Sempre gostei muito de ler. Descobri no infinito mundo da leitura, que as palavras foram se acotovelando em minha mente, formando frases, formando sonhos, desvendando mistérios, me levando a meditar em lugares nunca antes imaginados, como tem sido nas histórias da Bíblia.
Acostumada a este mundo encantador , li e leio tudo que aparece na minha frente e se estende diante dos meus olhos, mas sempre me ditando as regras das restrições: E que me serve de direito para escolher, o melhor para meu físico, para minha alma e para o meu espirito.
Nessa miscelânea de letras , consegui ver a beleza da poesia, a veracidade da história , o mundo da realidade e o mundo da fantasia.
Após algum tempo , descobri que dentro da versatilidade da leitura há formação de uma teia de sentimentos que interage no centro da humanidade formando diversidades de vidas, e de opiniões.
Foi neste clima que li algumas meditações sobre o natal e pensei em reunir argumentos para tirar dele um denominador comum de ponto de vista Bíblico.
Estamos vivendo em meio as festividades chamadas '' Natalinas''.Segundo dicionário ''esta festa é uma homenagem ao nascimento de Jesus Cristo'', em que o mundo festeja de uma forma carnal e tudo tem um acréscimo na conduta :''Mais comida, mais bebidas, mais presentes que se recebe e se oferta .
Existe uma história por traz de uma arvore de natal, existe uma história por traz do ''Papai Noel'' mas ninguém está preocupado em saber ,ou aprender , porque o que interessa mesmo é a festa. Pergunte a qualquer pessoa, se ela sabe o que significa, e a resposta vai ser a mesma e única ''Aniversário do nascimento de Jesus''. E mais nada.
Conseguimos observar na Bíblia os versículos que foram proféticos . avisando o nascimento do Senhor Jesus, usando o Profeta Isaías.
1 – “Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará
Emanuel.” (Isaías 7:14)
2 – “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’.” (Mateus 1:21-23)
3 – “Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.” (Lucas 2:12)
4 – “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)
5 – “Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.” (Zacarias 9:9)
Quando a profecia se cumpriu , a Virgem Maria foi visitada pelo Anjo.
6 – Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.'” (Lucas 1:30-31)
7 – “Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11)
8 – “O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.'” (Lucas 1:35)
9 – “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5)
10 – “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” (João 5:1)
Existe uma ''estória ''no oriente, que narra um fato interessante . Numa floresta três arvores que ainda estavam brotando , em determinado momento , resolveram orar e fazer um pedido a Deus.
A primeira pediu a Deus que quando crescesse queria ser o trono de um Monarca poderoso. A segunda pediu a Deus que gostaria que, quando crescesse, fosse transformada em um carro para levar o Ouro do Monarca. A terceira pediu a Deus para ser uma torre que pudesse apontar para o Reino Divino.
Anos depois , os lenhadores entraram na floresta e descobriram que os três pedidos foram atendidos.
O primeiro foi o tronco que foi abatido e transformado em um recipiente para alimentar os animais e que serviu de manjedoura para Jesus.
O segundo foi o tronco da arvore transformado em um barco e que serviu de transporte para levar o Mestre e seus ensinamentos.
O terceiro serviu para abrigar o Senhor Jesus na crucificação que serviu para mostrar ao mundo o caminho para o céu.
Foi meditando no primeiro pedido, a (arvore para o Monarca) que fizemos este trabalho. A arvore usada para fazer a alimentação dos animais, que serviu de berço para o menino Jesus e que se chamou manjedoura.
Esta festa pode ser observada sob dois prismas: O primeiro do ponto de vista religioso, em que se celebra de acordo com as suas religiões e o segundo ; do ponto de vista social com trocas de presentes , comidas e bebidas .
Após o Natal logo vem a passagem do ano velho para o ano novo . Por que não fazer uma retrospectiva de nossa vida Cristã? Fazer uma analise do Cristianismo que professamos , durante o ano de 2016. Onde erramos ? onde fomos mais forte? onde fomos fraco? Como foram todos os frutos do espirito em nossa vida?
O que nasceu e cresceu e o que morreu em nós? Porque o reino de Deus tem suas fases também. Tem cristãos que perderam alguns frutos e outros ganharam e muitos não perderam e nem ganharam e não estão, nem aí.'' Recuperar e guardar o que tem''para não perder a coroa" para ninguém. É a ordem.
Para que em 2017 possamos acertar mais e errar menos. O mundo está em crise , na sociedade, na religiosidade, na fé, na politica, no cristianismo, mas vamos orar por eles , porque a sabedoria espiritual está em crise para uns , e a ignorância ( para muitos ),está em alta.
No ano de 2016 , como foi a nossa misericórdia? Como foram a benignidade, a paz, o domínio próprio, a fé, a mansidão. a temperança, o amor , o gozo,e a alegria ?
Estes são os frutos do espirito. Fiz a minha retrospectiva. Errei em alguns frutos e acertei em outros. Não negligenciei as minhas obrigações espirituais. Fiz minhas orações , ajudei como pude, dizimei com fidelidade e dei minhas ofertas também a Igreja. (Sei que não fui reconhecida) mas Deus aceitou e reconheceu e isso é o que importa. E você ? responda para si mesmo.
Para nossa vida.
O lema para 2017.
Na área espiritual: Orar mais, adorar mais, louvar mais e não murmurar.
Na área secular: Trabalhar mais. comprar menos, gastar menos e aprender a viver com o que tem, para não ser pesado a ninguém, não esquecendo que todos tem suas obrigações também.
Que em 2017 ''Espere pouco de você mesmo , não espere nada de ninguém , e espere tudo de Deus''.
As diversas denominações que não acatam as festas natalinas, o meu respeito e o nosso carinho. As que aceitam e comemoram , o meu respeito e o meu carinho, também. Porque o que vale é o que está no coração. Como é o caso das Assembleias de Deus ministério Belém do Pastor Aílton ,que farão (como sempre fazem , todos os anos) ,uma linda cantata para nosso Senhor Jesus Cristo.
Concluindo: Após a reflexão,
que possamos permitir que o Espirito Santo fortaleça os frutos que estão fracos , que transforme e reforme os frutos que estão deformados.
Que possa, fazer renascer em nosso coração , os frutos do espirito que faltam aparecer em nossa vida.
Não esquecer o lema para 2017: ''Espere pouco de você , não espere nada de ninguém e espere tudo de Deus''.
sssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos : Os cristãos leitores, seguidores,irmãos, amigos, visitantes e participantes deste Blog. Sem os quais este Blog não estaria aparecendo nas pesquisas e que toda honra e toda glória seja dada ao nosso Deus. Como é impossível declinar o nome de todos que estão marcados aqui no Blog, pois incorreria no erro de esquecer o nome de alguém, quero deixar aqui um beijão no coração de cada um. Que Deus os abençoe.
sssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Jaboatão 18 de dezembro de 2016
Diac. Dalva Vasconcelos Coutinho