Deus vê tudo
Deus vê tudo
"Os Olhos do Senhor procuram por toda terra , para mostrar-se forte com aqueles cujo coração pertence a ele.'' 2º Crônicas 16:9
Na historia de Israel , está a saga do reinado cujo poder estava nas mãos de um homem chamado Aza. Dono de uma capacidade de governar tremenda , esse rei começou seu reinado agradando ao Senhor.A primeira lição para nós: Agradarmos a Deus em primeiro Lugar.
Sua mãe chamava-se Maaca e era idolatra e esse rei sabia que Deus não se agradava do que ela fazia , por isso ele deu inicio a uma reforma religiosa fazendo uma reunião solene, para renovar a aliança , fazendo com que houvesse uma '' coesão do povo ao redor de Deus''.Segunda lição: Muitas vêzes precisamos fazer ''Nova Aliança ''com Deus.
''Ao mesmo tempo que fazia a reforma religiosa , esse rei protegia e fortalecia a identidade do povo, frente as influencias estrangeiras, que procurava descaracteriza-la tanto religiosamente como culturalmente.''
Esse rei muito agradou a Deus , mas apareceu a primeira sombra de infidelidade dele,que foi quando começou a recorrer aos estrangeiros , para fazer novas alianças. Terceira lição: Cuidarmos de não fazer o que ele fez.
O profeta da época era Hanani que criticou o rei Aza, pois sabia e sentia o perigo que eram essas alianças, com potencias estrangeiras desconhecidas . Atitudes assim ,na visão do profeta, iria gerar conflitos contínuos com altos preços a pagar.
Uma coisa interessante, é que a historia das lutas patriotas , sempre envolve dois lados em todos os tempos. O que acontece no exterior do homem, começa no seu interior, dai a Bíblia citar que os olhos do Senhor , vê tudo e todas as coisas por dentro e por fora.
Por isso, Deus mandou aquele oraculo avisar ao rei que , não daria certo, aqueles projetos com estranhos mas ele além da não atender ,ainda mandou o profeta ser amarrado e açoitado no tronco.
O Deus daquela epoca é o mesmo de hoje. Continua vendo tudo que se passa e sabe que nem tudo serve para seu povo, por isso está sempre nos avisando e alertando para os perigos do dia a dia.
Deus vê aqueles projetos errados que muitas vezes teimamos em fazer. Compramos coisas que nem precisamos e Ele vê que não poderemos pagar.
Deus vê os projetos de casamentos e avisa para não serem casamentos com pessoas de outras religiões porque haverá um jugo desigual, dai surgirem os problemas depois do casamento e os conflitos se multiplicando por não andarem no mesmo acordo.
Deus vê as idolatrias, que tem um raio de ação em torno de 360 graus. Sabe o que isso quer dizer? Que será um sentimento envolvente em todos os lados.
A idolatria não se restringe aos santinhos e sim a tudo que ocupa o lugar que deveria ser do Senhor.
Deixar de ir aos cultos por causa de novelas e coisas banais constituem idolatria.
Deus vê os projetos. Quantos planos não deram certo porque Deus não foi consultado. Quantos programas de viagens, compras de carros,moveis, casas e roupas em que não houve a preocupação de se perguntar ao Senhor se daria certo e culminou com a ruína total.
Onde Deus está é tudo vitoria e onde ele não participa é sempre derrota até mesmo num aparente triunfo de que deu tudo certo.
Um jovem perguntou ao pastor se poderia ir a uma festa mundana . O reverendo matutou um pouco e respondeu com outra pergunta:
''Meu jovem! nesta festa que você pretende ir, Jesus pode entrar?''
E capitulou: ''Se ele puder entrar , tudo bem. mas se Ele não puder entrar, lamento informar , que você terá que ir sozinho''.
Deus vê tudo. Seus olhos penetram o impenetravel, sonda o Insondável. Para ele não existe nem dentro e nem fora , porque ele vê o invisível. Ele vê nosso coração e a nossa mente e sabe o que está guardado la dentro.
Se guardamos ódios, invejas, ciumes, raivas, amor, paixões,interesses etc...
Os olhos de Deus está vendo a mim e a você por dentro e por fora.Ele sabe o que você pensa a meu respeito e sabe o que eu penso a seu respeito . Ele sabe das minhas e das suas intensões.
Deus sabe o que vou pedir antes que eu peça. Deus vê quando pensamos mal um do outro. Deus vê e sabe quantos cabelos temos, quando vamos adoeçer.
''Deus não vê como o homem vê'' diz a Bíblia. O homem vê o exterior e Deus vê o interior. Quando Samuel foi escolher o rei para Israel , presenciou um desfile de homens bonitos. Altos de boa aparência. mas foram todos reprovados por Deus que escolheu o menor.
Deus escolheu o baixinho, o menor, o mais humilde, o mais sincero, o mais fraco porque tudo para Deus tem que ser para menos, para que ele possa aperfeiçoar e dizer ''O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza''.
Sabe por que Deus escolheu você e eu para estarmos dentro da casa dele foi porque ele nos escolheu nos contemplando pelo lado de dentro. Foi o nosso interior que chamou a atenção do Nosso Senhor. Ele nos viu, nos escolheu, nos salvou e continua vendo tudo. Tudinho mesmo. Pois Deus vê tudo.