Da LEI A GRAÇA
DA LEI DE TALIÃO AO TEMPO DA GRAÇA
''Olho por olho, dente por dente, pé por pé,queimadura por queimadura, ferida por ferida.vida por vida''.Ex. 21:24
''Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.''Mateus 5:38-42.
Do tempo da ''Lei de Talião''até o tempo da ''Graça'', muitas coisas aconteceram.Quando Jesus abriu os braços na cruz do calvário e deu seu ultimo suspiro, terminou um tempo e começou um novo tempo.
Daquele momento em diante , nasceu uma nova era, carimbada com o sangue inocente do Senhor Jesus Cristo. O tempo da lei terminara e começava o Tempo da Graça .
A titulo de curiosidade: Quando, Napoleão Bonaparte, invadiu o Egito, exclamou:''Soldados! do alto dessa pirâmide, quarenta séculos vos contemplam''.Parafrazeando Napoleão, naquele dia nefasto, em que aquela cruz foi erguida ,podia-se dizer ( se fosse possível) em alto e bom tom:''Povo Israelita! Do alto dessa cruz , quatro mil anos , vos contemplam.''
Começou a nova Era. Foi a vitória do grande projeto de Deus cuidadosamente estudado e elaborado, usando tudo e todos para fazer surgir uma nova historia, um novo povo,e uma nova vida, a começar pelo seu filho Jesus Cristo.
O tempo da lei ,foi um tempo conturbado, violento, em que foi preciso criar a ''Lei de Talião''. Essa lei fazia parte do ''Código de Hamurabi''.
Hamurábi era rei da Babilônia e criou esse código , para melhorar a ordem na sociedade.No código, foi criado a''Lei de Talião'' que a priori, dá a impressão de ser o nome de uma pessoa, mas é somente uma expressão latina:''Lex talione''(lex-lei e talis-tal, tipo) que surgiu para que houvesse , reciprocidade, ou seja : O castigo correspondesse ao tamanho da infração.
Isso comprova que havia excesso e a lei coibia os abusos do poder, mas,para informação'' extra'', ela ainda existe em Hebron e na faixa de Gaza , no Oriente Médio.
E aqui , pra nós, em nosso meio também, escondida e camuflada. Se em algum momento da nossa vida, nos vingarmos, estaremos usando essa ''Lei de Talião''. E seremos de certa forma uns''Fora da lei''.
Na realidade, essa lei não pertence ao Decálogo de Moisés.Ela foi enxertada nas leis de Israel que também abusava do poder. As leis de Israel eram morais, civis e religiosa e a lei de ''Talião '', serviu para disciplinar as relações sociais entre judeus, mas ainda houve excesso como alguns casos que vamos citar como exemplo.
No livro de Gênesis 4:10 está narrado o primeiro assassinato e exibe , o dialogo de Deus com Caim. Mesmo sabendo que ele matara seu irmão Abel, Deus permitiu o ''livre arbítrio'' mas reclamou para si , o direito de vingança, já que ele é o autor da vida. Somente ele teve e tem o direito de tira-la.
Ao fazer a pergunta a Caim, onde estava Abel , completou o dialogo, dizendo: ''A voz do sangue ,do teu irmão , clama por mim desde a terra''. Gên, 4:10.
Aprendemos com esse texto que , em todo assassinato, a historia se repete. Do seio da terra, o sangue clama por justiça, a Deus.
Mais adiante , a Bíblia descreve o espirito de vingança exagerado de Lameque, filho de Caim. E ele pedia uma vida por um ferimento, em outras palavras ''Pena de morte''.
Um outro caso , foi o de Levi que juntamente com outro irmão se vingaram cruelmente por causa do estupro sofrido por Diná. Convém lembrar que ,Levi e Diná , são dois dos filhos de Jacó.
Mas o povo que mais rejeitou as leis de Israel , foram os Edomitas, que eram descendente de Esaú . Eles tinham raiva de Jacó , por causa da historia da primogenitura, roubada por ele. Ao longo dos anos,a historia relata que eles não somente odiaram Jacó como se tornaram inimigos cruéis de Israel.
Eles foram um problema para Moisés , na travessia do deserto Num 20:4. Se opuseram a Samuel (1º Sam14:47);Foram um problema para Israel(Nm 20:4).;Lutaram contra Davi (1Reis 14:47); Lutaram contra Josafá e ficaram felizes quando Israel foi levado cativo para Babilônia e gritavam :''Arrasaia, arrassaia''. Salmo 137:7(b).
Como o texto diz , tem contextos semelhantes entre nós, quando alguns irmãos se alegram com o sofrimento de outros irmãos. Ministérios evangélicos , que deveriam ser unidos , se vangloriam com a perseguição de outros Ministérios. Lideres que atacam outros lideres até mesmo na hora da pregação.
Os Edomitas , construíram uma cidade de entrada misteriosa com uma única porta para entrada e saída, e se sentiram seguros , esquecendo-se, que nada está escondido dos olhos de Deus. Para Ele não existe,porta , muro e nem muralha. Ele vê tudo.
Os edomitas foram amaldiçoados por Deus e sua cidade chamada ''Petra'' é hoje campo de estudo dos Arqueólogos. e está localizado no ( deserto de Negueve) onde até a areia tem pigmentos avermelhados, semelhante ao guisado, que Jacó (espertamente) tirou do seu irmão Esaú.
É praticamente impossível falar em todos os casos mas agora vamos comentar o tempo da Graça , que faz parte do título desta postagem.
O tempo da lei é o tempo de Moisés e o tempo da Graça , é o novo tempo, inaugurado por Jesus. A priori dá impressão de ser um tempo fácil, mas não é, porque existe muitos desafios.
Moisés escreveu as leis para a educação civil e social e Jesus trouxe a educação individual e espiritual, começando sua atividade educadora , de dentro para fora ou seja do coração de onde parti as saídas da vida . Uma educação cuja finalidade é salvar o homem dele mesmo, de sua tendências ruins.
''Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.''(Mateus 5:38-42)
Está ai acima , alguns itens a ser obedecido no tempo da '' Graça ''.
Quando perguntaram a Jesus, quantas vezes era preciso perdoar ele respondeu:'' Setenta vezes sete''. Se uma vez, já é difícil quanto mais setenta vezes sete, mas temos que obedecer.
Jesus deu exemplo: No madeiro, ele disse : ''Pai perdoa-lhe , porque não sabem o que fazem''.
Na realidade, a Bíblia que condena a vingança, é a mesma que tem um alerta que diz:''O que o homem plantar , isso mesmo colherá''Gal. 6 e em Romanos 12:19 (b) diz:"Minha é a vingança''.
Se você , meu irmão ou irmã, amigo e amiga, sofreram alguma injustiça, pode aguardar que o dano que sofreram, terão o justo castigo , mas se magoaram alguém, também receberão o pagamento com a mesma intensidade com o que praticaram a maldade e isso é para mim , em primeiro lugar.
Vamos ver outros itens da educação Cristã, do tempo da ''Graça'':
1-'' Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.'' Rom. 12:14
2-''A ninguém torneis , mal por mal'' Rom. 12:17.
3-''Não vos vingueis a vós mesmo''. Rom 12:18
A bondade e a benignidade faz parte da educação Cristã.
1-''Se teu inimigo tiver fome, da-lhe de comer ,e se tiver sede da-lhe de beber.''
Da lei de Talião até os dias atuais, muita água rolou por debaixo da ponte do tempo. Nós temos todos os quesitos do Cristianismo para estudar, e sermos provados e aprovados.
Jesus transformou a água em vinho, no casamento das Bodas de Caná e vinho da melhor qualidade. Isso significa que quando o Senhor entra na vida de alguem , ele transforma e educa a pessoa para ser uma outra pessoa, de melhor qualidade, que passa a viver com outro comportamento. Não mais ''olho por olho e dente por dente e sim perdoando quando se faz nessessario e pedindo perdão quando for preciso.
É fácil? Não.
Em qualquer situação de risco, devemos clamar por Jesus, para que ele nos ajude a cumprir o que está escrito, dentro da sua vontade. Foi ele quem aconselhou, ele nos dará força para obedecer.
E concluímos deixando para meditação:''Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem''. Esse conselho preenche a lacuna entre os extremos , onde de um lado está ''Lei de Talião ''e do outro a ''Graça'' de Cristo.
Em outras palavras em formato humano. De um lado um coração vingativo, na velha vida e do outro um coração perdoador na vida nova .
Nenhum comentário:
Postar um comentário