OS VALES DA VIDA
-
''Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte , não temerei mal algum porque tu estás comigo...''. Sal. 23:4
Quando desembarcamos neste mundo , as cortinas da vida se abrem e começa o registro da nossa historia , onde os protagonistas somos; você e eu . Esta biografia terá uma trajetória de altos e baixos pela vida e entre eles surgirão muitos vales , difíceis de atravessar, em muitos casos.
Contemplando os sofrimentos da vida o Poeta Francisco Otaviano escreveu: ''Quem passou pelo mundo em brancas nuvens . E em plácido repouso adormeceu . Quem não sentiu o frio da desgraça , quem passou pela vida e não sofreu. Foi espectro de homem não foi homem .Só passou pela vida e não viveu''.
A Palavra de Deus fala de forma diferente, do que falou o poeta, e a diferença está em crer que: Os que passam pela vida com Deus são mais felizes, como diz o Salmo 84:5-6. ''Bem aventurado o homem , cuja força está em ti em cujo coração estão os caminhos aplainados. Que passando pelo vale de Baaca e faz dele um manancial''.
Escolhemos alguns ''vales'' para tirarmos lições para nossas vidas e também para ajudarmos alguns que se sentem fracos e que precisam de amparo para não sucumbirem no processo. Escolhemos os Vales:De Sidím , Gerar, Baaca, Hebron, Acor, Ossos Secos, e de Basã .
Geograficamente , o vale é uma região de baixa altitude , que é banhada por um rio e cercada por montanhas, montes e colinas. Espiritualmente ,o vale simboliza um lugar sombrio, de dores, experiências com Deus e onde, também tiveram inicio muitas novas historias de vidas.
Quem não conhece o hino ''Segura na mão de Deus?'', pois este hino foi dado por Deus ao Pastor Nelson Monteiro , que estava passando pelo Vale da sombra da morte.Do sofrimento desse pastor surgiu um dos hinos mais lindo e cantado por todas as igrejas de um modo geral e que diz: ''Se as aguas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mãos de Deus e vai...''
A realidade do texto, como contexto, servirão de pretexto , para exibir as nossas lutas de todos os dias , e assim passamos a descreve-las com o pincel das palavras.
Vale de Sidim Gen. 14:1-3
Este Vale tem o nome de ''Vale de luta''. Nele se desencadeou uma batalha que foi chamada de ''Guerra dos quatro contra cinco''.
Essa região era rica em poços de betume, ou seja, um tipo de ''Petroleo'' e como as regiões circunvizinhas tinha nações que não queriam pagar os tributos, os reis se uniram para cobrar e neste meio entra Ló sobrinho de Abraão , que foi levado cativo.
Quando meditamos nas nossa vida perguntamos: Quem é o Ló da sua vida? Quantas de nós não tem atravessado Lutas nessa vida? O ''Vale de Sidim'' tem afetado nossa existência como afetou Abrão que teve que arregimentar seu exercito para libertar o sobrinho. Quem é o seu Ló?
É seu marido, seu filho ou sua filha? que podem estar , ou estão presos em alguma armadilha desse mundo . Essas armadilhas podem ser os vícios e você tem que arregimentar os exércitos da fé que são os cultos de oração, para implorar a intervenção de Deus.
Vale de Gerar, Gen. 26:1-2 Também chamado " Vale de refugio.".
Em Gerar, costumava-se ser o lugar de pernoites das muitas peregrinações. Esse lugar prefigura espiritualmente o vale de refugio. Neste lugar a Bíblia narra a saga de Isaac quando enfrentou uma luta terrível ao tirar os entulhos do poço que permitiu a sua prosperidade . Apareceram os invejosos que procuraram atrapalhar Isaac.
O texto serve de contexto para mostrar os sofrimentos que enfrentamos quando começamos a prosperar. Isso acontece no meio da nossa família,na vida profissional, na vida material, nas escolas nos ministérios das Igrejas etc...Nesses momentos temos que recorrer ao vale do refugio.
Vale de Baaca- Salmo 84:4-6
Também chamado ''Vale de Lágrimas''.O salmo 84 fala das peregrinações do povo que ia a Jerusalém em busca do Deus de Israel. O salmo diz no verso 8 que o povo ia'' de fortaleza em fortaleza até verem Deus em Sião''. O que não vai faltar são as lágrimas no mundo Cristão pois nem tudo será flores e somente Deus poderá enxuga-las. .
Vale de Hebron também chamado ''Vale da traição''.Gen.37:14 Foi palco da Historia de Abrão , Isaque e Jacó , Também foi cenário dos problemas de José que enfrentou a traição do seus irmãos que tentaram destruir os seus sonhos, por inveja. Quantos dos nossos sonhos, os nossos familiares tentam destruir . Ali também foi onde Sara foi sepultada. José venceu e chegou a ser governador do Egito.
Vale de Acor . Os. 2:15 ou vale da perturbação.
Foi o cenário do apedrejamento da família de Acã que roubou uma capa babilônica e por desse procedimento , todo Israel começou a perder as lutas. Muitas vezes a perturbação de uma casa está no fato da irresponsabilidade do líder, o que acarreta problemas para toda familia. Podemos citar como exemplo o fato do pai ser um alcoolatra ou um viciado em drogas.
O Vale dos ossos secos. Eze. 37:1-14. Chamado vale da restauração. Ezequiel se encontrava no cemitério e teve uma visão de muitos ossos secos . Essa visão mostrou ao profeta que todo Israel estava espiritualmente secos , mas que haveria restauração de toda nação. Muitas vezes a Igreja está assim espiritualmente e cabe ao Pastor orar para que haja restauração.
Vale de Basã . Salmo 22:8. Esse vale foi território onde se criou grandes touros, leite , Queijo e mel. Este Salmo de Davi prefigura os sofrimentos de Cristo, principalmente quando diz:''Fortes touros de Basã me cercaram'' . É impossível imaginar a força de um touro , mas pode conceber a força que tem. A força do ódio contra Jesus que foi demonstrada pelas autoridades.
A força de um touro demonstrada pelas enfermidades que atacaram o Senhor Jesus. ''Ele levou sobre si todas as enfermidades'' (Isa. 53:4). A força do abandono , das chicotadas . Essas coisas pode acontecer com qualquer cristão e no momento , isso está acontecendo no ocidente .
Todos nós passamos pelos '' vales da sombra da morte''. Tudo que acontece nos vales são verdadeiras crises espirituais o que se precisa fazer é orar para sair dela incólume.
Das crises dos vales da vida, serão revelados os covardes ou os heróis da fé.
Pensemos nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário