terça-feira, 14 de junho de 2022

 

O PROPÓSITO DE DEUS PARA CADA UM DE NÓS

O propósito específico de Deus para cada um de nós                                 




“ Porque se te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis...” Ester 4:14


Bem, creio que muitos já ouviram sobre a história de Ester – a menina judia pobre que virou rainha.
Isso é o que a maioria lembra, mas qual foi realmente o propósito de Deus para que Ester virasse rainha?

O rei Assuero era o rei da época e acabara de perder sua rainha, pois ele a convidou para uma festa mas ela não o obedeceu e foi-lhe tirada a coroa por conta disso.
O mais rápido possível então, virgens de todo o reino foram para entrar na presença do rei , para que fosse escolhida a futura rainha.
Em Susã, nas proximidades do reino, vivia a nossa protagonista desta história – Hadassa – uma jovem garota que com certeza era cheia de sonhos e fé, esperando um propósito, um sonho que Deus realizaria na sua vida quando , de repente, todas as virgens são requisitadas à presença do rei.

Será que Hadassa ficou feliz, sem saber seu destino e tantos sonhos que tinha poderiam morrer, mas ela permaneceu obediente a Deus e foi de encontro ao destino escrito por Ele.
Para que não tivesse um nome tão judaico, mudou-o para Ester.
Naquela época era necessário uma preparação de purificação (com mirra e outras especiarias) que durava um ano antes que pudesse entrar na presença do rei.
Ester finalmente teve seu dia e foi grandemente amada pelo rei Assuero.
Oh, quão lindo é o sonho que toda jovem tem – de “plebeia” passar à “rainha”. Um conto de fadas para muitas.

Mas o maior sonho, para Ester, depois de ter sido honrada, era lutar pelo seu povo.
Hamã, o agagita, era um príncipe que tinha o povo judeu por adversários mortais e por isso o odiava. Sendo um conspirador e oportunista político, conseguiu que o rei publicasse um decreto com data marcada para que todo o povo judeu fosse exterminado.
Exatamente neste ponto Ester entra – quem poderia interceder por aquela situação senão uma rainha judia?

Amados, não desobedeçam a vontade do Senhor, deixe seu propósito se cumprir para a sua vida.
“ Porque se te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis...” Ester 4:14
Convocou todos os judeus para orarem, jejuarem, e humilharem-se diante de Deus assim como ela, para obter livramento para esta situação.


Após isto pediu para entrar na presença do rei sem ser convidada – falta grave sujeita à morte – para interceder por esta situação.
Todos temos um propósito, não sabemos se parecidos com o de Ester – salvar uma nação ou falar de Jesus para seus parentes ou vizinhos, mas Ele te coloca por cabeça e não por cauda, portanto temos que honrar os propósitos e compromissos que o Senhor nos apresenta, pois um dia saberemos o porquê de determinadas situações que passamos.

Os judeus tinham saído de uma escravidão terrível na Babilônia e agora estavam em perigo de serem exterminados, a nação inteira, mas não era este o plano divino para este povo mas sim marcar este dia – o dia que eles lutariam por sua vida e prevaleceriam sobre seu inimigo.
É isto o que Deus nos ensina a cada dia, não importa o propósito, porque com Ele somos mais do que vencedores, pois com Ele saltaremos muralhas e destruiremos exércitos!
“ Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou a tristeza em alegria, e de luto em dia de festa...” Ester 9:22

Há muito mais a dizer sobre a vida desta grande mulher de Deus, mas por hora, que possamos entender que o chamado e o propósito de Deus para nossas vidas são irrevogáveis. Coloque-se como intercessor diante do Senhor – lembre-se: uma, apenas uma única pessoa, uma simples mulher cheia de fé, foi capaz de mudar o destino de toda uma nação.
Procuremos, então, saber qual o grande propósito individual do Senhor para nossas vidas.

Para quem quiser conhecer mais um pouco sobre a vida de Ester, recomendo que assistam o filme "Conquista de Reis - 2006 ( One night with the king, direção: Michael Sajbel )", resguardadas as devidas 'liberdades' que os roteiristas tomaram com relação à narrativa bíblica, ainda assim um ótimo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário