''Origens. A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.''
É comum encontrar, nos Salmos de Davi, apelos ao Senhor pedindo livramento de crises, especialmente das mãos dos seus inimigos. Normalmente, ele começa com suas súplicas e encerra com expressões de gratidão e louvor. No Salmo 40, Davi inicia com uma declaração do livramento que ele recebeu de Deus.
Versículos sobre Livramento
“Livrou-me do meu poderoso inimigo, e daqueles que me tinham ódio, porque eram mais fortes do que eu.”
(2 Samuel 22:18)
Quem ou o que pode ser considerado , poderoso inimigo? Estamos vivendo diante de um ''poderoso inimigo'', o Coronavírus . Não podemos vê-lo , todavia podemos ver o seu poder de destruição em massa. Na historia Bíblica , Davi estava vivendo uma crise tremenda. De um lado , os filisteus e do outro Saul. Davi acompanhado de suas duas mulheres Abigail e Aionã , foi consultar ao Senhor e perguntou para onde deveria ir. Deus respondeu que fossem para Hebrom , Primeiro exemplo para nós. Em tempos de crises devemos perguntar a Deus : O que fazer e para onde ir e não esquecer aqueles que nos ajudaram.
“Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me.”
(Salmos 40:13)
O Salmo 40 é um desfile de palavras enaltecendo o poder e a glória de Deus. Enaltece também a sua bondade e a sua misericórdia. Paralelo a esse esses elogios Divinos , Davi expõe suas fraquezas e sua pressa em ficar livre dos sofrimentos imposto pelo inimigo, por isso ele diz: ''Apressa-te em ajudar-me''.
“E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.”
(1 Crônicas 11:14)
O apelo da Davi no salmo 40 , tem sua explicação histórica em 1 Cronicas 11 , quando diz:
Dai compararmos a Bíblia a uma grande cocha de retalhos porque tem histórias nela que se completam outro livro . Veja no comentário abaixo que exibe o histórico da vitória de Davi contra os Filisteus.
No Salmo 91 ,, Davi conclui o que representa Deus para ele: Refúgio, Fortaleza e confiança e conclui o porque: ''Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.”
(Salmos 91:2,3)
Não sei o que o leitor está passando, mas sei o que o escritor está vivendo. Somos todos iguais , Não somos diferentes de ninguém . Passamos pelos mesmos sofrimentos. Físicos, Emocionais, Psicológicos e Espirituais e nem mesmo sabemos o ''porque'' O Blog Espiritualismo diz o seguinte:
''Participante: as informações do mundo espiritual em geral afirmam que os sofrimentos morais são em geral mais angustiantes que os físicos. Contudo, a dor física particularmente me parece muito mais impressionável. Gostaria de entender com que finalidade Deus impõe tormentos físicos como meio de progresso.''
A resposta foi a seguinte :'' Somos o que pensamos''. Muitas vezes passamos por tudo que pedimos'' É muito interessante mas é uma realidade.'' Deus não impõe sofrimentos a ninguém , mas Ele dá livramento , quando somos incapazes de suportar.
Livramentos:
No clamor Salmo 34:17
Na oração Salmo 32:6-7
Na salvação Salmo 68:20
Anjo protetor Salmo 34:7
Livramento não falha Salmo 34:4
Nenhum comentário:
Postar um comentário