"Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.'' Isaías 64:6
Recebi hoje, uma mensagem que exibe um Pastor falando dos atos negativos de um politico . Assisti , e como a ética ordena , não vou citar seu nome , mesmo porque , aquele não é o papel dele. Ao meu ver o papel do evangélico não é o de acusador e todos nós sabemos que o acusador é o Diabo.
Isso me trouxe a lembrança , o versículo de Isaías 64:6 que diz que ''Todos os nossos atos de justiça, são como trapo de imundícia''. Imaginei em meditar sobre isso. Meditar sobre ''trapos'' com relação ao que somos , fazemos , sentimos e pensamos.
A palavra ''trapo'' significa pano velho, sujo ,rasgado que só serve para a limpeza de moveis , utensílios e chão, mas como estamos meditando nas coisas espirituais , vamos levar este pano para a esfera sentimental prática , para tirarmos um Raio-X das palavras, e ver o que nos aguarda nas imagens da radiografia escrita.
Em primeiro lugar, esta mensagem é para mim e depois para quem vai ler. Vamos todos observar a radiografia dos nossos sentimentos, pensamentos e ações. Será que o amor que pregamos, está inteiro ou já virou um trapo de imundícia?
Dizemos que amamos a Deus , mas não o obedecemos, como Ele gostaria. Ensinamos a palavra erradamente; não amamos nossos pais , não lhes dando a honra merecida, não ajudamos nossos irmãos necessitados, não pagamos os nossos dízimos e ofertas; não damos atenção aos nossos pastores; conversamos na hora do culto etc,,,
Um trapo de imundicia tem sua exibição no homem enfermo ,portador de lepra . O leproso era afastado da comunidade porque seu corpo cheirava mal e suas carnes apodrecia e caia daquele lençol que o enrolava . O trapo de imundícia se parece com aquele lençol.
O maior trapo de imundícia é o Pecado, e o maior divisor de águas ,é a Cruz. O trapo de imundícia tem seu fim na Cruz do Calvário. É na Cruz que se inicia a troca pela Coroa, que será dada aos que vencerem.
O maior exemplo de troca foi o de Abraão. Esse homem demonstrou a maior fé e nela não teve ''sombra de variação''. E o que é a ''sombra de variação?'' São as pessoas que um dia demonstram uma fé inabalável, e no momento seguinte a fé já evaporou, não existe mais ; Um verdadeiro trapo de imundícia de fé, incapaz de resistir a qualquer intempérie.
Daniel foi outro exemplo de fé em frente aos leões. Hoje pode aparecer leões para nós? Claro que sim. Uma enfermidade por exemplo, considerada incurável para a ciência. Uma situação de risco de um assalto de um roubo , ou mesmo uma falta de emprego etc... Sua fé está completa ou é um trapo de imundícia capaz de ser vencida.
O Trapo de Imundícia na história das Nações. A História Mundial exibe o maior teatro ao '' ar livre do mundo''.Não existe uma Nação Justa se quer, e os exemplos estão no passado , no presente e no futuro também.
O Profeta Amós 4:1 chegou a chamar as mulheres de Samaria de ''Vacas de Basã'' porque as mesmas , incitavam seus maridos a serem injustos com os mais pobres , não pagando o que deviam para comprar joias de ouros para elas irem enfeitadas ao templo e viverem no luxo. .
Existem também os que jogam os holofotes em uma só pessoa ,e os outros? Vivemos em um paiz terrivelmente injusto . Os Trapos de Imundícia desta nação dariam a volta no planeta, se fossem emendados um ao outro. Mas enquanto se presta atenção em somente um se tira a atenção dos demais.
E nós cristãos, que estamos fazendo? A Bíblia manda orar pelas autoridades. 1º Timóteo 2:2 Estamos orando?
Na historia:
''A oração pelos governantes não elimina o direito à crítica, que pode pedir por seu impeachment. Os tiranos devem ser depostos. Os pastores Martin Niemoller e Dietrich Bonhoeffer resistiram a Hitler. Martin Luther King Jr resistiram à política oficial segregacionista norte-americana. Orar por um político não é aprovar sua conduta.''
Devemos Orar pelas autoridades; Reconheço que oro muito pouco. Os govenantes, vivem sob pressão de muitos interesses; eles vivem sob tentações continuas; Vivem sob sedução . Nossas orações devem ser para :
Pedir a conversão deles ; sabedoria para governar que foi o que o Rei salomão pediu ; generosidade como a de Davi para reconhecer O filho de Jonas, Melfiboseque como um dos herdeiros da Saul, Justiça e saídas para os maus governantes.
Precisamos fazer isso sem tirar selfie para o Facebook de que estamos orando, ou dando esmola, ou fazendo uma festa para os carentes. Isso me lembra de quando eu tinha 13 anos e resolvi doar o dinheiro que era reservado para minha passagem de ônibus para a escola.
Apareceu um homem pedindo esmola na porta da Igreja, logo após a missa e eu resolvi doar o dinheiro , mas antes eu quis que todos vissem que eu estava dando. Levantei bem alto as cédulas e escutei das pessoas que estavam ao redor de mim:
Oh! Ela é uma santa.
Meu Deus! é uma santa de verdade. Oh! Oh! Oh! e foram tantos ''Ohs ! que a vaidade me subiu a cabeça para depois se transformar em arrependimentos: quando os (oh) silenciaram
E agora quem poderá me ajudar? Ia ter que ir a pé. Isso foi um trapo de injustiça demonstrado por mim.
Lembrei também de uma festa de natal em que a igreja resolveu fazer o natal dos pobres. Foram camisas rasgada e sem botão; Bonecas sem cabelos e sem perna ou braços , carrinhos sem rodas . Aquilo foi um festival de lixo de trapos ao vivo e em cores com o apelido de Natal dos trapos de injustiça.
Como as nossas justiças são trapos de imundícia e existe uma dificuldade tremenda de se entender o amor de Deus , dependendo da cultura. O amor de Deus não nos ver pelas nossas obras e essas obras colocam diante dele : vidas , palavras, existência e pensamentos, que são trapos de imundícia.
O amor de Deus é incondicional. Quem pode saber a largura, a extensão, e profundidade deste amor e a extensão desse amor Porque: Deus nos olha com olhar de misericórdia:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39)
Porque Justiça perfeita só existe em Nosso Deus.
Queremos concluir lembrando que o Senhor Jesus foi o maior exemplo dos ''Trapos de injustiça''. Jesus foi vitima das autoridades que pensavam que Ele queria tirar . Jesus foi vitima de uma sessão de tortura . Jesus foi pregado em uma cruz . Jesus foi morto por causa de uma sociedade injusta que mostra os trapos da injustiça.