quinta-feira, 16 de junho de 2016

REIS E REINOS



.   " Mateus  6:10  Venha  a nós  o  vosso  reino"


Toda  palavra  da  Bíblia  é  um  convite ao  homem, para o  arrependimento  e para a mudança  de  vida,  mas  Jesus ensinou   a  criatura  a convidar também ,o ''Reino  de Deus''a  vir  até  ela dizendo:''Venha a  nós  o  vosso  reino...''.

Em tempos  que  já  estão  distantes , Deus começou a se comunicar  com  a  humanidade e escolheu  a nação  de  Israel como  seu povo e  através  dele   fez  milagres  e  maravilhas.


A nação acostumou-se a  ser  especial e  começaram a fazer  de  si  mesmo, um  conceito  extraordinário. Eles  foram  testemunhas  de todos  os acontecimentos fantásticos , que  Deus promovera  através  das  mãos  de Moisés.

Eles contemplaram uma  serie  de  dez  pragas  cair  sobre  o  Egito. Encantados  ficaram, quando Deus  mandou o ''Maná'', quando  apareceram  as  cordonizes e  quando  saiu  a água  da  rocha.

Não  perdiam  uma  batalha e isso , ao longo dos  tempos começou a  se  tornar um problema, porque  começaram a deixar  de lado  , o item   mais  importante : A   obediência  a  vontade  soberana  de  Deus. 


Seus  líderes, começaram a conduzir o  povo  ladeira abaixo e todos  pensavam , estar  agradando integralmente a  Deus e  até  a  idolatria pagã começou a  ser usada no  Templo  do  Senhor.

O Profeta  Ezequiel 8:16  escreveu:''Afastaram-se de  Deus. do  Criador , do  Redentor que  os  tirou do  Egito, entregaram-se  aos  ídolos pagãos" e imaginavam que  estava  tudo  bem e  na  realidade estavam a beira  do  abismo  espiritual.


 Deus, começou a  usar os  Profetas para  alertarem sobre  os  enganos e  evitar  uma  catástrofe, mas os  líderes e seu povo não  aceitavam por  que  imaginavam  estar  no  melhor  caminho 

Sempre  foi assim: Os  profetas anunciavam  os  erros , mas  os  lideres  rejeitavam e  com  isso: ''O abismo  chama outro  abismo''. Hoje a  coisa  continua  do  mesmo  jeito. A  religiosidade é um obstaculo ao  Reino  de  Deus, porque o  povo  se  guia  pelo  que  vê, quando  deveria  ler  e  meditar na Palavra  de  Deus e confrontar  se  está  certo  ou  errado.


O povo de Bereia ( Atos  17) , nunca  aceitou  os  discursos sem  confrontar , para  ver  se  estava  de  acordo com o  que  estava  escrito na  Palavra,  mas  nos  dias  de  hoje, o  que  vale é o  que pode  imprecionar.

Então estão  valendo: As indumentárias,  As  rosas  ungidas, as  areias ''que  dizem  ter  vindo''  de Israel; As  águas do  ''Rio  Jordão''. As  línguas  estranhas  que  o Apostolo  Paulo no  livro  de  1º Cor. 14 - chama a  atenção dizendo que: ''falar  em  língua somente  edifica a pessoa que  tem  o  dom e  que é  melhor  falar  na  língua  regional, que  todos entendam.''

O importante  é  alcançar  o  maior  número  de  pessoas  possível. Será  louvável  se a  intensão for  a  salvação das almas ,mas   se  for o  dinheiro , fica  difícil e  complicado. Porque,  vale  tudo em matéria  de  angariar  dinheiro.


Sabemos  que muitas  igrejas  pedem  muito  dinheiro mas  não  avisam  que programa  de televisão é  muito  caro. Cada  minuto  na  Tv , custa muitos  ''Reais''. Para  quem  compreende  , não  é  nada  demais , mas  para  quem  não  entende ; é  um  roubo.

Deveria  ser  feito uma  conscientização  geral  para promover a  coleta  . Nosso convite é :''Venha  nós o  vosso  reino'' e  isso  entra  em  atrito , porque  sabemos  que  o  Reino  de  Deus , ''não é comida e nem  bebida e  sim  a  paz  e  alegria  do  Espirito  Santo'',Rom. 14:17.

 Seria  melhor  contribuir de  coração, através  de  Dízimos  e  ofertas do  que em um ''comercio inventado''  de  rosas  , areia  e  água que  não  está  na  Bíblia. Mas  que  dizem ''Ter  vindo  de  Israel''.


Vamos  meditar  nesta  postagem , na vida de alguns  reis  de Israel e  de  Judá e seus  reinados. Vamos  ver  o  que  fizeram de  bom  e  de  ruim para  que  seus  nomes  fossem  citados  na  Bíblia.

O rei Acabe , foi  um  rei forte na  politica , mas  foi  corrupto e fraco , pois  recebia ordem  de  sua  esposa Jezabel,  mulher ruim, estrangeira , cujo  deus  era  Baal.  O convite ''Venha  nós  o  vosso  reino'' não foi  bom para Acabe porque , ele  ignorou  o  Deus  da  historia  dos  seus  pais para  fazer  , tudo  que  era  errado.

Acabe tornou-se arrogante e  ruim , como  sua  mulher; Tornou-se  extremamente  ganancioso quando exigiu  a pequena vinha de  Nabote , para  aumentar  seu  território que  era  imenso. Acabe foi  um  rei  tremendamente  ganancioso e  era  dominado  pela  mulher.

Acabe , foi  um  rei medroso ( tinha  medo  da  mulher) , ganancioso e  foi  considerado protótipo  de lideres ,que  quem  manda é  a  mulher. Reinados  Nações  e  até  mesmo  Igrejas que quem ordena  tudo, são as mulheres , por  trás dos  bastidores.

Um  dia  Acabe   recebeu , através  do  profeta .uma  mensagem de  Deus que  avisava que  ele iria  morrer  e  que  seu  sangue seria  lambido pelos  cachorros. Isso  realmente  aconteceu e  está  escrito em 1º Reis 22:32-34.


Um outro  rei  ruim  foi  Acaz . Seu  reinado começou a  sucumbir quando ao  iniciar seu  mandato, fechou  o  templo  e  promoveu a idolatria. Dai em  diante  foram  sucessivas  quedas. Matou  seus  filhos  oferecendo-os  ao  deus  Moloque, como  faziam  os  pagãos. Reinou  dezesseis anos  e  nesse  espaço  de  tempo  perdeu  todas  as lutas.

Perdeu  para Síria, para os  Filisteus e para  o rei  Peca. Foi um  rei tão  ruim  que não  mereceu  ser  enterrado com  os  outros  reis. Esta  história  está  escrita  nos  livros  de 1ª Reis 16:1-20  e 2º Cro.28:1-27.

Um  dia  alguém  começou a elogiar os  reis  e citou o  nome dele, demonstrando ignorância  no  assunto e isso  trouxe a memoria a  história  de  um  homem que morrera e nos  trabalhos  fúnebres , alguém  começou a  elogia-lo dizendo ,em  voz  alta ao lado do caixão;
       ''Este  foi  um  homem bom. Foi  bom  pai, bom  filho , bom  
         marido , excelente  crente , bom  pagador...''
A esposa  sentada  ao  lado  do  caixão, escutando  todos  aqueles  elogios, chamou o  filho e disse:
         ''Filho !  veja se  é  seu  pai  mesmo que  está  ai neste  caixão''.

Quando  Acaz  morreu, quem  foi reinar  em  seu  lugar , foi o  rei  Ezequias. Este  foi  o inverso  do  pai. Foi  um  rei muito  bom. Abriu as  portas  do  templo. Aboliu a  idolatria e  andou dignamente  diante  de  seu  Deus.

Quando  recebeu a  mensagem  de  que  iria  morrer, a  Bíblia  diz  que  virou-se  para a  parede e chorando muito  orou a  Deus , exibindo por  palavras  , o  reinado  de  fé que  tinha  no  coração. Deus  se  compadeceu e  deu  a ele  mais   quinze  anos  de  vida.


Tiago 5: 7  diz : ''A  oração  de  um justo  pode  muito  em  seus  efeitos''. Precisamos  fazer como esse  rei . Andar  tão  dignamente  diante  de  Deus  para que ele  nos  escute  quando  solicitarmos  alguma  coisa.

Queremos  concluir dizendo  que  vivemos numa  época  em que   se  fala  muito em  reis  e rainhas . Fala-se  em  rei da  musica , rei do  futebol,  rei disso ,  rei  daquilo. Todos  fictícios e  de  mentira, porque  Rei  mesmo  de  fato  e  de  verdade  é  o  nosso  Rei Jesus Cristo  e  seu reinado'' que  não é   desse  mundo.''


''Venha nós o  vosso Reino''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário