"Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo.
2Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele. '' 1º Sam. 22: 1-5
Estamos vivendo uma crise sem precedentes. Todo o mundo está vivenciando esta crise, porque tudo está sendo corroído e caminhando para um colapso total. As crises estão afetando os trabalhos; a saúde; a fé ; a família de um modo geral, em toda parte social .
Estamos no tempo do Relativismo que é uma forma de viver onde cada um faz o que entende, que seja melhor para si. Isso vai confrontando com os ensinamentos Bíblicos e não existe uma sociedade se quer , que tenha sobrevivido com essa conduta que não tenha sido destruída nos julgamentos Divinos.
Podemos citar como exemplo , Sodoma e Gomorra. E outras civilizações que capitularam , por causa do pecado. E elas sucumbiram por causa da crise comportamental.
Crise quer dizer, situação embaraçosa que afeta a área financeira, a saúde, e a fé e porque não dizer , toda existência, e todos nós passamos por todas elas. Ouvi um dia, alguém falar:''Crente não tem crise''. Discordo, porque a própria Bíblia diz: ''Na vida tereis aflições mas tende bom ânimo , eu venci o mundo e vós vencereis também'' João 16:33.
Escolhemos Davi e uma passagem da sua vida em que as crises , o obrigaram a fugir e esconder-se na Caverna do Adulão. Davi venceu um urso, um leão e matou um gigante e teve que enfrentar uns dos mais ferozes : O ódio e a inveja de Saul.
Além de conviver com seus problemas , Davi teve que lidar e ajudar quem também estava em crise, porque foram conviver com ele:''Os endividados, os que estavam em dificuldades e os descontentes''1Sam. 22:2. Formaram-se 400 homens que começaram a ajuda-lo.
Quando trazemos do texto para o contexto, observamos que , nós também enfrentamos situações parecidas, quando os ursos das enfermidades nos abraçam e as vezes parecem que não querem mais soltar. Muitas vezes temos que matar um leão por dia, frente as situações financeiras que enfrentamos no nosso dia e as vezes temos que enfrentar também o ódio e a inveja de alguns.
O que devemos fazer e o que não devemos fazer frente a estas crises:
Nas crises uns se tornam mais fortes e outros mais fracos. Numa crise , nunca se deve tomar decisões prciptadas. Não se deve negar o problema e nem fugir dele buscando solução na bebida, nas drogas. Não se pode recusar ajuda e não se pode culpar os outros; a família, o governo, a sociedade, a educação e não querer encontrar soluções.
Quem está enfrentando uma crise deve enfrenta-la, responsabilizar-se e tomar iniciativa para resolver.
O que Davi nos deu de exemplos ?: Buscou a Deus ao invés de murmurar (v. 6B). Procurou Abiatar para ajuda-lo e nós devemos buscar alguém espiritual para nos ajudar em oração. Davi não se deixou abater, frente as situações negativas e ainda foi grato a Deus e aos que lhe ajudaram no passado, quando teve vitória.
Deus tem promessas para quem é vencedor nas crises ( 1° Cor. 10:13) e em Romanos 8:28 ele diz que se pode extrair , o que é bom de uma crise.
''Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.''
Vença as crises em nome de Jesus. Não murmure , ao invés cante louvores e busque ajuda de outros em oração para resolver o impasse.
As crises passam, mas nós ficaremos e temos que ficar com uma fé inbalavel e com saúde na alma , no físico e no espirito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário