Todas as paginas
sexta-feira, 8 de janeiro de 2021
O ANJO DE GIDEÃO
VAI TUDO BEM ?
2ª Reis 4:8-37
''Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu. ..."
Vamos apresentar a história da Sunamita e tirar dela exemplos para nossa vida. Esta mulher morava em Sunem .
Localizada entre os montes , Gilboa e Tabor ficava a cidade de Sunem , que hoje é a cidade de Afula . Este lugar foi palco de grandes acontecimentos bíblicos. Sunem significa ''Lugar de repouso" ficava a sudeste do mar da Galileia.
Neste lugar morava uma mulher ,que a Bíblia não cita seu nome, mas sua história de vida mereceu um destaque que tem atravessado os séculos , como exemplo de fé e de esperança.
Sempre que o profeta Eliseu viajava e passava nesta cidade , recebia da Sunamita um atenção muito especial. Esta senhora pediu ao marido , para construir um quarto para hospedar o profeta Eliseu.
Eliseu ficou encantado com a atenção daquele casal e por isso resolveu dar um presente para eles , por isso começou a pesquisar e viu que a mulher tinha tudo. Tinha muito dinheiro , casa e a única coisa que observou foi que ela não tinha filhos.
Eliseu falou para a Sunamita que iria orar , pedindo a Deus um filho para ela. Tempos depois , a criança nasceu e o casal estava feliz. A criança cresceu , mas um dia ela adoeceu e morreu.
A Sunamita começou a procurar Eliseu e correu para pedir ajuda. Durante a caminhada , as pessoas procuravam conversar com ela e perguntavam : ''Está tudo bem?'' . E ela respondia : ''Esta tudo bem''.
Como falar que ''está tudo bem ''?, diante da morte do filho. Não estava nada bem e eu fico imaginando o que aquela criatura estava conjeturando . Não tinha filhos e não estava preocupada com isso . Aceitou a oração do Profeta e o presente que recebera estava morto.
Poderia estar livre daquele sofrimento e agora ela ia cobrar de Eliseu , uma atitude do Profeta para consertar aquele equivoco . Ao encontra-lo. ''Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu. ..." ela foi atendida. O profeta voltou com ela e com a sua oração fez a criança ressuscitar .
Por outro lado, a Sunamita deu um grande exemplo de discernimento que é entender com profundidade o que está acontecendo. Intimamente a sunamita sabia que aquele homem que fizera oração para ela ter um filho , faria outra oração para trazer seu filho de volta.
Por isso ela fala para todos ''Está tudo bem''.
Os cumprimentos dos Judeus é muito repetitivo . Quando eles perguntam pela família , enumera o nome de cada membro da família e imaginamos a sunamita respondendo ''está tudo bem.''
Será que na falta do emprego . Vai tudo bem? Na falta de saúde . Vai tudo bem?
Com fome . Vai tudo bem? Com sede Vai tudo bem?
E principalmente em um momento tão difícil que é a morte de um ente querido. Dizer Vai tudo bem.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
SITUAÇÕES DE CONFLITOS EM FAMÍLIAS
Do capitulo 38 do livro de Gênesis até o capitulo do livro de 2º Samuel 13, aconteceram muitas coisas , surgiram muitas famílias, e muitos sentimentos de confrontos e conflitos entre as pessoas que viveram neste tempo.
Vamos meditar na historia de Tamar e Judá (Gênesis 38) e na historia de Amom e Tamar (Samuel 13).
Para começar as duas mulheres tem o mesmo nome (Tamar) e os homens são (Judá e Amom). Mas os acontecimentos , sentimentos e reações , são diferentes e trazem para nós algum exemplo apesar da distancia cronológica.
Tudo começou quando Os irmãos de José o venderam no deserto e Judá foi um deles. Ao efetuarem a venda , Judá separou-se dos seus irmãos e foi para a casa de Hira e lá conheceu uma moça por nome ''Sua'' e com ela casou e teve três filhos Her, Onã e Selá .
Era costume na época , em caso de morte , o irmão mais novo casar com a viúva , para continuar a descendência familiar. Os dois primeiros Her e Onã , não queriam filhos e derramavam o sêmen na terra , por isso pagaram com a vida. Já o terceiro , o Selá não tinha obrigação de casar.
Por isso , Tamar que não queria ser amaldiçoada , teve a ideia de se transformar em prostituta e se entregar ao sogro Judá , porque ele não determinou o outro casamento com o terceiro filho Selá.
Alguém a avisou que seu sogro estava na cidade , e ela conseguiu o que queria e se deitou com ele e engravidou e exigiu dele o selo e o cajado. O tempo passou e a barriga começou a aparecer.
Como sempre o fofoqueiro viu, sempre tem um que vê tudo e foi correndo avisar a Judá que logo julgou e deu seu veredicto de morte. A mandado do seu sogro , Tamar ia ter a pior das mortes. Ia morrer queimada numa fogueira.
Que crueldade ! . Judá não viu o rosto de Tamá , portanto não sabia de quem se tratava , por isso ela mandou o cajado e o selo que ficara como penhor. Judá se arrependeu e clamou que ela era mais justa que ele. Dessa união Nasceram gêmeos.
O importante dessa historia foi o arrependimento e o reconhecimento do erro.
O segundo caso foi a história de Tamar e Amom filhos de Davi, narrada no livro de 2º Samuel. É uma história de uma paixão tóxica de um irmão por uma irmã. Amom apaixonou-se perdidamente pela irmã e chamou o sentimento de amor.
Amom teve tudo menos amor. Foi uma paixão descontrolada e que não o deixava pensar no que fazer, até que Jonadabe lhe dá um conselho de se fingir de doente e chamar Tamar para cuidar dele. Tamar inocentemente , aceitou e foi estrupada e ainda apanhou dele depois do ato.
Amom foi um canalha. Primeiro ele não respeitou a sua irmã nem a seu pai, nem a sua família. Davi , foi um covarde , porque mesmo sabendo não defendeu a filha. Absalão ficou revoltado e organizou uma reunião , cuja finalidade foi matar Amom, e conseguiu.
Davi chorou muito, mas a impressão que dá é que o rei sentiu mas a morte do filho Amom que o sofrimento de Tamar. Ele não esqueceu do que um dia o profeta Natan disse para ele por ocasião da morte de Urias marido de Bete-Sabá : ''Nunca mais a espada sairá de dentro da tua casa''.
Foram sofrimentos e conflitos dessas duas famílias.
terça-feira, 5 de janeiro de 2021
BLOG PREÇO DOS ENCANTOS
O Blog Preço dos Encantos tem esse nome , graças a leitura da historia de Balaque e Balaão . A Bíblia narra a historia dessas duas autoridades. Balaque era rei dos Moabitas que queria amaldiçoar os judeus mas não tinha autoridade para tal , por isso ele mandou alguns anciãos levar presentes para Balaão que rejeitou, preferindo a fidelidade que jurara ter para com Deus.
A Bíblia diz no livro de Número, no capitulo 20 que : ''Eles foram com o ''Preço dos Encantos '' nas mãos. Em outras traduções escreveram ''Preço dos Encantamentos''. Assim surgiu o nome do Blog que está hospedado na Califórnia sob a Égide {B}.
Égide é uma palavra de origem grega, que significa, escudo. Na Mitologia Grega, égide era um escudo mágico, utilizado por Zeus, supremo mandatário dos deuses, que habitavam o monte Olimpo, que lhe protegia, nas lutas contra os titãs. Segundo a lenda, Zeus recebeu a égide de sua filha Atenas, deusa da guerra e da sabedoria.
Mas no nosso caso, estamos sob a proteção celestial de Deus em primeiro lugar e em segundo lugar sob a proteção social do BLOGGER Blogger. Foi criado em junho de 2011, portanto estamos para completar dez anos. Temos 90 seguidores.
Tive uma surpresa de ter 400 visitantes no dia de ontem. Sempre temos de cem a duzentos por dia. Portanto foi com surpresa e satisfação que vi o numero de visitas dobrarem.
Com 629 postagens já somamos o número de 356. 778 de visitantes . temos uma comunidade no Facebook com 900 seguidores . Ganhamos em 2016 o Prêmio Dardos do Jornalismo Espanhol. Temos cumprido a missão de divulgar a '' Palavra de Deus'' com fidelidade e assim entramos no ano de 2021 com fé em Deus e esperança de dias melhores.
Diac. Dalva Coutinho
segunda-feira, 4 de janeiro de 2021
COMENTÁRIOS DE LEITORES DURANTE O ANO DE 2020
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "NA CONTRA MÃO DA PROPAGANDA"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "O REI PEDE ÁGUA"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "MUITA ORAÇÂO , POUCA ORAÇÃO E NENHUMA ORAÇÃO"
Carlos santos comentou em "MUITA ORAÇÂO , POUCA ORAÇÃO E NENHUMA ORAÇÃO"
Ana Paula comentou em "O REI PEDE ÁGUA"
Ana Paula comentou em "O REI PEDE ÁGUA"
Ana Paula comentou em "O REI PEDE ÁGUA"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "ABRINDO ESPAÇO COM CARINHO E PARA RECONHECIMENTO"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "ABRINDO ESPAÇO COM CARINHO E PARA RECONHECIMENTO"
Betto Coutinho comentou em "ABRINDO ESPAÇO COM CARINHO E PARA RECONHECIMENTO"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "TRAPOS DE IMUNDICIA"
Desconhecido comentou em "TRAPOS DE IMUNDICIA"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "A VIDA ETERNA"
André comentou em "A VIDA ETERNA"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "MICAL : DUAS VISÕES E UMA JANELA"
Luciane silva comentou em "MICAL : DUAS VISÕES E UMA JANELA"
Desconhecido comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "SINAIS DOS TEMPOS"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "SINAIS DOS TEMPOS"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "BURACOS NA FÉ -Dalva Coutinho"
Diaconisa Dalva Coutinho comentou em "RESERVAS ESPIRITUAIS"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "RESERVAS ESPIRITUAIS"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "RESERVAS ESPIRITUAIS"
Diaconisa Dalva Coutinho respondeu a um comentário em "OS TOUROS DE BASÃ ONTEM E HOJE"
Agnaldo comentou em "OS TOUROS DE BASÃ ONTEM E HOJE"
Desconhecido comentou em "RESERVAS ESPIRITUAIS"
Desconhecido comentou em "OS TOUROS DE BASÃ ONTEM E HOJE"
dalva coutinho comentou em "BURACOS NA FÉ -Dalva Coutinho"
Pastor Marcos Lira comentou em "OS TOUROS DE BASÃ ONTEM E HOJE"
Desconhecido comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Desconhecido comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Desconhecido comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Cleverson comentou em "RESERVAS ESPIRITUAIS"
Desconhecido comentou em "OS NETININS DA VIDA"
Desconhecido comentou em "RESERVAS ESPIRITUAIS"
Luaba comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Luaba comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Desconhecido comentou em "AS ESCOLHAS DE RUTE"
Desconhecido comentou em "MORADAS CELESTIAIS"
Desconhecido comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"
Desconhecido comentou em "OS NETININS DA VIDA"
Adriana Abreu comentou em "ÊXTASE ESPIRITUAL"
Mar comentou em "SAUDADES DA PATRIA"
Desconhecido comentou em "ORAÇÃO DE JABEZ"
Helio comentou em "AS TRÊS INTERROGAÇÕES"
Desconhecido comentou em "O REI PEDE ÁGUA"
Marques comentou em "AS VARAS DA JUSTIÇA n° 2"
Alexandre comentou em "O LENHO VERDE E O LENHO SECO"