''Miriã e Arão, falaram contra Moisés por causa da mulher cuchita que ele tomara como esposa. Eles disseram a Moisés : Será que Javé falou somente a Moisés?'' Núm. 12: 1-2.
Esta postagem, fala do que, nós Cristãos somos para o mundo. Nesta situação em que se encontrou Moisés, analisamos os comportamentos parecidos com relação a mulher cuchita. Essa mulher incomodou, como estrangeira ,incomodou por ser negra e incomodou como desculpas para os irmãos do Líder , Arão e Miriã , murmurarem e mostrarem toda insatisfação com o Ministério dele.
Esse dois irmãos representam os incomodados , que nos rodeiam e que inventam texto cujo contexto serve de pretexto para tentar nos destruir porque trazemos Boas Novas do Reino, que os obriga a reavaliar a vida da qual fazem parte.
Para entendermos ''Os cuchitas da modernidade'' fomos pesquisar na Historia narrada pelo escritor, Judeu Flávio Josefo que viveu 37 a. C e 95 d.C. o qual faz parte do relato da Tradição Judaica.
Cuxe ,foi uma região que de acordo com Gên. 2:13, rodeava o Jardim do Éden e se estendia até a região, que hoje é a Africa. Cuche , foi um dos filhos de Can e que deu nome ao lugar. Gen. 10:6.
Nessa terra surgiu um povo negro e entre eles, uma jovem que se apaixonou por Moisés , Essa moça era a filha do rei Etíope e se chamava Tarlis e que foi a segunda esposa de Moisés.
A história narra que esse povo etíope, invadiu o Egito e venceram a guerra contra eles e esse acontecimento deixou a nação vaidosa mas, ao mesmo tempo aflita com a possível represália e resolveram pedir ajuda ao Deus de Israel, que falou:''Somente um judeu vencerá essa guerra, meu servo Moisés''.
Então convidaram Moisés , que aceitou o desafio . Por outro lado, os Egipicius se prepararam e esperavam que Israel entrasse no Egito pelas margens do rio Nilo pois achavam , que jamais , eles entrariam por terra , pois não teriam coragem visto que, o lugar era infestado de serpentes venenosas. Também queriam matar o Líder numa emboscada visto o ódio que sentiam e aquele era um momento maravilhoso para a vingança.
Contrariando as expectativas , o exercito Israelita entrou , pelo meio da nação. Moisés era um homem prudente e inteligentíssimo, e foi isso que o levou a comprar muitas gaiolas com inúmeros pássaros chamados ''Ibis'' terror das cobras. Ao chegar na entrada do Egito ,Moisés ordenou que fossem soltados todos os pássaros e isso permitiu que os Judeus entrassem , são e salvos naquele pais.
Venceu a guerra e isso encantou a princesa negra, filha do rei Etíope , que pediu ao pai para casar com Moisés e ele aceitou e assim ficou com uma esposa alva e uma negra . Ambas estrangeiras. provando que o nosso Deus não tem fronteiras e que não gosta de preconceituosos , principalmente os da cor.
Aquela jovem não agradou nem a Miriã e nem a Arão, por isso chamaram a atenção do Líder . Não se sabe se estavam discriminando a moça , por ser estrangeira ou por ser negra. A verdade é que Talis serviu de motivo para mostrarem suas reais intenções: a inveja e a murmuração e no livro de Número 12: 9-16 mostra que pagaram o preço por ter tocado no Líder.
O casamento de Moisés dá uma grande lição , com relação a miscigenação que é a mistura das raças. A miscigenação vence o racismo, evita o preconceito e a discriminação. Quanto ao comportamento dos irmãos foi demonstrada a inveja da intimidade de Moisés com Deus, quando falaram:'' Javé so falou com Moisés'' Num. 12:1-2. O mundo pensa assim mesmo, a nosso respeito.
A Bíblia está cheia de vários incomodados e invejosos. Por exemplo: Os irmãos de José que o venderam ,o jogaram num poço e que foi tentado , preso traído e Deus era com ele todo o tempo e o premiou como governador da Nação. Outro exemplo foi a unção de Davi que tanto incomodou o rei Saul. A unção de Elias que incomodou Jezabel etc... E chegando ao ápice do incomodo , a crucificação do Sr. Jesus.
E nós da Igreja do Senhor? Será que não somos incômodos para o mundo? Somos os cuchitas da modernidade mesmo porque , o mundo quer as bençãos de Deus mas não quer o Deus da benção. Enfrentamos nos dias de hoje, o desdém, o descaso, a inveja, as murmurações, tanto dentro como fora das igrejas.
Somos hostilizados, difamados, humilhados, e incomodamos quando: louvamos, pregamos, oramos, falamos em mistérios e evangelizamos. Mas a Bíblia tem respostas para tudo e está no livro de Mateus: 5:11 que diz:''Bem aventurados sois, quando por minha causa vos injuriarem e mentindo disserem todo mal contra vós''.
No mundo existe um ditado que diz:''Os incomodados que se mudem''. No nosso caso , somos nós ( Os que incomodam) é que vamos nos mudar, pois a qualquer dia e a qualquer hora seremos arrebatados. Deixaremos esse mundo e vamos morar no céu mas por enquanto somos os ''Cuchitas da Modernidade.''