ORAÇÃO DE INTERCESSÃO 3ª parte
''Inclina . O Deus meu , os ouvidos e ouve; Abre os olhos a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face , fiados em nossas justiças mas em tuas muitas misericordias.'' Dan. 9: 18
Todo capitulo 9 de Daniel , é uma oração de intercessão pelo seu povo, quando falou no V 20:'' Falava eu ainda e orava e confessava meu pecado e o pecado do meu povo, e lançava a minha súplica , perante a face do Senhor...''
A sinceridade de Daniel foi tão perfeita que o anjo respondeu:''No principio das tuas súplicas saiu a ordem''.
''Interceder é ficar no lugar do outro'' (Dicionário). Daniel preocupou-se , porque as setenta semanas aconteceram mas dentro delas não tinham acontecidos as profecias citadas. Daniel foi em busca de entender , o porque de estar tudo do mesmo jeito.
A Profecia das setenta semanas foram ditas pelo anjo Gabriel no versículo 24 do capitulo 9. Daniel já estava velho . Aos oitenta anos , ele ainda orava três vezes ao dia e por essa causa , ele orou ainda mais, pois se tratava do seu povo. Daniel teve entendimento do porque terminara as setenta semanas sem o cumprimento das profecias.
No livro de Jeremias 25:8-11 está escrito assim: E agora o Senhor Deus dos Exércitos celestiais diz: Porque não quiseram ouvir-me, farei juntarem-se todos os exércitos do norte sob o comando de Nabucodonozor, rei de Babilônia do qual fiz meu instrumento - e os trarei contra este povo...''
O povo se tornara idolatra, adorando deuses estranhos e não queriam , por causa do lucro que tinham , dar o devido descanso a terra. ''Lev. 25:1-7''. Daniel entendeu e por isso pedia perdão pelos seus pecados e os pecados do seu povo. Já estavam na Babilônia a muitos anos e já tinham abraçado o costumes daquele pais , que nem lembravam aquele povo que lamentava a invasão da sua terra, como fala o salmo 137 que diz:
''Junto aos rios da Babilônia nos assentávamos e choramos com saudades de Sião'' Daniel era um jovem quando saíra para o cativeiro e estava vivendo o suficiente para testemunhar que o povo já não se incomodava em estar longe da patria, mas que precisava de uma conversão , para voltarem a sua terra.
Muitas vezes em nossa vida , temos promessas que não são cumpridas e estão bloqueadas porque não estamos fazendo a vontade de Deus. Existem famílias em que a esposa se nega a orar pela amante do marido e isso vai contra a Palavra de Deus que manda ''perdoar'' e ''orar''. É difícil mas não é impossível. Infelizmente esse comportamento vai bloquear a restauração do lar e a conversão do marido.
Já ouvimos irmãs falarem que seus maridos são bons , mas elas não sabem ser carinhosas com eles. Isso está abrindo uma brecha, para o inimigo colocar outra mulher que seja carinhosas em frente a eles. Custa ser amorosa? Custa trata-lo com amor? Custa orar por eles?. Se ainda não o procurou, procure-o e peça-lhe perdão e comece a ser a mulher carinhosa que ele almeja, para que as promessas de Deus se cumpram em sua vida.O mesmo conselho , para os homens.
Ore pelo seu filho (s), por sua filha (s), por seus parentes, seus visinhos, seus funcionários .Eles são seu povo e o Daniel deles é você com obrigações especiais de intercessão.
A Historia Bíblica narra que Nabucodonozor teve um sonho que o fez perder o sono. A Narrativa diz que, o rei mandou chamar os magos, astrólogos, agoureiros, e adivinhadores e falou:
Daniel 2:3''Tive um sonho e quero saber o que ele significa e o que sonhei''. Coisa incrível , que vale ressaltar: ele não se lembrava do sonho e ainda ameaçou de morte se não desvendasse aquele mistério.
Estavam todos , muito assustados, pois estavam condenados a morte. Mas onde tem ''um Daniel'' situações de risco , como essa, tem resultados positivos. O Profeta ficou penalizado e pediu a Arioque, comandante da guarda do rei , tempo para poder resolver o impasse.
Esse tempo foi dedicado ao jejum e oração . Deus revelou a Daniel o tal sonho . Arioque colocou Daniel diante do rei e Ele então revelou de que se tratava.
A nação ou reino por mais rico que seja, não consegue decifrar o'' vai e vem da história e da sociedade''. Discernir os profetas de Deus dentro dos acontecimentos é verdadeira sabedoria dos servos simples e Daniel entendeu com profundidade tudo aquilo que estava acontecendo.
Daniel entendeu o sonho do rei e falou: O senhor sonhou com uma grande estatua com a cabeça de ouro; o peito e os braços de prata ; a barriga e as coxas de bronze; as canelas e os pés de ferro misturado com barro.
Daniel explicou ao rei que seriam uma sucessão de reino após ele, que era representada pela cabeça de ouro da estatua. Nabucodonozor reconheceu o Deus do sonho de Daniel, mas mesmo assim a historia narra, que ele mandou fazer uma estatua dele mesmo e ordenou que todos se curvasse diante dela.
Por não querer se curvar diante da estatua, Daniel e seus três amigos foram jogados na fornalha ardente mas Deus os livrou.
Quantos reinos malignos enfrentamos nos dias de hoje . No Brasil tem reinado para tudo. Se fossem somente nas artes seria uma benção , mas os reinados estão se multiplicando nos vícios da bebida , da maconha , do cigarro, do craque, da prostituição e em tudo que possa dominar o homem e torná-lo nocivo a sociedade e cativos do vicio.
Para os Cristãos tudo isso significa mais orações, mais jejuns,e mais obediência, porque muitos filhos de cristãos e que já foram cristão um dia, estão mergulhados nesse mar de perdição. A fornalha de Daniel nunca esteve tão presente nos nossos dias e nessas crises.
A fornalha do desemprego, das enfermidades, das perseguições, das traições , das religiosidades etc... Precisamos ajudar em orações , nossos irmãos , nossas irmãs, nossos filhos , nossas famílias etc...
Sabemos que Deus nunca irá nos abandonar na fornalha. Ele não nos livrará das fornalhas da vida , mas entrará com cada um de nós em qualquer uma delas e nos livrará. Nunca em tempo algum , Jesus nos deixara´ como reféns dos opressores. Como foi com Daniel , assim será com cada um de nós.
Ore apresentando a oração de Daniel de intercessão.
A próxima postagem é a oração de súplica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário