Todas as paginas
▼
sábado, 21 de maio de 2016
DA MORTE PARA A VIDA
"Jovem , a ti te digo : Levante-se '' Luc. 7:14 , 1ª Reis 17:23, 2ª Reis 4:23-32
Estes três textos , tem como tema central as histórias de três profetas , três mães e três filhos mortos e um resultado maravilhoso, onde estão explicitados, a morte, a vida, o principio, o fim e o poder da fé , como exemplo para nós.
Foram três acontecimentos, em lugares e época diferentes que chegaram até nós , sem o auxilio da tecnologia mas que fazem a diferença nos nossos dias ,porque reuniram três grandes Profetas; Elias, Eliseu e Jesus e os milagres que aconteceram ao trazerem da morte para a vida, três jovens.
A morte sempre é o fim de uma vida, mas também pode ser o termino de qualquer coisa . ou final de algo objetivo ou subjetivo.
Elias , foi um Profeta que provou de ser um profeta verdadeiro, pois anunciava o evangelho sendo um verdadeiro portador da vida. Elias anunciou que não choveria por três anos e realmente não choveu. Ficou tudo seco , com seco estava o coração povo para com Deus. Certo dia , Jeová mandou Elias procurar a viúva de Sarepta. E ele foi.
Estava ali uma mulher pobre que dividiu o pouco alimento que possuía com o Profeta. Foi um gesto tão maravilhoso que passou como exemplo para a história da humanidade, através da Bíblia. Um dia seu filho morreu e ela procurou o Profeta Eliseu e a sua oração trouxe a criança de volta a vida.
A Bíblia diz: ''Espalhou deu aos pobres , a sua justiça permanece para sempre'' 2 Cor. 9:9 . Deus não permite que nada falte a quem tem gestos como esse. em que se reparte o que se tem. Foi o que aconteceu com a viúva para ela ficou a promessa ''A farinha da panela não se acabará''.
Fato parecido aconteceu com Eliseu , sucessor de Elias. Eliseu conheceu uma mulher muito rica e profetizou que ela iria ter um filho. tempos depois nasceu sua criança. A casa da mulher ficou em festa , mas tempos depois esta criança veio a falecer. Apesar de ter posses vivia no meio dos pobres.
Ela sentiu que Eliseu não tinha compromisso com os poderosos , mas estava triste pela perda do filho e foi em busca da ajuda do Profeta, porque também sentia que aquele homem era muito intimo de Deus. O que chama a atenção no texto é que ,ela mesmo em meio ao sofrimento , ela não reclamou, não murmurou , e para todos que encontrava no caminho ela dizia ''Vai tudo bem".
Quem em meio a tribulação , chega a dizer que : ''Vai tudo bem" , só pode ser alguém que se apoia na fé , e isso é agradável aos olhos de Deus, por isso Ele faz a vida renascer . Eliseu orou e Deus ressuscitou o filho daquela mulher.
A terceira parte diz respeito a um fato acontecido com o Senhor..
A Bíblia diz que Jesus vinha com seus discípulo , acompanhado por uma grande multidão e quando chegou a porta da cidade , encontrou outra grande multidão que ia enterrar um defunto.
Duas multidões: Uma acompanhando a vida e a outra acompanhando a morte. Esse encontro não foi por acaso. Ele teve hora e lugar certo para acontecer. Havia uma porta, a porta da cidade, nada melhor que uma porta , para se entrar para uma nova vida. O mundo está assim, multidões que acompanham a morte e uma outra que acompanha a vida e sempre existe uma porta para tal.
E naquele momento , Jesus teve uma imensa compaixão daquela mulher . Naquele lugar havia muitos sentimentos misturados , naquela hora. Pessoas choravam, pessoas saudosas, pessoas entristecidas , o único sentimento que não estava presente, era a inveja. Quem vai ter inveja do defunto? Mas o fato é que Jesus , foi até o esquife e falou: '' Jovem a ti te digo , levante-se'' e o rapaz voltou a vida e todos glorificaram o nome do Senhor.
Aprendemos com isso que ; onde Jesus está , o milagre acontece. O morto ressuscita; o cego volta a enxergar, o surdo escuta, o aleijado anda etc...
Paralelo a isto existe muita coisa que precisa ressuscita na nossa vida. Os Sonhos que morreram; o amor que desapareceu; a alegria que findou, a fé que acabou, a cumplicidade, o afeto, o respeito que ficou ao longo da estrada da vida. As almas estão vazias procurando encontrar quem as consiga preencher.
Aquela porta , onde se encontraram as duas multidões está aberta e nela está Jesus esperando para fazer o milagre da ressurreição . Aquela porta é um convite para os que estão na aflição acompanhando a multidão dos mortos deixar e acompanhar a multidão da vida.
Ao transpor encontrará o senhor que ressuscitara sua vida , seus sonhos, seu amor pela vida, sua alegria, seu afeto e sua fé no Deus de Elias , de Eliseu e de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário