'' Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail, mulher inteligente e bonita, mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau.'' 1º Samuel 25:3
Vamos meditar no que foi a vida dessa mulher , chamada Abigail e tirarmos exemplos para nossa vida, como filha, esposa e amiga.
As vezes pensamos o que faz uma jovem , meiga e linda como Abigail casar-se com um homem rude como Nabal!
Essa moça era o oposto do marido. Ela era bonita , jovem , inteligente e sábia e ele era velho, feio, estúpido e mau.
Temos que observar os costumes do oriente, antes de mais nada. Os casamentos orientais não mudaram em quase nada. A moça e o rapaz , constituem uma nova família , de acordo com a vontade dos pais, pois o casamento era e é feito com um contrato pré-nupcial, em direito a ''dote'', uma soma contratual em dinheiro pago pelo pai da noiva.
Lá era e é tudo diferente. Meninas (crianças ainda) casam com rapazes e existe ''pena de morte'' para quem for homossexual. Isso demonstra que quem for pedófilo está na ''bola da vez''.
O fato é que os tempos de Abigail , não mudaram. Tudo leva a crer que Abigail fez este tipo de casamento. Nabal era riquíssimo e que ela fora prometida em casamento, e que se cumpriu nesse enlace.
Nesta época Abigail teve um encontro com Davi que vivia fugindo do rei Saul e que em determinada ocasião cuidou do rebanho de Nabal e nada mais justo que pedir ajuda dele para alimentar os quatrocentos homens que viviam sob seu comando.
Davi , enviou um mensageiro, com um recado, pedindo alimentos para o pelotão. Ao ouvir a mensagem, Nabal tratou o homem , muito mal o que acirrou a raiva em Davi, pois fizera o bem e estava recebendo o mal como pagamento.
Davi, resolveu matar Nabal e todos os homens que o ajudava, mas entrou na historia essa mulher sabia , que contornou a situação dando os alimentos que Davi pedira e ela mesma foi ao seu encontro levar os alimentos.
Davi ficou encantado com a atitude daquela jovem e nada fez com o marido dela.
No dia seguinte, passada a bebedeira do marido , Abigail contou-lhe o que tinha acontecido e ele envergonhado ''morreu por dentro'' como diz a Bíblia. Dias depois Nabal faleceu e deixou viúva a linda Abigail. Esta é uma lição . Tem muita gente ''morta por dentro'' que anda como um Zumbi. Morreu e não sabe.
Não lê a Bíblia, não canta um hino de louvor a Deus, não ora . Mas continuando,
Não lê a Bíblia, não canta um hino de louvor a Deus, não ora . Mas continuando,
ao saber do fato,, Davi mandou pedi-la em casamento e com ela teve um filho , chamado Daniel.
Que aprendemos com Abigail? Aprendemos a sabedoria para resolver situações de risco. Silenciar quando for preciso e falar quando houver necessidade, evitando problemas com maridos , parentes e amigos , pois disso Deus se agrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário