Todas as paginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Paulo de Tarso da Internet a conversão

 

Paulo de Tarso (5-67), também conhecido como Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso ou São Paulo, foi um apóstolo de Cristo e um dos principais divulgadores da doutrina cristã. Dos 27 livros contidos no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, 13 são atribuídos a São Paulo.

Pintura do Apóstolo Paulo
São Paulo escrevendo suas epístolas (1618-1620). Pintura atribuída à Valentin de Boulogne (1591-1632).

Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, território atual da Turquia. Seus pais, embora judeus, possuíam privilégios da cidadania romana. Ele recebeu dois nomes no nascimento: Saulo, nome hebreu, e Paulo, um nome romano.

Antes de se converter ao cristianismo, Paulo participou da perseguição das primeiras comunidades cristãs. Isto mudou após ele ter a visão de uma luz incandescente e ouvir a voz de Jesus, que lhe perguntou sobre as perseguições que os primeiros cristãos estavam sofrendo. Ele ficou cego por três dias e, após ser batizado por Ananias, recuperou a visão e dedicou sua vida a espalhar a palavra de Jesus Cristo. 

A história dos primeiros anos da vida de Paulo de Tarso

O pai de Paulo era membro da seita dos fariseus, uma das mais ortodoxas seitas judaicas. Ainda adolescente, Paulo foi para Jerusalém estudar as Escrituras e a “Lei Oral”, deduzida da Lei de Moisés, que era transmitida verbalmente de uma geração para outra e que também regulava a vida cotidiana dos fariseus.

De volta à cidade de Tarso, Paulo continuou os estudos para seguir a carreira de rabino, alternando com o trabalho de tecelagem, que realizava com o seu pai. Com os grandes eventos do cristianismo, como o anúncio do Evangelho e a morte e a ressurreição de Cristo, as ideias cristãs se propagaram rapidamente, conquistando uma legião de judeus e romanos.

Para apoiar o judaísmo, ameaçado pela nova fé, Paulo empreendeu uma marcha para Jerusalém, perseguindo os fiéis da nova religião, entrando em casas, arrastando homens e mulheres e entregando-os à prisão. 

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Atos 8:3

Um dos episódios mais conhecidos neste período foi a participação de Paulo no apedrejamento de Estevão, considerado o primeiro mártir do cristianismo. 

A conversão de Paulo de Tarso ao cristianismo 


A conversão do apóstolo Paulo, chamada também de conversão de são Paulo, é, de acordo com o Novo Testamento, um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus. É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C..

Nenhum comentário:

Postar um comentário