''E nós que com a face descoberta . Refletimos como num espelho a glória do Senhor.'' 2º Cron. 3:18
Qualquer maquina fotográfica captura, registra, processa e guarda as imagens , para eventuais lembranças. Sem escolher qual, o que e quem; elas cumprem um trabalho , que fornece recordação de pessoas , lugares, e ocasiões ,as mais diversas para todos os tempos, mas a fotografia da nossa alma , só pode ser observada, pela ''Palavra de Deus''.
Como fomos, como somos e como estamos somente o espelho das Escrituras pode mostrar. Nele são refletidos as fotografias dos nossos sentimentos e ai podemos observar como está a nossa posição diante do Senhor.
Estamos no auge das invenções Humanas , e ficamos matutando como veríamos ou saberíamos do passado, se não fosse a palavra escrita, debulhada nas letras a narrar as historias de Israel e de seus sofrimentos ao longo da vida e principalmente no cativeiro.
Escolhemos alguns Salmos , porque neles encontramos além da historia dos judeus as receitas de louvores, de adoração e de oração a Deus .Quando observamos o teor poético dos Salmos vemos que ele não obedece as rimas e que são sempre conduzidos a dramatização.
Com certeza, os salmistas escreveram os salmos , em momentos de profundo sentimentalismos , pois sente-se que a caneta do espirito e a tinta da alma, não deixaram brechas para nada que não fosse refletir a Glória de Deus.
Poderíamos detalhar em minúcias , usando o conhecimento intelectual, sabendo de antemão que tudo não terá validade alguma se não tiver o aval do coração, por isso a simplicidade dos salmistas contaram cantando, toda saga de Israel.
Asafe, Coré, Moisés, Salomão Davi e outros, imortalizaram com fotografias gráficas , todas as imagens internas e externas dos homens da época. Suas carências, sofrimentos, lutas e vitórias são apresentadas com tanta realidade que é impossível ler sem se emocionar. Separamos alguns salmos, para nos vermos como eles viram suas imagens projetada neles.
Todos os salmos foram imortalizados por esses homens espirituais, mas existem alguns que chegam a tocar a nossa alma. São eles: O salmo 15; 23; 91 e o 137.
Estes Salmos sugerem quatro situações especificas: O Salmo de número 15, dá todas as coordenadas de como deve ser ''Um Cidadão do Céu''; O Salmo 23 , apresenta as ações de uma fé inabalável, na providência Divina; O Salmo 91,sugere e incentiva um ''Amor mais que Perfeito'' no Deus de Israel e o Salmo 137 , que é uma poesia que narra uma mistura de sentimentos.Um verdadeiro coquetel de saudade , ódio e desejo de vingança, por estarem no exílio e no cativeiro.
A fotografia do Salmo de número 15 , é uma ficha de perguntas e respostas quando diz:''Senhor! quem morara no teu Tabernáculo ? Quem há de morar no teu Santo Monte?'' A fotografia depois de gravada dá a resposta já processada .''Quem vive com integridade, pratica a justiça, fala a verdade, não difama, não faz mal ao próximo não empresta seu dinheiro com usura e não aceita suborno''.
Veja sua foto aqui nestas palavras. Sua imagem e semelhança está correspondendo ao que está escrito? responda para você mesmo.
A fotografia do Salmo 23 , pinta com a garantia das palavras. ''O Senhor é meu Pastor nada me faltará''.Essa é uma confiança tão grande que não precisa de artifícios. Esse modelo de palavras é para toda Sociedade que assume compromisso com o Senhor.
Como esta seu compromisso com o Senhor? Está na dependência dele por completo? Responda para você mesmo.
O Salmo 91 é recheada de ''Amor mais que perfeito". Começa dizendo no silencio .'' Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do onipotente descansará''. Embora não tenha o privilégio de ver. Quem tem fé, está debaixo da potente mão do ''Todo Poderoso ''. Nada o poderá atingir. Não podemos confiar em deixar a Bíblia aberta neste Salmo, pois ele tem que estar guardado na nossa mente e no nosso coração.
Tem essa confiança perfeita? Responda para você mesma.
A fotografia do Salmo 137 é uma das mais lindas, embora seja uma mistura de , ódio, saudade e vingança.O versículo 1 diz: ''As margens dos rios da Babilônia, nos assentamos e choramos com saudade de Sião. Nos salgueiros que lá havia, penduramos nossas harpas e os nossos inimigos, nos pedia que cantássemos uma das melodias de Sião''.
Ao pararmos para mentalizar , o que está narrado neste Salmo, observamos como foi o cativeiro dos Judeus, naquele lugar. A Babilônia era uma terra linda a começar pelos famosos ''Jardins Suspenso''. Para todos os lugares, que os olhos podiam contemplar , se podia ver a grandeza de tudo que existia lá e até mesmos os rios cheios eram de uma beleza ímpar, mas os Judeus não conseguiam ver porque o sofrimento da saudade não deixava.
Assim são muitas pessoas no mundo inteiro. Tenha dinheiro ou não. Estão vazias e sabem por que? Porque não tem Jesus. Tem muita gente vivendo do passado ,outras que vivem sonhando. Existem as que ,nem vivem do passado nem do futuro, que vivem vegetando e perdem de contemplar a glória de Deus que fez os mares , as flores, os pássaros e as criancinhas .
Vivem no vazio existencial ,como estavam os Judeus as margens dos rios da Babilônia. Quanto tempo perdemos por não observarmos as Obras de Deus com as suas fotografias de palavras.
Como está você nesta foto? Nada é fácil para ninguém neste mundo, mas a Palavra de Deus diz: ''Buscai em primeiro lugar , o Reino de Deus e a sua Justiça ,e as demais coisas vos serão acrescentadas''.Mateus 6:33
Vamos buscar o ''Reino de Deus '', e vamos ver como sai nossa fotografia antes e depois , nestes Salmos. Esse é um convite para mim e para você. Temos que observar ,na vitrine dos salmos , como está a nossa imagem e semelhança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário