''Corre ao encontro e dize-lhe: Vai tudo bem? contigo, com teu marido, com o menino?Ela respondeu:Vai tudo bem'' 2ºReis 4:26''
Estamos diante de um texto, com três perguntas e uma única resposta, de quem está de bem com tudo, com todos e consigo mesmo. Esta é a história da mulher sunamita, que foi capaz de responder que estava tudo bem, quando na realidade, estava tudo indo mal .
Suném era uma cidade localizada na planície de Jezreel e que quer dizer ''Lugar de repouso. Foi neste lugar que morava uma mulher sem nome, cuja historia teve tanta importância , que mereceu ser narrada neste livro tão importante.
Ela era uma mulher rica, casada com um homem idoso, e que na Bíblia é chamada de sunamita. Em suas viagens, o Profeta Eliseu sempre a encontrava e nasceu entre eles , uma amizade muito pura que foi a razão, que levou aquela senhora a hospedá-lo.
Combinou com o marido , e juntos construíram um quarto em sua residencia com os moveis necessário para acomodá-lo. A boa vontade daquela mulher , era tão grande , que despertou em Eliseu o desejo de presenteá-la com algo surpreendente que ela não possuía e confidenciou com Geazi ,seu moço, o que deveria dar.
Geazi respondeu: ''Que tal um filho? seu marido já é velho e sem condições para procriar ...'' O profeta pediu a Deus, um filho , para a sunamita . Não existe presente melhor para uma mulher, e principalmente naquela época , em que as mulheres eram tidas como amaldiçoadas por não procriarem.
Pela oração , o milagre aconteceu e aquela família ficou completa. O tempo passou, o garoto cresceu , mas um dia ,uma forte dor de cabeça ,o matou.Aquela casa tão iluminada pela presença da criança , estava de luto e aquela mãe angustiada.
Ela correu para falar com o profeta e disse ao ser interrogada por ele: ''Vai tudo bem''.Ela perdeu um filho e dizia ''Vai tudo bem''. Essa frase tão pequena , é digna de ser dita por quem está de bem com a vida. Aquela mulher estava chorando , para dentro , pois ninguém via uma lagrima sequer.
Cheia de interrogações, mas sem reclamar, sem murmurar, ela questionou o profeta: "Pedi eu ao meu senhor algum filho?'' 2ªReis 4:28 . Até o profeta estava surpreso pois Deus encobriu dele este acontecimento. 2ªReis 4:27(c)
Primeira lição: Deus é soberano e nem tudo ele revela aos servos , por mais consagrado que seja. Uma outra lição , diz respeito a sunamita quando em meio a dor ainda tem forças pra falar: ''Vai tudo bem''
Uma terceira lição, que podemos observar é que podemos dizer que esse ''filho da sunamita''é na nossa vida:Nossa saúde, dinheiro, emprego, casa, negócios etc... Será que nessas perdas diríamos: ''Vai tudo bem''. Ou será que iríamos murmurar?
A Bíblia narra a história da mulher que perdeu uma Dracma dentro de casa , e resolveu limpar tudo, para encontrá-la e começou tirando todo pó. Quantas coisas estão perdidas dentro de uma casa! Carinho, respeito, cumplicidade e até mesmo o amor.
Mas é sempre a mulher ''sábia'' que tem o trabalho de buscar, tirar o pó dos desacertos, das descrenças para ter seu lar refeito. Sempre são as mulheres que trazem o marido e os filhos no coração, depois leva-os pela mão para os cultos , mas eles crescem e se encantam com o mundo e mais uma vez, elas entram em cena , trazendo-os ,desta feita ,nos joelhos.
Um exemplo Bíblico de perdas e danos foi a vida de Jó. Em um só dia esse homem se viu privado de tudo. Dos bens materiais, da família,e da saúde. Podemos citar também a menina , escrava da mulher de Naamã. Levada cativa, perdeu a família, a pátria, e a liberdade. Eles perderam tudo , mas não perderam a fé, pois no coração deles estava escrito ''Vai tudo bem''.
Que possamos ter nesses exemplos espelhos para nossa vida. A sunamita teve seu filho de volta pela ressurreição, Jó teve em dobro tudo que perdera, a mulher da dracma, achou a moeda e a menina da mulher de Naamã foi coroada também pela sua fé.
Queremos concluir dizendo que: O Deus que permite as perdas e danos é o mesmo que promove a restituição, para que possamos dizer em alto e bom som:''Vai tudo bem''.