E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.
Vamos falar dessas duas irmãs, filhas de Labão que residiam em Padã - Harã . Chamavam-se Lia a mais velha e Raquel a mais nova. Apesar de serem gêmeas tinham comportamento diferentes
Lia era desprezada , triste , considerada feia para os os padrões de beleza, da época mas tinha um coração bondoso e não misturava os sentimentos.
Raquel era bonita , desejada mas muito antipática. Arrogante , prepotente , petulante, convencida. Tudo leva a crer , que ela chamava para se todos sinônimos negativos que coroa uma mulher ruim.
Quando Jacó chegou a Padã Haran , viu a Raquel e apaixonou-se por ela . Foi o que se chama '' Amor a primeira vista ''. Raquel acostumada a ter os homens a seus pés , logo se interessou por ele , pensando no dinheiro de Isaque pai de Jacó , e na vida boa que ele poderia lhe proporcionar. Resumindo ''amor interesseiro''.
Era costume na época os rapazes darem um dote pela noiva , mas Jacó não tinha dinheiro, visto que fora assaltado no deserto e perdera tudo que trazia . Jacó sempre enganara o irmão Esaú e agora iria provar do próprio veneno.
Jacó resolveu que trabalharia sete anos para ter Raquel como esposa. Labão gostou imensamente da ideia , pois também gostava de enganar os outros.
Quando terminou os sete anos , finalmente ele iria usufruir da mulher pela qual lutara tanto , só havia um detalhe , a filha mais velha tinha que casar primeiro e Labão que não tinha escrúpulos,
mandou trancar Raquel e cobriu |Lia para que Jacó não visse quem era e ele consumou o casamento com Lia. Raquel não se conformou com o que aconteceu mas já estava feito e Lia foi aos poucos se revelando uma mulher maravilhosa , a quem Jacó aprendeu a amar.
Da união de Jacó com lia nasceram os seis primeiro filhos. Quanto a Raquel , Labão permitiu que morasse maritalmente com Jacó.
Pela bondade de Lia , Deus permitiu que Ela tivesse filhos mas Raquel teve a madre fechada porque não conseguia conceber . Raquel reclamava com Jacó , até o ponto em que ele reclamou: ''Serei eu Deus para permitir quem vai conceber ou não?'' Gen. 30:1
Até que Deus ouviu as queixas de Raquel e lhe deu dois filhos : José que chegou a ser Governador do Egito e Benjamim do qual Raquel morreu do parto.
Houve uma troca incrível. De Lia nasceram filhos ruins e de Raquel nasceram dois filhos bons . José e Benjamim . Dois ventres tão distinto capazes de gerarem filhos bons e ruins. E assim , é a vida que continua com os mesmos exemplos .
Jacó enganou e foi enganado por Labão. Raquel enganou o pai e roubou os ídolos que na época equivalia a documentos de compra e venda das
terras do seu pai . E Raquel roubou como vingança , para pagamento dos anos , que Jacó trabalhara de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário