O DILEMA DE ASAFE
O Dilema da Asafe
''Quanto a mim, quase me resvalaram os pés;pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos.'' Salmo 73:2-3
Vamos meditar , nesta postagem, sobre os sentimentos de Asafe que não são diferentes dos nossos, pois estamos vivendo em meio aos dilemas, sistemas, preceitos, preconceitos e pretextos por não conhecer a verdade.
Em certa ocasião , escrevemos meditando sobre os laços invisíveis que prendem os sentimentos, tais como laços afetivos, laços de amor, laços matrimoniais etc... mas queremos meditar em um dos piores laços , que é o da inveja.
Os laços desse sentimento negativo , promove um estrago tão grande que a Bíblia o cita como '' A podridão dos ossos'', Prov. 14:30 A vida de quem alimenta esse sentimento, torna-se um inferno e por causa disso chega-se até a matar.
O salmo 73, descreve com riqueza de detalhes o que foi o sentimento desse homem chamado Asafe. Ao prestar atenção na vida próspera dos injustos, o salmista sentiu e achou que alguma coisa não estava certa. Na visão dele, era como se estivesse faltando justiça e entrou em parafuso.
Ao imaginar que eles tem uma vida próspera , tem saúde . dinheiro , casa maravilhosa e que nada sofrem , mesmo com toda arrogância e injustiça, faltou pouco para que Asafe , sucumbisse a tentação de deixar os caminhos do Senhor.
E ele se expressou dizendo que:''Quase resvalaram os meus pés''Sal. 73:2. Asafe , viveu sua infância no reinado de Davi e dançou com ele ao lado da Arca da Aliança mas foi no reinado de Salomão, que ele solidificou seu Ministério.
Quando Davi organizou e escolheu os cantores da tribo de Levi, organizou uma parte do lado direito e outra no lado esquerdo. Asafe foi colocado no lado direito. Já podemos vislumbrar a primeira lição.
Do lado direito ficarão os justos e por pouco , o salmista quase escorrega para o lado esquerdo. Tudo por causa da inveja , esse laço maligno.
Asafe era vidente (2º Cro.29:30) e dirigia o ministério do louvor e escreveu 12 salmos e gostava dos instrumentos de cordas. Em meio aos trabalhos foi vitima de uma crise espiritual, quando começou a sofrer o dilema.
Que é dilema? ''è uma situação em que se tem que escolher entre duas alternativas'' Dicionário.
Os dilemas são despertados pelas crises: financeiras, matrimoniais, emocionais, físicas, psicológicas e espirituais.
A crise da Asafe foi espiritual. Asafe descreveu suas impreções nesse salmo 73 . Para ele estava tudo errado. Como os injustos gozavam de posição privilegiada mesmo extrapolando na violência para terem tudo que queriam e ainda vivendo impunemente e até blasfemando contra Deus.
Asafe estava fora dos mistérios de Deus. O coração dele estava ''azedo''(v.21) e se condenou no (v.22) dizendo'' Eu era um imbecil e não entendia nada'' e vai mais além:''eu era um animal''
Como Asafe estão muitas pessoas, dentro e fora das Igrejas e a crise aumenta quando dizem ''Não vale a pena ser justo''. Existem dois verbos que definem a situação de um dilema: Julgar-se ou comparar-se. Asafe se julgou e esqueceu de se comparar.
Tudo indica que era muito pobre e sentiu-se infeliz. Sonhou a vida toda e na hora da revelação decepcionou-se com as diferenças sociais, materiais e espirituais.
Quantos de nós já nos sentimos assim? Desviamos os olhos que estão fixos no alto e passamos a ver o que está embaixo , e começamos a sofrer os dilemas. Quem olhar para a direita vai ver uma igreja se organizando para subir e se olharmos para a esquerda vamos ver um povo descendo ladeira abaixo , para o inferno.
Quem se julga e esquece de se comparar , sofre muito. Conta a lenda que um monge, se julgava muito infeliz e dizia em oração:'' Senhor ! quem é mais infeliz que eu , que me alimento somente com uma maçã por dia?''. Descobriu , tempos depois que um outro monge se alimentava das cascas da maçã , que ele jogava na correnteza do rio.
Um outro homem se queixava que não tinha sapatos e um dia descobriu que outro homem não tinha os pés.
Asafe estava assim. Muito infeliz porque não possuía o que os injustos tinham . E nós? Quantos ficariam satisfeitos com o pouco que temos?
Os bens materiais, o apostolo Paulo considerou como esterco frente as coisas espirituais.Filipense 3:8
Asafe depois descobriu a importância de ser um justo e concluiu no v. 28 descobrindo que Deus tem segredos:''Eu porém estarei feliz com Deus e colocarei meu abrigo para contar as tuas obras as portas de Sião''.
Assim acabou o dilema de Asafe.
Meu irmão ou minha irmã . não permita que esse sentimento encontre guarida em seu coração. Não se deixe vencer por esse sentimento mesquinho, pois Deus tem coisas maravilhosas , e eternas para os que o amam e declare-se livre em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário