''O Senhor é contigo varão valoroso'' Juízes 6:12
A Bíblia Narra no livro de Juízes a saga de uma das mais lindas historias do Velho Testamento que é a historia de Gideão . Essa biografia chama a atenção pelo comportamento desse homem simples , escolhido por Deus para uma Obra Especifica. Livrar os Judeus da ocupação dos Midianitas.
Quando Josué morreu, o povo ficou sem líder e sem direção e começaram a viver no que hoje, chamamos de ''relativismo'' cada um por si. Cada judeu vivia de acordo com o que ordenava , o coração e ''sem sábia direção o povo se corrompe''. Diz Proverbio 11:14 , e o povo estava afastado de Deus e por isso o inimigo encontrou uma brecha para invadir , roubar e destruir os Judeus e sempre foi assim.
Já temos a primeira lição. Muitas pessoas quando estão em situação de risco buscam a Proteção Divina , mas quando melhoram se afastam e isso é na saúde , no desemprego , nas necessidades especiais etc...
Gideão nas provas.
Estava Gideão no lagar , onde se fabricava o vinho . Gideão recebeu a noticia de que ''Era varão valoroso'' e fora escolhido para defender seu povo das investidas dos Midianitas. Gideão, escutou O recado , mas resolveu fazer prova , para saber se era de Deus. Gideão pegou uma lã e falou: ''Se esse recado vem de Deus , eu quero ver esta lã amanhecer molhada pelo orvalho da noite''.
Na manhã seguinte, a lã estava molhada , mas Gideão resolveu fazer uma prova contraria. Ele Pegou uma lã molhada e falou: ''Se esse recado vem de Deus , eu quero que essa lã molhada amanheça seca''. Na manhã seguinte a lã que estava molhada amanheceu seca. Convicto com o que acontecera Gideão acolheu a ordem.
Isso é outro exemplo para cada um de nós. Sempre que um irmão traz algum recado, devemos fazer prova para ver se aquele recado vem de Deus. Com isso evitaremos meninices. Lembro de uma irmã que recebeu um recado de um irmão que a amava secretamente. Certo dia , ele a procurou e falou:
''Irmã , Jesus mandou que a senhora casasse comigo''.
Ao que ela respondeu:
''Quando Ele falar isso pra mim , eu me caso''.
Fazer prova de Deus , não é pecado.
Gideão e a família.
Gideão recebeu a primeira ordem retirar a idolatria do seu pai. Gideão foi até seu pai e provou que o seu deus baal , não tinha poder para nada. Nós também temos essa obrigação de provar aos nossos parentes e amigos que seus ídolos não resolvem e não servem para nada. Devemos mostrar aos amigos e parentes que: ''Eles tem olhos mas não veem , tem pés mas não andam, tem boca mas não falam etc...'' Salmo 115. É uma boa ideia mandar que eles leiam.
Um dos quinze filhos de uma irmã adoeceu ,e como eram muito unidos, começaram a '' rezar'' para todos os ''deuses deles''. Somente a mãe era cristã e aparentemente não estava ligando para a enfermidade do filho, o que chamou a atenção dos outros filhos, que começaram a cobrar, no que ela respondeu;
''Quando vocês pararem de rezar eu então vou orar''. O rapaz somente piorava . Finalmente , eles resolveram parar e pedir que ela fizesse uma oração. Então ela orou e aquela enfermidade que já estava completando quinze dias foi repreendida, em nome de Jesus. E aquela família viu a diferença de quem serve a Deus e de quem não serve.
Gideão entre o medo e a fé,
Gideão era um rapaz simples mas como qualquer pessoa tinha momentos de fé e momentos de medos . Enfrentar os Midianitas não era uma tarefa fácil. Os Midianitas era um povo atrevido que invadia Israel , roubava as plantações de uvas e de trigo, o gado e as vacas etc... Eles levavam tudo , de forma que os Judeus foram empobrecendo e começaram a clamar a Deus , por socorro.
Gideão ia enfrentar um exercito numeroso e não sabia por onde começar. Gideão estava com medo, mas Deus mandou que ele levasse os homens as águas e os fez escolher entre milhares , apenas trezentos e com eles ganhou a guerra. Deus não precisa de quantidade, mas apenas da Fé. Qual midianita está lhe perturbando? O midianita da enfermidade? o midianita das necessidades, do desemprego . Os Midianitas , são hoje aquelas situações que minam as nossas forças e enfraquece a nossa fé.
Meu Testemunho
O primeiro livro que ganhei de presente tinha por título '' Bartolomeu Gusmão , o padre voador'' que narrava a historia de um homem que vivia mergulhado nos estudos dos pássaros , principalmente no quesito ''Voar''. Como gostei daquela leitura a qual comecei e não mais parei. Adquiri o habito de ler e aprendi a participar da historia também.
Eu era uma coadjuvante silenciosa e misteriosa. Eu participava da historia e conseguia entrar no enredo da história sem ser notada, Torcia pelos mais fracos, chorava pelas maldades do vilão e me movimentava em todas as cenas , descritas pelo escritor. Quando li Moby Dick eu estava lá no meio do oceano , perseguindo a Baleia, juntamente com os pescadores. Quando li Dom Quixote de la Mancha, lá estava eu, entre os moinhos e os cataventos , juntamente com Sancho Pança. E foi sempre assim em todos os livros que li.
Quando aceitei o Evangelho , senti uma vontade enorme de ler a Bíblia e comecei pelo Novo Testamento e quando conclui o livro de Apocalipse a vontade redobrou e eu quis saber a |historia toda. Comprei uma Bíblia e comecei . Senti muita dificuldade em ler a Genealogia , mas continuei. Atravessei o Deserto com Moisés, fiquei pertinho de Miriã, Fiquei com raiva do Faraó, atravessei o mar vermelho e quando Moisés morreu eu continuei com Josué .
Depois de participar de tantas histórias, finalmente cheguei até Gideão. Naquela tarde , debaixo dos carvalhais , vi o anjo chegar para fala com Gideão. Na Bíblia que eu estava lendo, dizia assim:''Chegou o anjo e apareceu numa visão terrível ''.
Eu estava dentro da história e naquele exato momento , em que eu lia a expressão ''visão terrivel'' alguém bateu palmas tão alto que me tirou de dentro do livro e eu olhei e vi um homem que se encaixava dentro da expressão ''visão terrivel''.
Ali , diante de mim estava uma criatura terrível. Parecia que saíra o inferno. Era um coitado muito magro , com os cabelos repicados como se fora queimado, muito mal vestido .Um coitado e eu tomada pela surpresa , achei que era o anjo de Gideão e pensei:
"Meu Deus , só pode ser ele. Era o anjo de Gideão'' . Fiquei aturdida e mandei ele sentar , perguntei se podia fazer algo por ele.
Afinal eu estava diante do ''Anjo de Gideão''. e eu disse :
''Diga Senhor Anjo, que posso fazer pelo Senhor?''
Ele me pediu para comprar um remédio na Farmácia. Achei que era uma prova e fui com ele na Farmácia e quando entrei todos olharam assustados para ele . Comprei o remédio e lhe dei dinheiro e ele se foi.
Uma semana depois ele voltou e eu dei mais dinheiro e a cada volta eu dava mais dinheiro. Comecei a me sentir explorada e um dia não dei mais e o tal ''anjo'' sumiu.
Nunca mais esqueci dele e comecei a me policiar no quesito da leitura mas jamais esquecerei o ''Anjo de Gideão'' dos meus enganos deste mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário