Dentro da simplicidade dos acontecimentos bíblicos, existe sempre , uma lição de vida profunda que nos faz meditar sobre as aulas extraordinarias , ministradas pelo nosso Deus, cuja finalidade , é ensinar aos servos que desejam : Cantar, pregar, profetizar, evangelizar etc...mas que precisam ser preparados pois ele sabe que: Fomos '' estrangeiros na terra do Egito''.
Todos os Ministérios possuem antes de tudo , uma ordem que diz: ''Sentar para aprender e depois levantar para: Ensinar;Pregar;Louvar; Profetizar; Dirigir e orientar'' Convém lembrar que Moisés passou quarenta anos no deserto aprendendo para poder tirar o povo do Egito. Isso quer dizer que esse Líder sentou-se para aprender, mas quando estava a frente do Judeus , surgiram Coré, Datã, Abirão , que queriam o tomar seu ministério sem preparo algum.
A primeira verdade revelada diz respeito as pessoas que querem determinados cargos , dentro e fora das Igrejas, mas que não querem pagar o preço para assumir determinados trabalhos. Como podemos entregar nossa vida a profissionais despreparados na Medicina, Odontologia e outras profissões ?Assim é também a nossa vida espiritual.
É praticamente impossível fazer a obra Eclesiastica , sem ter tido as aulas teóricas e práticas , nos desertos da vida física e secular. Escolhemos um personagem bíblico, para servir de ícone para essa postagem, chamado: José do Egito.
Temos que entender que: A teoria é uma coisa e a prática é outra. Só se pode avaliar os sofrimentos dos escravizados e marginalizados quem passou por eles e José foi uma dessas pessoas, sofridas, angustiadas, traídas e vendidas mas que a Bíblia diz: ''E Deus era com José''.
Muitas vezes imaginamos que , tudo com Deus será um ''Mar de Rosas''mas esquecemos das suas lições , cuja finalidade é aperfeiçoar-nos e lapidar-nos , para um trabalho especifico e esquecemos que Deus trabalha na contramão das nossas expectativas e então nos lembramos de José: ''E Deus estava com ele'' e não importa o tempo e o tamanho do sofrimento , Pois , o mesmo Deus (de José) estará com qualquer um de nós.
José foi aquele filho querido, escolhido predileto do seu pai, mas também invejado e odiado pelos seus irmãos. A vida desse rapaz foi cheia de aulas , senão vejamos: foi vendido , mas Deus estava com ele; foi traído mas Deus estava com ele; foi humilhado e preso e Deus estava com ele em todos os momentos.
Deus investiu em José , porque conhecia seu caráter e sua fidelidade. No plano espiritual , José estava como nos seus sonhos: Com a lua e as estrelas se curvando diante dele e embora não fosse visto , ele estava no patamar Divino.
Os irmãos , não aceitavam os sonhos de José mas tiveram anos depois, a confirmação pois tiveram que se curvar diante dele .A verdade prática , nos mostra no contexto que os irmãos de José , tem hoje outros nomes e estão no meio da nossa parentela e muitas vezes temos que silenciar sobre a nossa intimidade com Deus, para evitar perseguições .
José foi agraciado pelo pai com uma túnica de mangas largas e de diversas cores , Mangas prefigurando os braços que iriam dar ordens no Egito e abraçar todo Oriente na venda de alimentos. E as cores , prefiguravam os muitos talentos , que iriam coroar todo sofrimento.
As vezes ficamos imaginando a cisterna em que José foi jogado. Lá estava ele no fundo do poço , clamando pela ajuda dos irmãos. Ali embaixo José contemplava a fisionomia maliciosa dos seus irmãos. Anos mais tarde, foi José quem estava no alto e observava seus irmãos no fundo do poço da necessidade humana e que nem lembravam do irmão que maltrataram e só não o mataram porque ''Deus era com ele''.
José foi provado e aprovado em todas as lições . José foi ao auge da resistência física, emocional e espiritual porque Deus era com ele.
José tinha um caráter ilibado. Em todas as situações de risco ele exibiu uma conduta exemplar de verdadeiro ''Cidadão do céu''.
Dos irmãos de José; Naftali,Dâ, Gade e Asser, filhos de Zilpa e de Bila , eram os piores , por causa da péssima educação de suas mães. José até apelido recebeu , ''Sonhador Mor'', Não sei qual o seu apelido, mas sempre tem pessoas na Igreja e fora delas que gostam de colocar apelidos. Mas Deus foi com José e será sempre com quem tem apelido .
Deus é Deus dos sonhos também e que também dá a direção e depois executa os projetos, principalmente quando a porta que ele vai abrir é muito grande. José chegou a governador do Egito. Lá estava a porta enorme e bem aberta para todo oriente.
Frente a essas portas, Deus nos joga na contramão das nossas esperanças e a sensação é de que estamos sozinhos, mas é ele trabalhando contrariando o que esperamos é ele mesmo quem diz: Espera. O que mais nos dá alegria é que Deus conhece a todos nós e sabe das nossas intenções .
Deus conhece você meu irmão e você minha irmã e a mim em primeiro lugar. Deus sabe o que você já passou e o que passei e ainda passo ,mas tenho certeza que o nome do meu Senhor está sendo glorificado na minha vida.
Que possamos dizer quando estivermos na frente das adversidades: Deus estava com José e está comigo Também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário