OS DOIS ENCONTROS
Gen.32:24
A vida é cheia de encontros, desencontros e reencontro, mas o ser humano não sabe, e nem imagina, que o primeiro encontro mais importante é aquele em que se assume compromisso com Deus.
A Bíblia fala em diversos encontros. Já vimos o encontro do rei Davi com Bete Seba; o encontro de Ester com o rei Assuero; encontro de Rute com Boaz etc... mas o encontro de Esaú e de Jacó é o mais importante, porque serve ao propósito deste tema.
O tempo de Jacó nas terras do seu sogro Labão, havia terminado. Muito rico , com muitos filhos, ele recebeu de Deus a ordem(v.3)"Volte para a terra de seus pais para a sua pátria , e eu estarei com você ".
Pressentindo a partida de Jacó. Labão , já não o tratava como antes.Jacó tinha atrás de si um passado de trapaças . Enganou o irmão, o pai, e estava pagando caro e recebendo do sogro o mesmo que fizera aos outros. Jacó estava experimentando do próprio veneno.
Até o salario , o sogro mudou dez vezes e para não perder tudo , foi orientado por Deus, (v.7). Jacó fez uma proposta ao sogro de que todas as ovelhas que nascesse listrada seria seu pagamento, mas tinha um segredo que Labão não sabia. As ovelhas teriam que ficar em frente a uma cerca, e assim Jacó conseguiu tudo de volta, pois o rebanho nascia listrado.
Apesar de Labão não se conformar com a independência do genro, Jacó vai embora e leva toda família constituída, No caminho surgiu um acontecimento que menos esperava. Seu irmão estava vindo ao seu encontro.
Jacó entrou em pânico. Chegara a hora da cobrança. Pensou ele . Chegou a hora do acerto de contas. Jacó se sentiu culpado e começou a tramar uma saída.
Não existe coisa pior que uma consciência pesada e Jacó estava se sentindo muito mal, por isso ele começou a pensar em alguma coisa para se livrar do conflito que esse encontro ia causar nele e principalmente a sua família.
Começou a pensar: Estava muito rico, possuía muitos bois,jumentos
,ovelhas, servos e servas Gen; 32:6. E teve uma ideia: Mandar presentes para o irmão. Usar o materialismo para aplacar a ira do irmão magoado e aplacar a própria consciência.
Mais uma vez , ele estava tentando manipular a situação . A primeira ele usou o estômago e desta feita eram as mãos. Tempos atrás , ele aproveitou a fome do irmão para tomar-lhe a primogenitura e agora oferecia presentes para sair incólume da situação.
Esaú na época , vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas ,podemos fazer um paralelo contextualizando : Tem muita gente vendendo sua salvação por um prato de ilusões do mundo.
Mas examinando atentamente este texto, podemos notar que Jacó errou duas vezes: A primeira porque não buscou a Deus e segundo , porque achou que o irmão teria o mesmo procedimento que ele. Esaú não aceitou os presente e ainda demonstrou seu perdão fraterno.
Que lição ! Isso nos leva a pensar, que todos nós temos a mania de acharmos que todas as pessoas são Iguais a nós. Jacó pensou que o irmão era trapaceiro igual a ele. Um outro problema , que Jacó enfrentou, foi como ia resolver o impasse.
A Bíblia diz que ele enfrentou uma noite de angustia, por isso organizou a família e foi para o vale do Jaboc. Estava com medo , e preparou-se para o encontro com o irmão , mas entendeu que precisava ter outro encontro antes. Encontrar-se com Deus.
Foi algo interessante, o segundo encontro dependia do primeiro. Essa é uma lição para nós. Se tivermos que resolver uma situação através de um encontro temos que ter um encontro com Deus antes.A vitória é certa.
Lembro que anos atrás , atendi um homem que estava aflito para resolver um problema na Prefeitura e achei por bem , perguntar-lhe se não gostaria que fizesse uma oração, por ele e fiquei surpresa com a sua resposta: Disse-me ele, ''Não quero saber de oração , não preciso''. Resultado não conseguiu e ainda a situação piorou.
Continuando:
Jacó passou a noite na luta com o anjo e venceu. Quando amanheceu , Jacó saiu daquela situação com um novo caráter, nova pessoa e nova personalidade e um novo nome , passou a chamar-se Israel.Gen.32:25-30. Foi um encontro maravilhoso que mudou a historia de Jacó. Ele estava preparado para encontrar-se com o irmão.
De longe os irmãos se viram e foi um encontro maravilhoso . Esaú estava tão rico quanto Jacó e vinha em paz. Esse texto nos dá uma lição maravilhosa sobre encontros. O nosso primeiro encontro tem que ser com Deus , depois: ''As demais coisas nos serão acrescentadas''.
Um outro exemplo é o do ''dar presentes'' que a Bíblia diz no capitulo 21:14 do livro de Provérbios : '' O presente discreto aplaca a ira''. Mas a oração resolve todas as coisas.
Queremos convidar o leitor a ter um encontro com o Senhor Jesus ,para ter vitórias em sua vida. Jesus diz: ''Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e vos aliviarei''. não existe encontro mais sublime que este
Nenhum comentário:
Postar um comentário