Todas as paginas

sábado, 22 de julho de 2017

AS ARVORES

Resultado de imagem para Marcos 11:13-14Por  Diac. Dalva Coutinho



Quero dividir hoje , com o caro leitor a meditação sobre  algumas  arvores citadas na  Bíblia e o que  elas  representam  na  nossa educação  Cristã.

Cada palavra  da  Bíblia , se prestarmos  atenção, veremos  que pode  ser  título de uma  mensagem, por  isso vemos  no capitulo 11 do livro de Marcos  diversas  comunicações  com  informações  de  cada  passo do  Mestre.

Este capitulo começa  falando  da  entrada  de  Jesus em Jerusalém e que Ele  ordena  aos    discípulos  de irem na  frente, e que  solte um jumentinho que  está  preso ,fora  da  porta.

Na  dinâmica  da sua  viajem , repentinamente  sentiu fome e se dirigiu a uma figueira  com  folhas, mas não  encontrou frutos e isso o aborreceu mas viu que  ainda  não  era o  tempo de  produção.

Aqui abrimos  um parentese para falar  de  arvores. O que é uma  arvore? Arvore ,é um vegetal com tronco, galhos,flores  e frutos, que  tem tempo para tudo. Para  ser plantada, para  crescer e para dar  frutos.

A Bíblia  fala de muitas  arvores mas neste  contexto , ela  cita  quatro  arvores;  Figueira,  Videira, Oliveira e  Espinheiro. A figueira que produz figos, representa  alegria. A Videira  que  produz uvas representa ,comunhão com Deus.  Oliveira ,que produz  azeitona e representa o óleo da unção e o Espinheiro cheio de  espinho representa o orgulho.

Jesus foi ver os  frutos  da figueira e não os  encontrou.
Imagino que nessa  videira  tinha os  frutos chamados :Bondade,benignidade, misericórdia, paz, gozo, amor  e  fé. Chego a  conclusão que estas arvores somos você e eu.

Quantas  vezes  o  Senhor  Jesus  procura esses  frutos em nós e  não os  encontra. Esta  semana eu fui  resolver um problema  e quando voltava , encontrei três pessoas que me  chamaram , e  eu perguntei o que  elas queriam.

Estamos  vivendo em uma  região, onde se  assalta  demais. Onde as pessoas  chamam e quando menos  se  espera  já  estão armadas  com  facas e acontecem  os  assaltos. Confesso que me  assustei e  que quase  cai , pois  pisei  em um  ferro e  sai  dali correndo e  não  ajudei aquelas  três  pessoas.

Somente  tinha  na  carteira  quinze  reais , mas  não teria nenhum problema em  tirar , cinco  reais e dar aquelas pessoas  que  estavam  precisando. E perdi o direito  de  exercer meu  fruto  de  bondade . Fiquei muito  triste , por  ter perdido a oportunidade  de  marcar ,mais um ponto na  minha  carteira  de  Cristã.

Pedi perdão a  Deus pois  me lembrei do  versículo:''Tiveste  fome  e  não me  deste  de comer''. Isso me deu uma  crise de consciência  terrível. Tive a oportunidade, tinha o  dinheiro e não  atendi. ao apelo. Cade a  fé  que  prego? Cade o cristianismo  que  ostento.

Naquela hora eu tinha  somente folhas. Tudo em mim era  somente  aparência. Que  arvore fui eu? Esse arrependimento está  me  servindo de adubo , para  dar  frutos de hoje  em  diante. Atender aos  necessitados me lembra um livro  que  li; ''Em meus  passos que  faria  Jesus?''

Fui três  coisas  que  um cristão não pode ser : medroso, covarde e omisso. As  vezes  somos  um Paulo , enfrentamos  o problema que  aparece e já enfrentei um assaltante  armado  e com uma  coragem  que não  sei  explicar , preguei o  evangelho para  aquele jovem.

E lembro-me que  quando falei no nome  de  Jesus, ele mudou completamente. Estava  gritando e passou a  falar mansamente.Já corri para  acudir um homem que  foi baleado  mas  fui uma  covarde como Pedro  que  negou Jesus .

Precisei testemunhar nesta postagem, para  que compartilhando  me  sinta melhor.

Nós  cristãos  somos  como  estas  arvores.Nascemos  crescemos e  temos  que  dar  frutos.  Teve também outra arvore em  que o homem que  cuidava não  deixou que desistissem dela e prometeu adubar para  que  dentro  de um ano ela fosse inteiramente restaurada. Esta é  citada  em Lucas  13:19

A Igreja  está  cheia de  cristãos com muitos  frutos , com  cristãos  sem frutos e com  cristãos  cheios  de  folhas.Que possamos  ser  uma  arvore completa com  frutos  , folhas .


quinta-feira, 20 de julho de 2017

EU SOU

                                                                                                                              Resultado de imagem para quantas vezes a expressão ''Eu sou'' é citada na biblia n antigo testamento         Diac. Dalva Coutinho



 "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?" Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". 



Esta historia começou com o  dialogo de Deus com  Moisés.  O interessante  foi a resposta de Deus , quando foi  inquirido por  Moisés  , com a preocupação de  responder aos  Egípcios: ''Qual é o nome dele?''.

Deus falou a  Moisés: ''Eu sou, me enviou  a  vós'' e  capitulou :''Eu sou o  que  sou''. Era um  tempo , igual o  de  hoje de muitos  ''deuses''. Cada povo tinha  o  seu  ''deus''. baal, moloque, instar, Marduque , Amom rá e  muitos outros, mas  Deus se identificou   somente com um pronome e um  verbo. (Eu  sou).

O homem  nasceu com uma  vontade tremenda de adorar e isso prevalece até  hoje até  mesmo com a direção errada e quando essa  forma  errada não  acontece  ,sente-se um  vazio que  precisa ser preenchido com alguma  coisa por isso  chega a  vez  dos  vícios  e das drogas. Por isso precisa-se  evangelizar , para  mostra o  erro e o caminho a seguir.

Deus se apresentou de  duas  maneiras. No Antigo  Testamento ele  diz como Pai  criador; ''Eu sou''.  No Novo  testamento ele completa  como  filho: Eu sou o  caminho ,a  verdade  e a vida. Eu  sou a  Luz  do mundo.Eu sou a  porta.  Eu sou a videira  verdadeira. Eu sou o alfa e o ômega. Eu  sou o  Senhor. Eu sou a  ressurreição. Eu sou o bom Pastor . etc... 


Com esta incumbência  chegou Moisés  diante do Faraó. Foi uma  sucessão de pedidos, milagres  e pragas.. Foram dez  pedidos para que o  Faraó deixasse o povo ir  embora, foram  dez  milagres e  foram  dez pragas. Somente  na  ultima , o  Faraó  deixou o  povo ir, mas o preço  foi alto: foi a  morte dos primogênitos.

É assim mesmo  nos  dias  de  hoje. O mundo adorando seus  deuses; Deus mandando os  servos  convidarem , sem serem  atendido, os milagres acontecendo, e  poucos  atendendo, e  muitos  sem  entendimento.

No Antigo Testamento, Deus  levantou profetas. De  acordo com cada cultura mas , sem acepção de pessoas. Deus  levantou;  reis (Davi)  , rainhas( Ester), pescadores ( Pedro) , donas  de casa (Noemi), cobradores  de impostos (Mateus), médicos  (lucas), Estrangeira (Rute).

Hoje , Deus levanta , pastores , servos como  você e eu , para  levarmos  a  sua palavra ''Quer ouçam , quer  deixem  de ouvir ) Ezequiel 2:7

Um dos  maiores  exemplos  Bíblico  foi o  de  Jonas. Deus o mandou para Nínive e ele  foi para Társis. Cheio de  desculpas e contendas  não  queria  servir. Assim mesmo somos  nós.

Temos  que  apresentar o nosso  Deus ao mundo. Se não fizermos  com palavras, que  possamos  fazer com atitudes porque, muitas vezes,  nosso comportamento  ,fala mais alto.

Jeremias disse que era uma  criança e que não sabia  falar;  Moisés disse  ser pesado  de língua;  Jonas fugiu e  muitos  se negaram. E nós? Qual nossa  desculpa ?

Certa ocasião , estavam na  praia  alguns  jovens  que  se apresentavam entre  si  e  cada um , que orgulhosamente  , citava o  nome do  seu pai e  diziam: Eu sou filho  do  engenheiro   fulano, o outro  empinava o  nariz  e gritava  o nome  do  seu pai dizendo: Eu  sou  filho do  dr. Sicrano, e  cada  um falava orgulhosamente sobre a profissão  do  Pai.

O que  eles  não imaginavam era que; perto deles  estava um  rapaz humilde  que  simplesmente pensava: ''E  eu sou  filho do dono  desse  mar'' que se chama. ''Eu sou''. 




quarta-feira, 19 de julho de 2017

SAL E LUZ


Resultado de imagem para ser sal e luz da terra


''Vós sois o sal  da terra e  a  luz  do mundo...'' Mat. 5: 13-16



''Vós  sois  o sal  da  terra e a  luz  do mundo''.Com esta  forma poética  de elogiar , Jesus demonstrou o amor que estava  dedicando  aos  seus  discípulos e  que se  espalharia por  todo o mundo, chegando até  nós, sem meio de  comunicação nenhum somente com o boca a  boca.

Ser  sal  é algo tão importante porque se  refere  ao interior do homem ,quanto ao gosto.  Ser luz  se  refere ao  exterior. O sal retem a água no nosso organismo. O  sal dá sabor a  tudo mas  não  toma  sabor  de nada.

Quantas vezes escutamos pais falarem:''Esse meu filho dá  gosto em tudo''. Dá  gosto nos  estudos; Da gosto na  educação; no  trato com as pessoas , com os  professores , no emprego dá prazer  aos patrões, na igreja é  dos  melhores no  trato e  na  caridade etc...

No tempo antigo o sal era usado para pagamento dos  soldados, dai o nome  ''salarium''.  Quanto aos  discípulos; Jesus quis dizer que: o aprendizado Cristão  deve  ser guardado no  interior do coração  para  ser colocado em prática  no exterior  no momento oportuno.

O Cristão autentico deve  dar prazer a Deus  e a família em tudo  que  for  realizar porque  ele é  , antes  de  tudo, o ''Sal  da  terra''. Nele  está  retido a  benignidade,  a  bondade , a  paz, a misericórdia, a  alegria enfim  todos os  frutos do  espirito que  estão guardados dentro do seu coração.

Nele não pode  haver ''sombra  de  variação''. Não pode  haver enganos. Tudo nele  tem  que  ser  transparente como a  água  do mar.  Se não houvesse sal na água do mar, como seriam as  cidades  do litoral?  Com os  peixes  morrendo e apodrecendo na  água? Se isso não acontece é por  causa  do sal. Sem o  sal  na  água , ela  seria de um mal cheiro insuportável.

Porque o  sal  conserva sempre a  água do mar, pura , limpa  e  transparente. Tudo que fica podre no mar , ele  expulsa e o equilíbrio  da  água marítima  fica  sempre  na medida. Jesus pregou na  cidade  de  Safede que  ficava  perto  de  Jerusalém.

Jesus falou se  referindo ao  Rio Jordão onde  não havia  vida  por  causa  da grande densidade do sal, que não permitia a  existência de peixes.

Após  toda  dinâmica do  sal, a  eletricidade  espiritual  faz acender a luz  do cristão, para  que    brilhe. Alguns acendem rápido , outros demoram e  poucos  continuam apagados. É comum vermos  pessoas que com pouco  tempo de  evangélico , chegarem as  maiores posições na Igreja. Seu  brilho é  tão intenso  que  tem que  ''ser colocado no velador'' e Diz a  Palavra: Tem que  ser  colocado no Púlpito  , para que  todos  possam  ver.



Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus 5:14-16

Que possamos  nos  conscientizar que somos  sal nesta  terra e  que somos luz do mundo. O  sal porque  conservamos   o sabor do evangelho  na  terra. E somos a  luz ,porque temos o  brilho do Senhor para iluminarmos  o mundo.

Meditemos nisso !

                                                                     

terça-feira, 18 de julho de 2017

DESCE DEPRESSA

Resultado de imagem para Zaqueu era de Jericó

Dalva Coutinho

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" Lucas 19:3-5

Vamos  meditar na  vida  desse  homem chamado Zaqueu. A  Bíblia  diz  que , ele  era fariseu ,rico ,  frisa  que era  baixinho e que buscava  ver  Jesus na  multidão. 


Zaqueu  pertencia a  Sinagoga e era fariseu cobrador de impostos .Naquele  tempo , muitos  eram  tido  como ladrões  pois  cobravam pesados impostos , e sempre  ficavam com alguma  quantia para    enriquecer  .

 Jesus passava  em Jerico e ''vê '' , no meio daquela  multidão, olhando de cima para  baixo ,um homem que estava  em  cima  de uma  figueira brava , chamada sicômoro.

 Jerico   foi o canário das curas :física de  Bartimeu ,que  recuperou a  visão,  e da  cura espiritual de Zaqueu quando salvou  sua  alma. Jericó  também foi  ,na  Historia do Antigo Testamento a  terra  de  Raabe, que  abandonou a prostituição para  seguir  ao Deus de Israel, e onde foram derrubadas ,as  muralhas.

A primeira lição de  Zaqueu  diz  respeito a Jesus que  é  onisciente e  que  sabe  quem o quer conhecer,  porque  conhece  o coração do  homem.

O ''Desce  depressa'' que  Jesus falou para  Zaqueu , fala para todos nós.  Muitas  vezes estamos em cima  da arrogância,  em  cima  da  vaidade, em cima  dos  enganos, em  cima  dos  poderes que  constituímos  na  esfera  social, em cima  das idolatrias ,em cima  dos  nossos títulos  e que Jesus manda  descer  depressa. 

Temos  que  lembrar que  foi em cima de um camelo que , Raquel a esposa amada de  Jacó, escondeu os ídolos  que  roubara do  seu pai. Os ídolos ,naquela  época ,eram documentos de  compra  de  venda de  terras, por isso  eram tão importantes para  Labão  e Raquel sabia  disso , por  isso os  levou para pagamento , pelos  anos que  Jacó  trabalhara  gratuitamente   para  seu pai.

Raquel desceu do  camelo e  retirou os ídolos  e  os  escondeu embaixo das  suas  vestimentas , quando já  estavam na  tenda. Mas  Deus  vê o que está  escondido tanto em  cima  quanto em baixo. Muitas  vezes  descemos e continuamos  no  erro escondendo  em baixo.

Quando  pensarmos  que isso , é  somente  com  as  pessoas  do mundo estamos  nos  enganando. Muitas  vezes , os  servos  do Senhor se comportam  da  mesma  forma no Reino  de  Deus  aqui na  terra. O Profeta  Amós observou isso com relação as mulheres que iam ao  templo. Eram arrogantes, prepotentes, vaidosas e precisavam  descer .

A Igreja  do  senhor  Jesus tem  que  ser  como ele foi e continua  sendo. ''O servo  tem  que  ser parecido com  seu  Senhor''. Pois diz a Bíblia: 

''Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor''. Mateus  10:24

Uma outra situação  da  vida, essa  frase :''Desce  depressa'' diz  respeito a nossa  atitude espiritual.  As  vezes  estamos  na Igreja , trabalhando na  obra, ensinando, pregando, mas  não estamos orando . Temos  que  descer na (horizontal), jogar o peso físico ,psicológico , emocional  e  espiritual  nos  joelhos para  termos vitoria na  dimensão  (vertical) .Isso forma uma  cruz. Perceberam?


Existem  servos que servem mais a Obra  do  Senhor do que  mesmo ao  Senhor da Obra. Fazem de  tudo; evangelizam, louvam, pregam, jejuam, intercedem  , mas  não oram , e  quando o  fazem, oram pouco e  de  qualquer  jeito. Tem  colocar o coração na  altura  dos  joelhos.

Jesus foi humilde, nasceu numa  manjedoura:“E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lc 2,7).
 Jesus orou quarenta dias  e  quarenta noites ,por isso :“Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). E assim manteremos a comunicação constante com Deus – começando nesta vida e continuando por toda a eternidade! .
Jesus não tinha onde  recostar  a  cabeça : Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.  Mateus 8:20 .

A conversão de  Zaque  foi maravilhosa , porque  foi  completa. Muitas  vezes a pessoa  ''desce depressa'' mas é  somente  convencida  mas  não   convertida. Não  é  difícil  identificar, não  abrem  mão  de  determinadas regalias mundanas e  levam para  dentro da igreja os  ''fardos'' que  deveriam deixar  do lado de fora.


Zaqueu tinha  consciência  disso ,quando entre  as palavras que  falou ,confessou  que roubava  e  'a colocou a lei em pratica.. Lev.6:5
 ''Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.'' Lucas 19:8 Será pois que, como pecou e tornou-se culpado, restituirá o que roubou, ou o que reteve violentamente, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,.
Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação.
Levítico 6:4,5


 Zaqueu era baixinho mas teve  ''atitude  mental dos  altos  píncaros.''  V.M. Porque quem aceita  Jesus  como  salvador ,pode  ser pequeno na  altura mas espiritualmente torna-se um  gigante. Zaqueu desceu, entendeu  a  mensagem e  se  converteu . 

 Desça  também , faça  como  Zaqueu. ''Desce  depressa''. 

Aliás ,  vamos  todos  ''descer depressa,'' porque  esta mensagem é  para  você , para mim ,e para  todos nos .