aprender com Cristo a maneira correta de vivermos. A Bíblia diz ainda em 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” Assim como Cristo viveu, devemos fazer o mesmo, dando o exemplo para as outras pessoas.
A Palavra de Deus nos exorta ainda a cuidarmos com as más companhias. Os jovens devem ter cuidado na escolha de amigos. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22: “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Não é pecado ter prazer. Pecado é se afastar de Deus e colocar a vontade própria acima da vontade de Deus. Os filhos de Deus não são dominados pelos desejos impróprios, mas preservam a pureza de coração. Então, surge a pergunta do salmista: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” Ele responde: “Vivendo de acordo com a tua palavra” (Salmo 119:9). Há na Bíblia uma linda promessa para aqueles que mantém o coração puro: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8).
Como deve agir o jovem em um momento de pressão? Imite o exemplo de José, que fugiu da paixão da mulher de Potifar. Fugir das paixões significa correr para Deus e fazer a Sua vontade. Essa é a melhor escolha a ser feita! Que Deus lhe abençoe ricamente!
QUEM ASSISTIU OS JORNAIS DE HOJE PELA TV .
Viu ùm caso horrivel , Um jovem matou o pai , a mãe e a irmã. DETALHE < Ele foi adotado pelo casal quando estava com dois anos, . Eu sou contra adoção por essa razão. Se eu náo tivesse filhos , não adotaria filho de ninguém por CAUSA DA HERANÇA GENETICA;