''E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós'' Joel 2:25
Joel foi um dos profetas menores , que teve a incumbência de alertar o povo dos seus pecados e da justiça Divina. Joel foi um nome muito comum em Israel. Quatorze personagens bíblicos tiveram esse nome. E o nome Joel significa ''Deus é o Senhor'' e também significa ''Nome de Criança''.
Por outro lado vamos falar do gafanhoto .''Os gafanhotos são insetos que apresentam coloração variada, entretanto, observa-se com maior frequência animais com coloração marrom, preta, esverdeada e parda. A coloração pode ser uniforme, porém também é observado um padrão de manchas em algumas espécies.''
De reprodução rápida ,possuem três pares de pernas e quando se reúnem em grupo formam nuvens assustadoras , que destroem as plantações em pouco tempo . Inimigos dos agricultores eles voam destruindo tudo que encontram a frente.
Até pouco meses , eles vieram ajudar a ''Pandemia do coronavírus '' a destruírem mais e se concentraram na Argentina , em grande número . Se apresentaram com tamanho três vezes maior que o de costume e ameaçaram até a agricultura brasileira, entrando pelo Rio Grande do Sul.
O gafanhoto na Bíblia foi usado sempre , como ''fim''., ou como finalidade . Por exemplo, quando Deus apelou para o Faraó , através de Moisés , para deixar seu povo sair do Egito. Por ele não ter permitido , Deus permitiu a invasão dos gafanhotos que foi uma das pragas a destruir as plantações dos Egípicios.
O gafanhoto também foi alimento pois alimentou João Batista que só comia esse inseto com mel no deserto.
''O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.'' Joel 1:4
A Bíblia cita as fazes do gafanhoto que começa seu nascimento pela lagarta que se transforma em gafanhoto , em locusta, e finaliza como pulgão . Em outras palavras significa , as fases de crescimento do gafanhoto.
Mas Deus aproveita tudo para fazer comparações . e o gafanhoto nas comparações Divinas são as situações negativas, que destroem a vida do homem e que ele usa o profeta Joel para chamar a nossa atenção quando não queremos obedecer .
Vejamos o que representa o gafanhoto no '' contexto vital''. Com certeza é a forma de destruição figurada. E quando Deus diz :
Nenhum comentário:
Postar um comentário