Todas as paginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VOTOS PRECIPITADOS

Votos Precipitados


''Quando fizeres a teu Deus um voto não tardes em cumpri-lo'' Eclesiastes 5:4-5

O voto é uma promessa que se faz em determinada situação, para que seja alcançada algum objetivo. Existem diversos tipos de votos. Existem votos religiosos , votos políticos, votos sociais, votos profissionais, votos de castidade, votos de pobreza etc... E o que chama a atenção no voto é a importância do compromisso assumido, perante alguma autoridade, ou mesmo perante Deus.

A nossa reflexão de hoje é sobre a precipitação dos votos assumidos O assunto ''voto'' é tão sério que a Bíblia chama de ''tolo'' quem não os cumpre. E o que é ser um tolo? È se achar esperto , quando na verdade é um ignorante. .

A Bíblia fala de vinte e sete tipos de votos a começar pela oferta voluntária (Lev. 23:38). A primeira oferta de dízimos foi feita por Jacó que prometeu dar o dízimo se ganhasse a guerra
Gen. 28: 20-23 . O livro de Número é onde se encontra a maior preocupação de Moisés com relação a votos e é a partir do capitulo 30, onde ele manda ter muito cuidado com os votos.


Um dos maiores problemas da dinâmica social é justamente a alienação. E o que é isso? É o pecado e tudo funciona mais ou menos assim.

A dinâmica atua na formação das gerações, todavia , a geração mais nova sempre se acha a dona
da verdade e começa a fazer toda sorte de coisas erradas. E isso acarreta problemas que são os pecados e o retrocesso do processo gera escravidão. Para que aconteça a libertação, se faz necessário a conversão que é uma volta de 360º em torno de se mesmo . No sofrimento aparece o clamor que chega até a graça gerando o perdão de Deus e isso tornou-se um ciclo vicioso em todas as nações.

Entre os Judeus vivia um homem por nome Jefté. Esse cidadão enfrentou uma grande luta , porque
em Israel não foi diferente. Aconteceu a mesma coisa. As gerações mais novas achavam que não precisavam mais obedecer a Deus e começaram a pecar. Como castigo, o Senhor os entrega nas mãos dos inimigos e novamente começaram a sofrer e mais uma vez pediam ajuda a Jeová
e pela misericordia eram atendidos. Deus levantava homens para liderar e vencer os inimigos .

Mais uma vez , os judeus deram as costas para o Criador , e dessa vez se viram com problemas com os amonitas e com os filisteus e quem foi levantado para lutar foi Jefté. Um israelita que fez um voto precipitado . Ele viu que não seria fácil vencer os dois povos . Olhou para o céu e falou :''Olha Senhor ! Se me ajudares a vencer a guerra, quando voltar , a primeira coisa que sair pela porta da minha casa eu te darei em holocausto''Juízes 11:31. Jefté ganhou a peleja e quando voltou quem primeiro saiu da porta da sua casa foi a sua filha. Juízes 11: 34

Quando Jefté viu a moça ,ficou desesperado. Ela chorou muito mas aceitou cumprir o voto que pai fizera. Reuniu algumas jovens da sua idade e saiu pelos montes a lastimar por dois meses e isso ainda hoje se cumpre em Israel. Desde então levantou-se grandes polemicas sobre a vida da moça. Como seria o holocausto? Todavia um estudo mais profundo da Bíblia , vamos observar que Deus não aceitava sacrifício humano .Levitico 18:21 e Deuteronômio 12:31.
Mas o sacrifício foi a virgindade. Nunca mais ela poderia se casar.

Quando prestamos atenção nos acontecimentos, não podemos generalizar, porque muitas vezes os castigos tornam-se também provas, mas as provas nunca são castigos. Já li em um artigo que dizia que determinados pecados gera determinadas doenças. Não podemos afirmar tais coisas, só podemos afirmar com certeza , que ''Tudo que o homem semear, ele colherá'' e que a Justiça Divina pode demorar , mas ela se cumprirá. De que forma não sabemos.

A Justiça Divina pode ser individual, quando você paga pelos seus atos. Pode ser familiar quando toda família concorda com as injustiças , e por isso todos pagam. Pode ser Nacional quando o juízo cai sobre toda nação. Muitas vezes achamos : que não é'' bem assim'' mas tem uma lei na Física que diz ''Toda ação corresponde a uma reação igual e de sentido contrario'' . Isso quer dizer na palavra bíblica : “Com a mesma forma que julgar será julgado, com o mesmo peso que pesar será pesado'' Por isso a importância de não amealharmos dividas em nenhuma área da nossa vida sempre nos lembrando que toda bola que jogarmos na parede ela retorna para nós com a mesma intensidade com que foi atirada. Se fizermos votos a Deus e não cumprirmos estaremos diante de uma grande dívida espiritual que será cobrado . Muito cuidado com os votos precipitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário