''Havia certo homem de Ramataim, zufita, dos montes de Efraim, chamado Élcana, filho de Jeroão, neto de Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe.
Ele tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha".
1 Samuel 1.1-2
Naquele tempo , os homens podiam ter duas mulheres e Élcana era um deles. Existia na vida desse homem , Ana e Penina. Nos tempos antigos acontecia um fato interessante . Muitas mulheres não conseguiam engravidar.
No inicio da Bíblia conhecemos Sara, esposa de Abraão . O ventre que não concebesse , era considerado maldito e isso parecia aos olhos das pessoas um mal presságio. Abraão orava e Sara também , mas nada acontecia.
Uma noite ,Deus observou o desânimo de Abraão e o convidou para sair da tenda e lhe mostrou o céu repleto de estrelas e prometeu um filho , cuja prole seria como o numero de estrelas, se é que ele podia contar.
Muitas de nós não alcança . o que pedimos porque estamos dentro de uma tenda , chamada incredulidade . Esse era o grande problema de Sara. Ela orava mas duvidava e por isso o milagre não acontecia.
Outra mulher foi Rebeca que casou com Isaque, cuja oração agradou a Deus e por isso ele deu porção dobrada
Outra foi Raquel. As vezes penso que o problema estava abrigado no coração de Raquel , por causa da vaidade de seus dotes de beleza, coisa que Lia não possuía.
Outra mulher sem nome , foi conhecida como a ''mulher de Manoa'' a mãe de Sansão.
Podemos citar Isabel mãe de João e Ana que dá título a esta postagem. O marido de Ana era Élcana . Élcana tinha uma outra mulher chamada Penina.
A Bíblia diz que Penina se vangloriava , por ter muitos filhos e zombava de Ana. Ninguém sabe o que vai no coração de uma mulher que luta para ter um filho, mas é possível imaginar a começar pela pergunta: ''Que foi que fiz para não ter esse direito''? Uma mulher do mundo já procura a causa nos consultórios médicos e nos laboratórios e nos tratamentos alternativos.
Mas uma mulher de Deus tem que procurar as razões e os resultados nos pés do Senhor, afinal Ele é o criador da vida e'' sem Ele nada se pode fazer''. Ana buscou entender o seu problema e resolveu , ao invés de reclamar ; clamar e foi o que ela fez.
Era costume ,em todos os anos Élcana ir com toda família a Jerusalém. Em Samuel , capitulo 3 diz:
''Todos os anos Élcana subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR dos Exércitos, em Siló, onde os dois filhos de Eli: Hofni e Finéias, serviam como sacerdotes do SENHOR. 4No dia em que oferecia sacrifícios, Élcana tinha o costume de dar porções à sua mulher Penina e a todos os seus filhos e filhas,…''
Ana foi e aproveitou para orar. A Bíblia diz que ela chorou tanto que o sacerdote Eli pensou que ela estava bêbada. E ele chamou a atenção dela e escutou a resposta que : estava orando.
Extraímos dessa atitude de Ana a primeira lição. Clamar e chorar. Como estão seus olhos minha irmã? Ana chorou com a alma . Deus ouviu e respondeu . Nasceu Samuel e mais seis filhos.
Podemos pensar também em coisas materiais que permeiam nossos sonhos e que podem ser considerados filhos. Um emprego , um carro, uma casa, a cura de uma enfermidade etc... podem ser gerados no nosso coração mas que precisam ser colocados no altar para serem concebidos e virem a luz no momento oportuno.
Gerar sonhos e traze-los a existência é tudo que seja físico. Tudo começa no coração e através da oração , Deus os torna possível. Ana conseguiu , e você e eu podemos desde que nos esvaziemos das incredulidade e das duvidas e nos enchamos de oração e da Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário