Todas as paginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

AS TRÊS OPORTUNIDADES


AS TRÊS OPORTUNIDADES 


 ''Certo dia Jeus estava as margens do Lago Genesaré...'' Lucas 5:1-11 Este texto Bíblico nos conta uma historia ,muito interessante. As margens do lago de Genesaré reuniu-se uma grande multidão para ouvir Jesus ensinar.

O Mestre precisava de um lugar para pregar e pediu o barco de Pedro para ministrar e foi prontamente atendido. Ao terminar , Jesus mandou que ele levasse o barco para águas mais profundas e jogasse a rede para pescar. Pedro e seus amigos tentaram pescar a noite toda mas, nada conseguiram e mesmo falando isso para o Senhor,obedeceram. O sucesso foi total. Este texto nos revela três excelentes oportunidades que se tornam referenciais para este trabalho.A primeira oportunidade , foi o lugar onde Jesus estava . A segunda oportunidade foi o ensino ,e a terceira oportunidade , foi a ordem. Não podemos iniciar, sem uma definição do que vem a ser oportunidade.

Oportunidade é ''Um tempo certo para alguma coisa que se queira fazer'' (Wikipédia) . Naquele lugar , naquela hora ,Jesus viu uma grande oportunidade de pregar e de ensinar. Era um lindo dia de sol. Nas águas transparentes do lago Genesaré , via-se refletido os raios do sol e desenhava-se também no espelho natural o formato da grande multidão , que sentada nas margens, esperava uma palavra do Senhor. Uma coisa interessante é que essas margens tem um sentido muito mais profundo do que se imagina. Podemos exemplificar citando as'' margens da sociedade'' .

 Quantos estão sentados ( a margem) , vendo a vida passar? O número é imenso. De um lado estão eles,descompromissados com a vida, com ele mesmo e com Deus , e do outro lado ,'' O rio da vida Espiritual'' tão cheios de aguas puras , e as pessoas tão vazias e tão sedentas a espera de uma oportunidade que até desconhecem. No tempo de Jesus , não foi diferente. As pessoas se multiplicaram e estão por todos os lados, por toda parte , esperando que algo ou alguem preencham as suas lacunas existenciais. Não importa o lugar. O de Jesus foi as margens do lago e seu púlpito foi um barco. Jesus sempre nos dá oportunidades para pregar sua palavra.

 As ''margens'' pode ser a casa ao lado da sua casa. As'' margens'' pode ser o seu trabalho , a sua escola , o seu vizinho , no banco de um ônibus. Onde quer que estejamos tem sedentos e famintos espirituais a espera de uma palavra que lhes mate a sede e a fome. Eu e você podemos fazer isso. Se nos calarmos ''As pedras clamarão'' e seremos chamados de servos ''Maus e neligentes'' Conta-se que um irmão vivia murmurando, reclamando de que: Ninguem lhe dava oportunidade para pregar .

Em certa ocasião , em um lugar ermo, uma voz lhe falou ao coração :''Pregue aqui''. Assustado e sem entender, ele começou a falar. Só tinha arvores , mesmo assim ele pregou e quando terminou a mesma voz mandou que fizesse o apelo. Intrigado porque não estava vendo ninguém , ele fez o apelo . ''Quem quer aceitar Jesus como salvador? Uma voz , tímida surgiu de traz de uma arvore e bradou: ''Eu aceito'', Jesus vê o que os nossos olhos não alcançam .Uma outra revelação é com relação a comportamento de Pedro. Ele emprestou o barco sem questionamentos. Ele cedeu o barco para a obra. Esse desprendimento de Pedro , nos ensina que devemos colocar tudo a disposição da obra, Pedro podia ter dito , um simples não, mas não o fez porque valorizou a ''Palavra''.

Tão desvalorizada nos dias atuais. De que adianta ter talentos! De que adianta cantar bonito, ser batizado no Espirito Santo, pregar bonito , se isso não for colocado a disposição da obra. A Bíblia não diz o que ele ensinou naquele dia mas não é difícil de se imaginar, mesmo porque , Jesus sempre falava por parábolas e mostrou por diversas vezes que reino de Deus não dependia dos recursos humanos. O Reino de Deus ''Não é comida e nem bebida , mas paz do Espirito Santo'' A presença de Jesus tem que esta em toda parte. Na Igreja , em casa, na escola , no trabalho, viajando etc.. Os recursos dos homens terminam, mas os de Deus acontece e permanece pois onde Jesus está , não tem mais vez para ninguém .

A terceira oportunidade foi obedecer a ordem do Senhor. Jesus mandou Pedro entrar para dentro do mar e isto é aprofundar-se. Quem mora a beira mar, sabe de muitas histórias. O mar tem muitos segredos , muitas ondas , muitos peixes. muitas correntes marítimas que vão de um lado para o outro e não se misturam . Pedro nos deu outro exemplo cristão. Chamou os amigos. Pedro não foi egoísta . Ele sabia que iria acontecer alguma coisa e quiz dividir com os amigos.Pedro sentiu que uma ordem de Jesus vem sempre acompanhada de um milagre .

Os milagres são inexplicaveis mas sempre são vistos e sentidos. Navegar para aguas profundas é sempre aprofundar-se em alguma cousa, ou seja na leitura da Palavra, na Oração, na meditação etc...E isso se faz necessário para que os milagres aconteção. Os milagres tem propósitos e sempre é para mostrar o poder de Deus, para abençoar, para edificar, e para glorificar o nome do Senhor. No alto mar da vida só quem tem controle é Jesus, pois somente ele acalma as tempestades, faz o vento parar, porque tudo é dele e para ele foi feito. Estamos vivendo tempos difíceis.

Quantos estão no alto mar da depressão? No alto mar das enfermidades? No alto mar da escassês? No alto mar das drogas? No alto mar dos vicios? Somente Jesus pode resolver. Ele vai onde não podemos ir. Ele controla o que não podemos controlar. Ele cura , quando não se pode fazer mais nada. Ele ressuscita os mortos, liberta os cativos, os presos. No alto mar da vida só os milagres podem acontecer, mas eles tem hora certa para acontecer e exige concentração fé e oportunidades. Que este ano de 2013 , possamos pregar mais, porque as oportunidades estarão a nosso favor. Não podemos esquecer isso. Que todos sejam abençoados neste novo ano . Para esse ano:''O Senhor é meu Pastor ,nada me faltará'' Salmo 23:1

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Deus vê tudo

                  

                     Deus  vê tudo





"Os Olhos  do Senhor  procuram por toda  terra , para mostrar-se forte com aqueles cujo coração  pertence a ele.'' 2º Crônicas 16:9 




Na historia  de Israel , está a  saga do reinado cujo  poder estava  nas mãos  de um homem  chamado  Aza. Dono de uma  capacidade de governar tremenda , esse  rei  começou  seu  reinado  agradando ao Senhor.A primeira lição para nós: Agradarmos a Deus em primeiro Lugar.


Sua  mãe  chamava-se Maaca  e  era  idolatra e  esse  rei sabia que  Deus não  se  agradava  do que ela  fazia , por isso ele  deu inicio a uma  reforma  religiosa fazendo  uma  reunião solene, para  renovar a aliança , fazendo  com que houvesse uma '' coesão do  povo ao  redor  de Deus''.Segunda lição: Muitas  vêzes precisamos  fazer ''Nova Aliança ''com Deus.


''Ao mesmo  tempo que  fazia a  reforma  religiosa , esse  rei protegia e fortalecia a identidade do povo, frente as influencias estrangeiras, que procurava descaracteriza-la tanto religiosamente como  culturalmente.'' 


Esse  rei muito  agradou a Deus  , mas apareceu a primeira sombra de infidelidade dele,que  foi quando   começou a  recorrer aos  estrangeiros , para  fazer novas alianças. Terceira lição: Cuidarmos  de não fazer o que ele fez.


O  profeta  da época  era Hanani  que  criticou  o rei Aza,  pois  sabia  e sentia  o perigo que  eram essas alianças, com potencias  estrangeiras desconhecidas . Atitudes assim ,na  visão do  profeta, iria  gerar conflitos  contínuos com altos preços a pagar.


Uma  coisa interessante, é que a historia das lutas patriotas , sempre envolve dois lados em todos os  tempos. O que acontece no  exterior do homem, começa no seu interior, dai a Bíblia citar  que os olhos  do Senhor , vê tudo e todas as coisas por  dentro e por fora.


Por isso, Deus mandou aquele oraculo  avisar ao  rei que  , não  daria  certo, aqueles projetos com  estranhos  mas ele  além  da não  atender ,ainda mandou o profeta  ser amarrado e açoitado no  tronco.
  

O Deus daquela epoca é  o mesmo  de hoje. Continua  vendo tudo  que  se passa e  sabe que nem tudo  serve para seu  povo, por isso está  sempre nos avisando e alertando para  os perigos do dia a dia.


Deus vê aqueles projetos errados  que  muitas  vezes  teimamos em  fazer. Compramos  coisas que nem  precisamos  e  Ele vê que não  poderemos pagar.


Deus  vê os  projetos  de  casamentos e avisa para não serem casamentos com pessoas de outras  religiões porque  haverá um jugo  desigual, dai  surgirem os problemas  depois do  casamento e os conflitos  se multiplicando  por não andarem no mesmo  acordo.


Deus vê  as idolatrias, que  tem um raio de ação em torno  de  360 graus. Sabe o que isso quer dizer?  Que será  um sentimento envolvente em todos os  lados.
A idolatria  não se  restringe aos  santinhos e sim a tudo que  ocupa o lugar  que  deveria  ser do Senhor.


Deixar  de ir aos cultos por  causa  de novelas e coisas  banais  constituem idolatria.


Deus  vê os  projetos. Quantos planos  não  deram certo porque Deus não foi consultado. Quantos programas de viagens, compras  de  carros,moveis,  casas e roupas  em que não houve a preocupação de  se perguntar ao Senhor  se  daria  certoculminou com a  ruína total.


Onde Deus  está  é  tudo vitoria  e onde ele não  participa é  sempre  derrota até mesmo num  aparente  triunfo de que  deu tudo  certo.


Um jovem perguntou ao pastor se poderia ir a uma  festa mundana . O  reverendo matutou um pouco e  respondeu com outra pergunta:
''Meu jovem! nesta  festa que você pretende ir, Jesus pode entrar?'' 
E capitulou: ''Se ele puder entrar , tudo bem. mas  se Ele não puder entrar, lamento informar , que você  terá que ir  sozinho''. 


Deus  vê tudo. Seus olhos penetram  o impenetravel, sonda o Insondável. Para ele não existe  nem dentro e nem fora , porque  ele vê o invisível. Ele vê nosso coração  e a nossa mente  e  sabe o que  está guardado la  dentro.


Se  guardamos ódios, invejas, ciumes,  raivas, amor, paixões,interesses etc...


Os olhos  de Deus está  vendo a mim e a você por  dentro e por  fora.Ele  sabe o que você  pensa a meu  respeito e sabe o que eu penso a  seu respeito . Ele  sabe  das minhas e  das suas intensões.


Deus  sabe o que vou pedir antes que eu peça. Deus vê quando  pensamos mal um do outro. Deus  vê  e  sabe quantos  cabelos  temos, quando  vamos adoeçer.


''Deus não  vê como o homem vê'' diz a Bíblia. O homem vê o  exterior e  Deus vê  o interior. Quando Samuel foi escolher o  rei para Israel , presenciou um  desfile de homens bonitos. Altos  de boa aparência. mas foram todos  reprovados por Deus que escolheu o menor.


 Deus  escolheu o  baixinho, o menor, o mais humilde, o mais sincero, o mais  fraco porque tudo para Deus  tem que  ser para menos, para que ele  possa  aperfeiçoar e  dizer ''O meu poder  se aperfeiçoa na  fraqueza''. 


Sabe por que Deus  escolheu  você e eu para estarmos  dentro da  casa  dele  foi porque  ele nos  escolheu  nos contemplando pelo lado  de dentro. Foi o nosso interior que  chamou a  atenção do  Nosso Senhor. Ele nos viu, nos  escolheu, nos  salvou e continua  vendo  tudo. Tudinho mesmo. Pois  Deus  vê  tudo.    

sábado, 1 de dezembro de 2012

HOMENAGEM AOS AMADOS IRMÃOS SEGUIDORES DO " BLOG PREÇO DOS ENCANTOS"

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO 

 É o que desejo de todo coração aos Amados Irmãos que me ajudaram com suas presenças (virtual )no Blog ''PREÇO DOS ENCANTOS'' . Quero que saibam do meu carinho e do meu respeito, para com cada um. Quero que saibam que ganhamos juntos o ''PRÊMIO DARDOS'', oferecido pelo Irmão Escritor Espanhol Alberto Zambarde. É singelo, é simples , mas me encheu o coração, mesmo porque Deus se agrada dos que valorizam: ''O dia das pequenas coisas''.Zac.4:10







Aos  amados Irmãos: Pr. Ivan,Paulina,Geraldo,Elias,Eilberto,Pr. Adimedio,Ricardo,Anderson,Gabriela, Eduardo, Hebert, Daniel, Elias, Juliane, Paulo C., Wagner, Marcos, Elias, C.Alegria,Tarciana, Pr. Francisco,Mulheres I.,M. Infantil, P.Eduardo,Familia,Mara, Vanessa, Marco,Juliane, Hamilton, Rosangela, Gustavo, Abna, Walque, Eneas, Marcio, Envade, Loide, Demetrius, Demetrius, Catia, Dil, Valter, Almerinda, Devocional, Alessandra, Edenicia ,Edson, M.Paz, Moisés, Antonio, Adriano, Jailton, Luiz E., Rubia, Abigail, Gelson, Pr Jules, Dagmar, Janete, Hdinamarta.E aos  queridos leitores  do mundo inteiro (representados pelas  bandeiras) ; Um abraço  e um beijo no  coração  de  cada hum. Que  Deus os  abençõe.


                                                                            Recife, 01 de  dezembro de 2012
                                                                             Diac. Dalva Vasconcelos Coutinho
                                           

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OS TRÊS NOMES DOS FILHOS DE DAVI

OS TRES NOMES DOS   FILHOS  DE  DAVI




 ''Elisama, Eliada e Elifelete'' 2º Samuel 5: 16 



 Nos tempos da lei , era comum, um homem ter muitas mulheres, exemplo disso foi o rei Salomão que teve mil mulheres , Já o seu pai , o rei Davi , não houve registro bíblico, de quantas mulheres possuiu, mas , sabemos que foram muitas e muitos filhos .Escolhemos três deles para fazer esta postagem pois de alguma forma , fica claro que Davi quis fazer uma homenagem a Deus , por isso colocou os nomes de três deles: Elisama, Eliada e Elifete.

 Eli é o nome de Deus e esses três nomes tem um significado profundo ou seja : Deus ouve, Deus responde e Deus fala. Elisama tem um sentido profundo , porque diz respeito as atenções que O Todo poderoso tem para com cada um de nós. Deus nunca mudou, não muda e nunca mudará. Deus é ''socorro bem presente na angustia''.

Deus ouve, nossos pedidos , nossas murmurações, nossos agradecimentos nossos louvores. No passado distante , Deus ouviu os pedidos de Jacó, de Sansão, de Ana de Pedro , Paulo, etc... Hoje , ele ouve os pedidos nos dias atuais. Eliada , significa que Deus responde as tuas e as minhas petições. Jeová concede muito mais '' além do que pedimos e pensamos''.

Por isso , quando Salomão pediu sabedoria para reinar em Israel , Deus deu , não somente sabedoria , como riqueza e muitas mulheres. Quando Ana pediu um filho . Deus , lhe concedeu Samuel e mais seis filhos. Quando Jacó , pediu para que o Senhor promovesse a paz no coração de Esaú , ela foi concretizada etc... Deus responde as tuas e as minhas petições.

 Elifelete, significa ,Deus fala . Deus fala primeiramente por sua Palavra, que se renova todas as manhãs. A Bíblia é a expressão máxima do dialogo entre o Criador a a sua criatura. A Bíblia ensina, exorta, repreende , consola, indica, conforta. A Bíblia contém a única ''Palavra viva ''que existe. Rui Barbosa disse , certa vez que ''A Bíblia é o farol dos navegantes e é a bussola dos perdidos''. Quem quer conversar com Deus , tem que em primeiro lugar abrir e ler a Bíblia.

 Deus fala pelos hinos, pelos louvores e se for necessário ele fala por músicas seculares. Lembro-me que certa vez, após dirigir um culto abençoado, sai as pressas para ir trabalhar e comecei a ficar impaciente com as pessoas que estavam andando vagarosamente a minha frente. Repentinamente alguém ao meu lado aumentou o volume de um radio , que estava ouvindo e uma música cantava assim :'' Não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado''.

 Eu estava fazendo tudo errado com a minha falta de paciência, para com as pessoas que estavam a minha frente , pois a calçada estava muito movimentada. Deus fala pelas circunstancias. Um missionária me ensinou , que após a oração, bom seria que as pessoas ficassem em silencio para ouvir a resposta do Senhor e um dia , pela madrugada , eu orei e fiquei em silencio esperando a resposta de Deus e pensava:''Será que ele me ouviu''. Repentinamente no apartamento ao lado do meu , um bebe chorou e sua mãe foi atender e falou em alta voz: ''Eu ouvi minha filha''. A resposta em se foi simples , contudo ficou diferente ,por que aquela frase estava como se estivesse ungida .

 Era uma resposta diferente porque estava falando ao meu coração. Deus tem sempre uma resposta , porque ele vê além do que podemos ver . Deus sempre tem uma das três respostas: Sim, Não ou Espere. Ele sabe o que é melhor para nós. Deus sabe de tudo e nós não sabemos de nada. Somente adiante é que se cumpre '' O que faço hoje somente entenderás depois''.

 Elisama, Eliada e Elifelete- Foram três nomes, três homens , três sacerdotes e três filhos , que Davi  achou  de homenagear ''O Senhor de todos os senhores.''Foi uma homenagem  sui-generis , pois  colocou o nome  de  Deus  nas  suas  crianças. Davi adorou o Rei dos reis de forma prática e acima de tudo nos deu exemplos de como pedir, de como falar, de como ouvir e obedecer ao Deus todo poderoso. Meditemos  nisso.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AS CONQUISTAS

As Conquistas

 ''Assim como fui com Moisés, serei contigo. Nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado... Seja forte e corajoso.'' Josué 1: 5

 Estamos diante de um texto onde são narradas as conquistas da terra de Canaã. Marcadas por grandes lutas , vem esta historia desfrutando de muitos elogios e atenções, por servir de exemplo no cenário mundial , registrada pela Bíblia.

 No Livro de Gênesis capitulo 12 , Deus fez uma promessa a Abraão , dizendo:''Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei''. Desde então começaram as lutas pelas conquistas da terra.

 O primeiro líder foi Moisés e logo em seguida foi a vez de Josué que é o ponto focal desta postagem. O livro de Josué , narra a saga da conquista de Canaã.'' O nome de “Canaã” se aplica à terra que existe entre gaza ao sul e Hamã no norte, ao longo da costa oriental do Mediterrâneo (Gn 10.15-19).''

 A historia da conquista de Canaã foi recheada de muitas lutas que obedece a um processo longo e lento , ora pacifico e ora violento. As lutas por essas terras tiveram inicio com Josué e foram concluídas dois séculos depois , pelo rei Davi

Canaã era uma cidade estado onde acontecia muita exploração trabalho forçado, escravidão, e prostituição. A sociedade de Canaã se dividia entre os descontentes com o sistema social e os que traziam proposta para uma nova sociedade e isso desencadeou um conflito , provocando a perseguição do rei de Jericó.

 Foi de Josué a missão de guiar o povo, fazendo-os atravessarem o rio Jordão a pés enxuto e chegar ao outro lado para fundar uma cidade com um novo sistema, onde prevaleceria a igualdade de direitos humanos, sociais e espirituais.

 Josué levou o povo e os dividiu em doze tribos e entregou a cada um a parte que lhe cabia por ''Direito Divino'' que estava registrado na promessa. Mas antes usaram de estratégias para as conquistas e começaram com o tocar das trombetas que derrubaram os muros de Jerico.

No texto , o contexto nos dá a certeza de que Deus nos dá uma grande lição em nossos dias. As lutas , pela conquista de Canaã, nos dá a medida exata das lutas que enfrentamos no nosso dia a dia


Deus tem para cada um de nós , promessas : Materiais, psicologias, emocionais e espirituais, mas temos que lutar para conquistá-las. Existem no plano espiritual muitas bençãos mas temos que lutar para torná-las uma realidade. Tudo começa nos sonhos de Deus , toma forma no invisível, se agita no trabalho e se torna palpável no mundo material.

 Porque ''Deus traz a existência as coisas que ainda não existem'' ,e todos nós temos promessas de Deus. Quem não tem uma Canaã para conquistar? Qual a sua terra prometida em que gostaria de colocar seus pés? Na área espiritual: O batismo com o Espirito Santo ? Trabalhar na área missionaria ? Fazer aquela pregação? Ensinar na Escola Dominical? O emprego? a casa própria? o carro? a formatura? a salvação de toda família? a libertação do filho das drogas ? na área secular, e recuperar o casamento

 Tudo isso vai requerer estratégias , através da oração, do jejum e muito trabalho . Todas as vitorias na Bíblia , tiveram lutas. As lutas de Ana por um filho começaram nos joelhos dobrados diante de Deus e terminou com a grande vitoria em ter Samuel e mais seis filhos, pois ''Deus nos dá muito mais que que pedimos e pensamos''.

 O apostolo Paulo enfrentou lutas tremendas para conquistar os gentios para Nosso Senhor Salvador Jesus Cristo. O apostolo enfrentou lutas no seu Ministério. E hoje ? Acontece a mesma coisa, mas nenhuma luta pode deter o processo da Salvação.

Nestes últimos dias está acontecendo diferentes ministérios que enfrentam lutas , por serem diferentes e querem alcançar a todos usando as mesmas armas como estratégia . Estamos vivendo fortes lutas para pregação do evangelho a fim de tentar levar o povo a conhecer um Canaã Celestial.

 Mas os que querem tentar diversificar encontra resistência até mesmo de outras igrejas que se acham o supra sumo da verdade e ao invés de ajudar em oração , soltam a língua para as criticas destrutivas que em nada ajudam e ainda pecam no item ''Não critiqueis uns aos outros.''

 Graças a Deus que o Brasil é um pais Laico. Lembro-me de uma ocasião em que um politico, prometeu no seu discurso que : Se fosse eleito, a primeira coisa que faria era socializar a religião. Isso significaria que qualquer igreja , teria que ter pedir permissão ao Papa, para funcionar. Isso iria gerar um conflito tremendo e ninguém ganharia e nem conquistaria nada com isso. A nossa maior luta e a nossa maior conquista é ganhar almas para o Reino de Deus.

 Não tem sido fácil povoar a Canaã Celestial. Conquistar território para o Senhor Jesus tem sido o maior desafio, mas a luta tem que continuar para gerar vitorias e amealhar conquistas espirituais. Moisés passou o cajado para Josué e isso vem acontecendo em todos os tempos e em todos os lugares e hoje aqui e agora Jesus conta conosco para continuar o trabalho de lutas e conquistas até a sua vinda.

    

domingo, 18 de novembro de 2012

TRANSFORMAÇÃO

TRANSFORMAÇÃO



 ''Com este , deu Jesus principio a seus sinais em Caná da Galileia...'' João 2:11

 Já faz algum tempo que não se encontra nas bancas de jornais, uma revista chamada Almanaque . Certa ocasião , foi publicada uma história em que registra um fato que encantou muita gente. A narração fala que , quando Jesus tinha oito anos , confeccionou um pássaro de barro , e bateu palmas e ele ficou cheio de vida e voou.

 Quando confrontamos essa historia com a Bíblia , vejo que isso é uma invencionice , pois Jesus começou seu ministério , aos trinta anos e foi na festa de casamento das ''Bodas de Caná''. Era uma festa de casamento e Jesus se encontrava presente justamente com sua mãe e seu irmãos.

 Repentinamente faltou vinho e Jesus pediu aos funcionários , talhas com água e transformou aquela água em vinho da melhor qualidade. A primeira lição deste texto diz respeito a presença do Senhor Jesus, portanto onde ele está , tem que haver transformação. Se não houver mudanças alguma coisa está errada.

 Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, narram muitos milagres que fizera o Senhor Jesus mas o evangelho de João narra somente sete, que são chamados de sinais que vão se desenvolvendo lentamente. Os tres primeiros evangelhos relatam acontecimentos que enchem as comunidades de esperança.

Já o de João seguiu uma proposta diferente , porque seu compromisso foi mostrar como despertar e avivar a fé em Cristo Jesus. O evangelho de João é místico e isso gerou as transformações que vamos discorrer , e escolhemos Primeiro a transformação de Deus para com o homem: O segundo a transformação do homem para com Deus: Terceiro do homem para com o homem e quarto do homem para com ele mesmo.

 No inicio de todas as coisas, quando o homem caiu, Deus criou projetos para resgatar a criatura. O seu primeiro proposito foi a lei , mas viu Deus que não havia nem compromisso e nem obediência , então ele mudou a sua vontade e pela boca de Jeremias falou: ''No meado dos tempos farei um Novo acordo'' Je. 33:31-34.

 E tudo aconteceu conforme a sua promessa. Deus enviou seu filho e naquele dia no calvário, Jesus concretizou a promessa e inaugurou o Reino de Deus onde a comida e a bebida não tiveram lugar e sim a paz do Espirito santo , que está dentro de cada um de nós e entre nós.

. E tudo começou com o convite de Jesus que de braços abertos no calvário, entrou por todos os tempos, nas raças, tribos e nações , numa majestoso e glorioso que diz:''Vinde a mim todos vós que estás cansado e sobrecarregados e eu vos aliviarei''. O Deus Pai do Antigo Testamento estava agora apresentando pelo Deus Filho no Novo Testamento com uma nova proposta onde não existe lei mas a Graça.

 O convite foi lançado acompanhado de um apelo para mudanças de vida e de comportamentos. O primeiro passo foi dado pelo próprio Deus. Agora é a vez do homem que tem o livre arbítrio em aceitar ou não. Ter nova vida é escolha do homem. A transformação é opção do ser humano , mas a cobrança é do Criador.

A Bíblia diz que :''O salario do pecado é a morte , mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna''. Paga-se tudo com a morte mas o maior pecado da humanidade está no fato de não se ter aceitado o ''Sacrifício do Calvário''.Naquela cruz não estava qualquer pessoa ,mas ''O Filho de Deus''.

Rejeitá-lo é algo de muito sério, mas muito sério mesmo. É crucificá-lo outra vez. O livro de Êxodo descreve que naquele tempo havia escravos. Quando o homem fazia algo errado, a pessoa se tornava escravo e quando terminava o período de sete anos a pessoa podia ir embora livre , levando a esposa.

 Entretanto se a pessoa gostava do patrão de quem for escravo e quisesse fica com ele , mas tinha que furar a orelha e colocar uma argola e passava a se chamar '' Escravo da orelha furada''. Assim somos nós que ao escolhermos aceitar o evangelho , passamos a ser escravos celestiais por vontade própria.

 Mas se virarmos as costas a essa convite de transformação estaremos dentro da frase '' Pode plantar o que quiser , mas vai colher o que não quer''. O plantio é da mesma forma da colheita. Quando aceitamos Jesus como nosso grande salvador , Deus perdoa todos os nossos pecados e os joga no mar do esquecimento e coloca uma placa ''É proibido pescar''.

Quantos querem continuar com essa vida de ''segunda mão''. O número é grande dos que querem continuar nos vícios, das bebidas, do cigarro, das drogas, dos roubos dos crimes de tudo que é ruim.

 O homem nasce com uma carga genética de heranças malditas que vem pelo DNA da união de seu pais que é seu nascimento horizontal terreno, mas tudo isso é quebrado no nascimento vertical celestial, quando se corta o cordão umbilical com o passado através de Jesus , está formada a nova criatura.

 O homem novo não rouba mais, não fuma, não bebe e começa a aprender a amar a Deus sobre todas as coisas, aprende a amar ao próximo e aprende a amar a ele próprio. E a isso tudo chama-se transformação.

sábado, 10 de novembro de 2012

O ESPINHO

O ESPINHO



 ''E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte''2° Cor. 12 :7



 Existe, muita especulação em torno do ''Espinho na carne'' do apostolo Paulo. E sobre esse assunto tem se levantado , muita polemica. Na realidade espiritual , existem na Bíblia , muitos fatos que não nos é permitido entender. Todo falatório será apenas conjecturas sem resultado definitivos que convença.

 O apostolo Paulo que se chamava Saulo de Tarso, quando zeloso da lei começou a perseguir os cristãos e teve um encontro sobrenatural com Jesus e dai em diante , começou a fundar Igrejas e teve o privilegio de escrever 13 cartas que compõe o Novo testamento.

. Certa ocasião alguém deu um testemunho e tentou comparar-se ao apostolo. Quando não era crente , matou, assaltou, pilhou, roubou e uma série de coisas erradas terminadas em ''...ou''. Está bem que mudou de vida e começou a crescer na fé mas dai a igualar-se ao apostolo Paulo, a distancia é grande em termos de comparação.

 O apostolo era ''Zeloso da Lei'' e achava que estava fazendo um favor a Deus, enquanto o irmão fez por ''ruindade''. O apostolo Paulo, ao ter o encontro com Jesus , já nasceu em pé e dali de onde estava , começou seu Ministério. A Bíblia diz que ele saiu da cidade e desceu por uma corda , dentro de um cesto , para se esconder dos revoltados.

 O mundo , quando se trata do Evangelho, é um verdadeiro espinheiro, e o que é um espinheiro? São plantas que possuem espinhos. E espinhos sempre machucam, ferem e maltratam. No tempo do Apostolo não era diferente do de hoje , quando o assunto era a palavra de Deus. Não faltavam quem quisesse ferir com atitudes ;palavras e ações e por isso se tornavam verdadeiros espinheiros.

Hoje é diferente? Surgiu um destes espinhos na vida do apostolo. Tudo leva a crer que não era tentação, mas sim , dores , aflições, enfermidades físicas. Em Jó , capitulo2:1 diz que Satanás foi a presença de Deus, para acusar.

E hoje? Ele faz a mesma coisa. Fez a mesma coisa com o apostolo Paulo , pois o mesmo cita que estava havendo uma ação Satânica , para esbofeteá-lo. A Bíblia diz que: '' a quem muito é dado muito é cobrado''. O apostolo teve experiencias tremendas com Deus. Experiencias espirituais precisam ser contadas, e o apostolo foi arrebatado , teve visões, e através dele , Deus fez sinais de prodígios e maravilhas.

 Disse Ele''Conheço um homem que a catorze anos( se no corpo , não sei: Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu . E sei que o tal homem ( se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar''  v 2:4. O 1° céu está descrito em Jó 2:18 e no livro de Daniel 7: 13. que é a atmosfera que circunda a terra.

O segundo céu é o das estrelas de que fala Gen 1:14-18. O 3° céu é o paraíso de que fala Luc. 23:43 habitação de Deus e dos seus servos Ecl. 1:23. O homem de que fala o apostolo é ele mesmo e que não conseguiu falar de si mesmo e por isso silenciou.

Como visões , ele falou; '' Em verdade que não convém gloriar-me, mas as visões e revelações do Senhor ,''2° Cor. 12:1 E acrescenta .em 2:7'' E para que não me exaltasse, pelas excelência das revelações, foi me dado um espinho na carne''. E completou ''Os sinais do meu apostolado , foram manifestado entre vós , com toda paciência por sinais, prodígios e maravilhas'' v. 12.12.

 Quantos problemas o apostolo enfrentou. Foi vitima dos falsos irmãos . Levou chicotadas, foi picado por serpente venenosa, quase morreu afogado, Foi açoitado, preso , incompreendido .E para completar um espinho na carne. Tudo por amor ao evangelho.. As vezes, imagino, que não acreditaram nele.

 Seria o caso de pedir aos que tinham intimidade com Deus , para orarem e perguntar ao Senhor a veracidade das suas palavras. Uma coisa fica como uma lição para todos nós . O espinho tinha uma finalidade : deter qualquer ação de orgulho , que muitas vezes estragam ministérios, pois faz aflorar o Ego.

 E você meu irmão ,ou minha irmã tem algum espinho na carne? Tem algum sofrimento oculto , que somente Deus pode contemplar? Você pode me perguntar se eu tenho. Tenho sim. É terrível. Acho eu ,que todos os cristãos tem um espinho. Sempre somos provados com esse '' Espinho'' e temos que ser aprovados , custe o que custar.

O Deus de Paulo é o mesmo que falou pra ele e fala para nós hoje, em caso de querermos nos livrar do ''Espinho'': ''A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza''.


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O FILME DE DEUS


O FILME  DE  DEUS


 ''...Esse é o meu nome e eu serei lembrado de geração a geração.'' Êxodo 3:15 ''E assim comentavam os que temem ao Senhor: Javé ouviu com atenção, diante dele um livro escrito para lembrar todas as coisas que são a favor dos que o temem e honram o seu nome .''Mal.3:16.


 ''Sorria! você está sendo filmado''

Esta é uma frase comum, nos estabelecimentos comerciais, cuja finalidade é filmar cada gesto e cada passada de cada cliente. Diante dessas câmaras, as nossas imagens são capturadas , filmadas , fotografadas, processadas e arquivadas, para ser analisadas e avaliadas , caso a firma precise delas para eventuais efeitos legais.

 Uma coisa interessante é , que Deus já usa esse recurso, desde o inicio de todas as coisas. No principio, fazendo parte do processo de libertação, Deus quis em primeiro lugar apresentar-se, para que seu nome , fosse lembrado de geração a geração, como está escrito no livro de Êxodo 3:15.

 Um dos primeiros escolhido , para esse trabalho , foi Moisés , que sentiu-se constrangido , pois não habitara no meio do povo , cuja missão , era o de os libertar por isso começou uma série de desculpas: ''Eu não sei falar, sou gago , pesado de língua'' e capitulava:'' Mande outro''...

 Moisés se sentia impotente , para tão grande responsabilidade, com relação a um povo que somente via de longe, e do alto do seu cargo de imponência no Egito. Como primeira lição, podemos observar cada um de nós , que ao chegarmos na Igreja com um histórico deplorável e em pouco tempo , nos colocam em alguma função privilegiada.

 Nos sentimos incapazes e ficamos como Moisés, cheios de desculpas e constrangidos. Deus se apresentou a Moisés com ''Eu sou'' e o incumbiu de iniciar o processo de libertação e dai em diante, essa missão teve e tem que continuar através de outro lideres para que através da Igreja , não haja esquecimento. O povo precisa sempre ser alertado dos perigos. Lembrados das orações e dar sempre continuidade ao projeto.

 A Bíblia diz que : ''O Senhor tem um memorial onde está tudo anotado'' com relação a nossa vida material. Pscologica, emocional e espiritual de maneira que :“Tudo que se plante se colha''. Concluímos que em tudo somos filmados no mundo espiritual . Somente existe uma diferença, é que no nosso dia a dia muitos acontecimentos ficam impunes e esquecidos , mas na vida Espiritual, tudo fica registrado e anotado no memorial divino e nada fica sem o merecido castigo.

 Exemplo disso aconteceu com Sodoma e Gomorra, no tempos de Ló . Podemos citar também o grande Diluvio dos tempos de Noé. Muitas cidades entraram em juízo e foram varridas da face da terra , por causa do pecado . O livro ''Deuses túmulos e sábios ''W. Cerram registra o nome de muitas cidades que foram exterminadas.

 A historia tem se repetido, porque o homem não muda. O juízo de Deus é pessoal, familiar, nacional, estadual e internacional. Faltando citar o juízo final que ainda não tem data para acontecer cujo segredo pertence somente a Deus. Nada está encoberto diante de Jeová , pois ele vê tudo, escuta tudo, lembra de tudo, e cobra tudo. E a isso da o nome de:''Memorial de Deus''.

 Davi foi o homem segundo coração de Deus, mas pagou caro pelos seus pecados, porque tudo de certo ou errado que fizera, estava escrito no memorial do Senhor. Davi matou, traiu, adulterou mas contraiu uma divida diante de Deus que depois recebeu de volta todo sofrimento que causara, pois na sua casa ele presenciou o incesto, o fratricídio, e a traição do próprio filho.

 No Memorial de Deus está registrado até mesmo as intenções mais profundas da alma , porque Ele sonda o que está no oculto para trazer a luz tudo de bom ou de ruim que pensamos esconder, portanto somos filmados por dentro e por fora. O nosso DNA tem todos os registros da nossa formação o que deu motivo para o Salmista escrever: ''Tu me viste quando ainda não era nada...'' ''Meu corpo ainda não tinha forma'' ; mas a filmadora do Pai celestial já estava lá registrando tudo

 O roteiro Celestial , está rodando , desde a queda do homem. O filme Real de Longa Metragem, intitulado ''Salvação da Humanidade '' protagonizado pelo maior Artista Real de todos os tempos, que viveu cada cena , que sofreu e que se chama Jesus Cristo . Este filme ainda não foi concluído, pois está arregimentando figurantes que queiram participar de verdade desse trabalho.

 A programação dessa filmagem tem um roteiro onde esta focado a ação libertadora e que começa lembrando o objetivo que é criar um sistema alternativo de escravidão e depois uma estrategia para o processo de liberdade , reunindo Lideres naturais do povo para reivindicar por vias legais, como foi o caso de Moisés e Arão que usaram a diplomacia para convencer o Faraó.

 Não se pode esquecer que ao convidar o povo , para o projeto, se vai medir forças com um sistema , maligno de uma vida cheia de erros e compromissos com drogas, crimes, idolatrias, feitiçarias etc... Uma escrevidão infernal que pode ser trocada por uma escravidão celestial de liberdade Cristã.

 No livro de Êxodo 21: 6 . Conta que naquele tempo existia escravidão humana( Hoje também). Verso 2 diz:'' Se comprares um escravo hebreu, seis anos trabalhará mas no sétimo sairá ,forro, de graça.'' Portanto o escravo podia ir embora, se solteiro , sairia solteiro ; se casado , sairia com sua mulher , mas se quisesse ficar porque gostou dos patrões , ficaria mas furaria a orelha e colocaria uma argola , para mostrar , que era um escravo livre e passava a se chamar o ''Escravo das orelhas furadas''.

 Era uma escravidão livre e por livre e espontânea vontade. No projeto de troca de escravidão , o escravo passa para a liberdade registrada no ''Livro da Vida''. A isso Chamamos conversão, Agora somos escravos da orelha furada, Queremos convidar você para fazer parte deste filme, que começa com essa troca de escravidão terrestre pela escravidão celestial. Lembre-se quer queira ou não , está sendo filmado, por fora e por dentro.

 O CONVITE FOI FEITO CABE A VOCÊ ESCOLHER. Lembre que a hora de sorrir ainda é agora, neste tempo que se chama já. Porque meu querido leitor , vai chegar a hora que o filme vai chegar ao fim e então será escrito assim:

 Chore ! porque o filme de Deus acabou,  e   fora, você  ficou.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS LAÇOS DA VIDA




 ''Pois ele te livrará dos laços do passarinheiro'' Salmo 91:3


Já faz um certo tempo que esta palavra, ''laços'' está na minha memoria e pela intimidade que tenho com Deus, sinto que chegou a hora de fazer uma reflexão sobre esta palavra. Ela só tem duas silabas mas tem uma força tremenda tanto no mundo visível como no mundo invisível.

 O que vem a ser um laço? Um laço pode ser definido como sendo: '' Uma conexão entre relações especificas e pode ser definido também como um nó corredio que pode ser apertado''.(Dicionário) Existe uma diferença entre uma conexão e um nó corredio. O primeiro é porque a conexão são laços que pode se chamar de : Laços de família, fraternos (entre irmãos) afetivos (entre amigos e parentes) , e sociais( relacionamentos com a Igreja , vizinhos, sites,colegas de trabalho, de escola, de viagem .

 E o nó? O nó é diferente: ele uni, ajusta, aperta , faz um vinculo e aprisiona. Os laços e nós podem ser visível e invisível . O laço visível , todos podem ver nos enfeita dos cabelos , nos puxadores de animais nas  arvores  de natal etc...O invisível já é diferente não se vê, mas se sente e o maior exemplo disso é uma frase muito comum que sempre escutamos: ''Estou ,( ou )me amarro nisso ou naquilo, naquele ou naquela ''e por ai vai .

 Vamos falar de laços bíblicos e vamos dar exemplos , respaldado na Palavra de Deus. Reunimos alguns tópicos , interessante das escrituras. 1- Laço do Passarinheiro salmo 91:3 2-Laços da idolatria – Ex 23:33 3 Laços da morte – Salmo 18:4-5 4-Laços de armadilhas- Je. 5:26, Jó 18:8, Provérbios 12:13 5- Laços de prostituição Ecl. 7:26 6 -Laços da Iniquidade Atos 8:23 7 – O receio do homem Prov: 29:25 8-Laços de amor Oseias 11:4-''Atai-os com cordas humanas, Exemplos Bíblicos de homens e mulheres que foram envolvidos pelos laços.

O laço do  passarinheiro  é  uma maquina  de  ferro que  prende  os pássaros que nela encosta e existe as maquinas que apreende e mata . Contextualizando , podemos citar  que  nos dias atuais  ,  os laços  do passarinheiro que tem  de  nomes de : ''cartões de crédito.  empréstimos  bancários, consignados , propagandas  tentadoras etc... que podem aprisiona. e  fazer adoeçer , quem neles  . se  aprisionam,

Os  laços  de morte  diz  respeito  a Davi , quando se viu cercado pelo inimigo e  escreveu o  salmo 18. Em  Exôdo 23:33, vemos  a citação dos laços da Idolatria que  em que  Deus aconselha a não irmos a  determinados lugares , para não cairmos  nos laços  do engano e pecarmos contra  Ele. Jeremias   intercedeu  pelo povo, poque viu o povo  , amarrados  aos  laços  do engano.

Sansão  amarrou-se nos  laços  dos encantos de Dalila, que  pecou contra Deus , ao contar  do segredo que existia entre ele  e  o Senhor. Todos os  crentes tem  esse  particular com  o Todo poderoso  e  convèm, não contar a ninguém. Existem grandes exemplos  de laços  de  amor que  podemos citar:


 Na  Biblia .Os laços que prenderam Rute a Noemi, que apesar de serem de terras diferentes , tiveram uma relação tão forte de afetivida pura que, obrigou Rute a escolher entre as nações , entre os povos e entre os Deuses. Uma outro laço foi o relacionamento puro  de Davi e Jonata.

Os laços de fraternidade dentro das Igrejas ( Se não existir )é melhor fechar as portas porque não passa de uma grande farsa que Jesus chama de: ''Raças de Víbora!'' e acrescenta:''Quem vos ensinou a fugir da ira futura''. Certa ocasião, um irmão me contou que estava em um culto de oração quando começou uma discussão , sobre quem iria no arrebatamento. No meio da conversa Deus se utilizou de um Vaso que ficava no ultimo banco e que nunca falava nada e o levou lá para a frente e disse: ''Se eu voltasse hoje não subiria nenhum que está aqui''. Disse-me ele ,que o pranto foi coletivo e a conversão foi impressionante.

 Os laços estavam todos cortados, não existia a tela do amor de Deus. As vezes um pensamento mal corta os laços de amor que nos uni a Cristo Jesus.

 Vamos ver : Os laços no Ministério.

1º Timóteo 3:6-7''...Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo''. Lembro-me que quando era nova convertida eu , depois que venci a timidez de cantar eu comecei a me achar a melhor cantora do mundo.

Uma noite fui convidada para louvar e a vaidade tomou conta de mim. Abri a boca e a voz morreu na garganta e na igreja estava um número grande pessoas e eu tive uma experiencia tremenda. Aprendi que no púlpito : não se canta , não se louva , não se ensina e não se prega se não for pelo poder de Deus .

Você pode me dizer e porque tem uma pregações que ''Só  a  graça'': E eu lhe respondo por  um único versículo:''Eis que estou a porta e bato''. Jesus está do lado de fora da Igreja. Um exemplo bíblico:   Gideão. Quantos Ministérios caíram por causa do laço da  vaidade e  da arrogancia! e Na Bíblia , esse homem de Deus que passou pela prova da adversidade mas foi reprovado na prova da prosperidade.

 No livro de Juízes 8:27 conta que Gideão foi convidado a reinar, mas não quis e inventou de fazer um ''Éfode'' , que é uma estola e convidou todo Israel a participar. A Bíblia diz que foi um laço para a casa de Gideão. Israel trouxe muito ouro e a estola ou éfode ou laço foi feito todo em Ouro. Um exemplo vivo nos dias de hoje está nos louvores, nas pregações e em tudo que gere divisas . Gideão, ao não aceitar reinar, teve a infeliz ideia  de  dizer ao  povo que  cada um  fosse   responsavel por si mesmo.A Biblia diz ''Onde não existe  direção o povo se corrompe''. Aconteceu isso,  porque  o povo  caiu no laço da prostituição.

 O maior laço do mundo é o dinheiro e as igrejas e os lideres correm sérios riscos espirituais por causa dele. O sucesso tornou-se um laço terrível. Na Bíblia vemos Davi caindo no laço da vida opulenta e no pecado. Salomão começou tão bem e no fim terminou como idolatra. 1° Reis 11; 1-6. Uzias Buscou o Senhor, prosperou e se corrompeu 2ªCronicas26:5 .

 O apostolo Paulo escreveu que para não ficar soberbo , Deus lhe deu um Espinho na carne. Você que está lendo esta postagem tem algum laço lhe prendendo? Sempre existe. Será a idolatria? Ela não é somente os santinhos da Igreja católica. Ela é tudo que impede sua adoração, a novela por exemplo , quantos deixam de vir a igreja por causa dela. E  a palavra já diz tudo. ( Nó +Vela).

Será o filho a filha , a visita, a contrariedade que teve, as drogas do filho , porque orou e Deus não respondeu. Se Naamã tivesse desistido dos sete mergulhos não teria alcançado a benção. Nós mergulhamos na oração uma só vez e já queremos a resposta para ''ontem''. Sabe por que ? Porque estamos presos nos laços da impaciência, estamos presos nos laços do comodismo, da falta de fé etc...

Tudo aquilo que o impede de fazer a vontade de Deus são laços . Jesus , certa ocasião ,mandou os discípulos , buscarem um jumentinho que estava amarrado do lado de fora para levá-lo a Jerusalém. Isso é profundo. O jumentinho é um bichinho teimoso. Você empurra ele para a frente , ele vai para trás, Você empurra ele para traz ele vai para a frente. E o comportamento espiritual do ser humano é assim.

 Os que estão do lado de fora da igreja , sempre estão presos aos laços das drogas , dos vícios, das bebedeiras, das religiosidades. De tudo que o tonem cada vez mais longe do Evangelho do Senhor Jesus. Para concluir queremos que meditem: Qual o laço que o está prendendo? Nunca esqueça , que ninguém . deve se amarrar   a  nada. .

 Precisamos é amarrar o Diabo e quebrar todos os laços da alma. Tem isso também? Tem. Situações mal resolvidas que se tornaram laços psicológicos. Tudo que acontece na dimensão subjetiva vai para o psicológico e vice-versa. Os nossos laços de relacionamentos tem implicações emocionais e Espirituais.

 Tudo que nossos  olhos vêm tem implicações na nossa vida.. Precisamos quebrar alguns laços. Aqui está uma lista: Cortar os laços da prostituição, vídeos pornográficos, filmes eróticos, conversas malignas. A igreja precisa aprender a amarrar o diabo com cordas espirituais mesmo porque isso é um principio do Reino.

Mateus 3:27 diz ''Ninguém entra na casa do valente sem antes amarrá-lo''. O  objetivo dos laços: É desviar da verdade, neutralizar, aprisionar, impedir o crescimento . Mas Deus quer que cortemos esses laços que dificultam o  nosso  crescimento espiritual ,nem que para isso , ele coloque um espinho na nossa carne . Você quer ?

 Isso é para mim  também. Estou  presa a um laço  que me tem feito sofrer  muito e somente o tempo  pode cortar ,neutralizar e finalizar . Espero que ele passe logo , para gloria  de  Deus . Não quero espinho  pois esse  laço já   fere  bastante.

O unico laço  que deve nos  prender , é a  Palavra  de Deus.Esse é o único laço   saudavel ao  qual podemos chamar  , verdadeiramente  de:  ''Laços  da Vida''.




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VENCENDO GIGANTES

VENCENDO GIGANTES.
Diac. Dalva Vasconcelos  Coutinho




 ''Os amalequitas, habitam na terra, do Neguebe ; os heteus,os Jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então , Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse; Eia, subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela. Porém os homens , que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte que nós''. Números 13: 28- 31

 Calebe foi aquele homem , considerado braço direito de Moisés, que na sua ausência tomava a direção do trabalho de levar o povo para Canaã, onde corria leite e mel. Calebe cuidou de enviar ,os espiões para observar a terra e estudar, como seria a estrategia de como invadir. Afinal ,ia estar lidando com povos desconhecidos. Ao voltarem , os homens trouxeram uma noticia que fez a diferença .

 Eles chegaram com a terrível noticia de que havia ali , gigantes. Uma coisa foi revelada , apareceram os medrosos e os corajosos e os primeiros foram em grande número. A Bíblia diz que, os judeus foram comparados com gafanhotos. O povo de Israel foi convocado para destruir gigantes .

Quando contextualizamos vemos esses gigantes como problemas sociais, emocionais, físicos e materiais. E nesse drama aparecem os corajosos e os medrosos que aumentam o tamanho dos problemas.Por conseguinte o tamanho dos gigantes.

 As nossas lutas começam quando somos gerados. Nós somos o resultado de milhões de espermatozoides que se deslocam numa velocidade incrível para alcançar o ovulo e o resultado ,é que somente um vencerá e dará inicio a uma vida, que foi a minha e a sua , no passado ,e que será sempre assim, pois a luta continua.

 Do nosso nascimento até a nossa morte enfrentaremos batalhas , dentro e fora de nós e esses gigantes sempre estarão pondo a prova a nossa coragem. Moisés teve uma incumbência Divina de levar o povo até Canaã. A primeira providencia dele, foi se preparar, para não entrar de qualquer jeito.

A primeira providencia foi a espionagem , e a Bíblia diz que os homens voltaram trazendo cachos de uvas enormes , e somente dos homens escolhidos , apenas dois tiveram coragem de ir e voltaram. Os outros dez ficaram de fora pois estavam com medo. O povo que iam enfrentar, eram os filhos de Anaque , ou seja eram gigantes.

 Uma característica de um lutador , deve sempre ser o interesse. Em Samuel capitulo 17:25 narra o episodio de Davi e lá está escrito'' Viste aquele homem que subiu para afrontar Davi?'' Naquele momento Davi , foi despertado pelo interesse e pela expectativa. Nasceu nele a postura de um destruidor lutador, principalmente quando escutou o que o rei ia oferecer como recompensa.

 Não entendo como se vai a uma batalha espiritual, sem ser para lutar por algo. Tem que haver interesse e expectativa de uma vitoria para se alcançar uma benção. Essa benção pode ser a vitoria da cura de uma enfermidade , pode ser a vitoria de um emprego, pode ser a vitoria da libertação das drogas de um parente, pode ser a salvação de alguém e tudo isso torna-se verdadeiros gigantes frente as nossas fragilidades.

 Davi foi lutar com o filisteu mas foi em nome do Senhor e venceu. Aquele gigante se fixou no seu tamanho e Davi se fixou no Deus de Israel cujo tamanho ninguém pode imaginar e nenhum gigante pode suportar. Porque uma fé move uma montanha quanto mais um gigante , O segredo da vitoria é , não perder o foco onde reside a fé. O foco é Jesus.

 Davi foi e matou o gigante e , não deu ouvidos aos falatórios , principalmente aos conselhos negativos . O irmão mais velho de Davi , chamado Eliabe foi o primeiro a ser contra. Ele viu a idade, viu o tamanho de Davi (que era baixinho) mas não viu o DEUS de Davi que no oculto trabalhava pela vitoria dele. È assim mesmo também nas Igrejas .

 Os mais velhos se acham (as vezes) os mais inteligentes, os mais espirituais, os mais experientes e esquecem que Deus, usa quem quer, quando quer e onde quer e como quer. Esquecem que Deus é especialista em confundir tudo . ''Faz o fraco ficar forte, faz o feio ficar bonito, faz o morto ressuscitar e para tudo tem uma saída e não tem gigante que suporte.

 Certa ocasião , alguém falou para um irmão , ''Não faça esse trabalho porque o senhor é marinheiro de primeira viagem . A pessoa respondeu quantos tipos de marinheiros tem o mar ? Tem os que navegam na superfície e tem os que estão nos submarinos , não é ?'' e arrematou . ''Assim somos nós não podemos subestimar um ao outro.

'' O matador de Gigantes não se preocupa nem com os holofotes e nem com os palcos da vida, porque não é do seu feitio aparecer. Sempre trabalha atrás dos bastidores. Quer ver um ministério que não chama atenção de muitos crentes , é o da intercessão. Porque não aparece e é justamente nesse que Deus mais trabalha e mais vitoria concede.

 Deus usa as coisas simples para confundir as fortes. Qual foi o gigante da mulher do fluxo de sangue? Qual foi o gigante do homem que vivia a beira do tanque de Betes da? Qual foi o gigante da filha de Jairo? Qual foi o gigante do surdo e gago das terras de Sidom?

 Qual foi o gigante do leproso? Qual o seu gigante? O que a atormenta e que lhe parece tão gigantesco? É alguma enfermidade? É a falta de emprego? É a escassez do alimento para os filhos? É a droga que seu filho consome?

 Lembre-se que foram pequenas coisas que derrubaram Gigantes . Uma pequena pedra fez Davi derrubar o gigante Golias. Um pouco de Óleo derrubou o gigante de um contrato que tomaria os filhos da viúva. E você pode derrubar os gigantes que te aborrecem . Lembre-se , que é o Senhor Jesus Cristo o maior vencedor de gigantes de todos os tempos.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NO LIMIAR DAS ÁGUAS
Diac. Dalva Vasconcelos Coutinho

 ''Depois disto, o homem me fez voltar a entrada do templo, e eis que saiam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente , porque a face da casa dava para o oriente... '' ...E a as águas vinham de baixo do lado direito da casa , do sul do altar'' Ezequiel 47:1 

 No limite das águas , é uma reflexão que nos faz meditar em todos os nossos históricos desde o: Começo, meio e fim e as profundidades que alcançam nesse grande '' mar da vida''. Quantas historias , nós temos? Quando debruçamos , sobre as palavras que contam a historia de Ezequiel é que vemos que ele foi um dos maiores exemplos de ''limites'' da Bíblia.

 Ezequiel estava na Babilônia , quando profetizou sobre a destruição de Jerusalém e foi lá que teve muitas visões e também teve a missão de confortar e consolar os Judeus que estavam em ''cativeiro'', e nos limites das suas forças.(Salmos 137) A visão é algo extraordinário que não acontece sempre e são poucos os que tem esse dom.

Na visão se pode penetrar em outra dimensão e ver de perto o poder de Deus , através de outro ''material'' que escapa a compreensão humana e cujo segredo pertence somente a ele e que só vamos entender quando tivermos a ''mente de Cristo''. Antes de tentar explicar e entender esse mistério , torna-se necessário trazer esta visão para o nosso dia a dia.

 ''Ao entrar no rio'' , logo nos deparamos em todas as situações do nosso viver.'' Entrar no rio'' , entende-se , entrar no emprego, entrar na escola , entrar na faculdade, entrar em um relacionamento e entrar numa religião etc.... Tudo , na vida requer um inicio , que sempre é acompanhado de expectativas que nem sempre está adequado aos nossos sonhos, senão vejamos: No trabalho se espera melhores ordenados,melhores condições etc... Na escola e na faculdade, se espera melhores ensinos, formaturas etc....

Nos namoros , noivados e casamentos se espera compreensão , cumplicidade e amor. Na Igreja espera-se que tudo seja verdadeiro e da melhor qualidade, pois afinal é nela que se aprende o verdadeiro amor ou seja o amor ''Ágape''.

 Todo esse inicio é comparado aos '' pés na água até os tornozelos'' , pois ainda é tudo novo , ainda não se tem , não se vê e não dá para medir a profundidade de nada pois somente o tempo vai dizer pela experiencia, a profundidade que é comparado as águas que estão nos joelhos. Só se pode adiantar que: como diz o ditado popular '' Tudo no começo , são flores''. A proporção que se vai vivenciando

: Os trabalhos, as escolas, os relacionamentos e a vida religiosa é que se vai aprofundando ''nas águas do mar da vida'', como diz o hino e se vai tirando conclusões que nem sempre corresponde as expectativas do que se esperava nos sonhos. Quando as ''águas chegam até os lombos'' , já se pode dizer que ; se pode nadar , ou melhor ter experiencia para resolver os impasses sem perder o foco e ''olhe'' que as vezes se perde .

Vamos levar o assunto para a área espiritual. A Epigrafe ''A torrente das águas purificadoras '' nos faz entrar no cenário das águas e águas na vida do Cristão. Vamos passear pelos versículos deste capitulo e retirar deles um aprendizado especial para nossa existência.

 O profeta Ezequiel teve varias visões. As mais importantes são a do ''Vale de ossos secos'', dos ''Quatro querubins'' etc.. e essa do homem que o leva a visitar diversos locais e entre eles a do Rio do qual vamos discorrer. O verso dois diz:''Ele me levou pela porta do norte... e eis que corriam águas ao lado direito''.

 Tudo na Bíblia tem uma razão de ser dita e escrita. As águas estão do'' lado direito'' na visão do profeta. Quando o apostolo Paulo foi visitado pelo Senhor Jesus , ele foi se hospedar na rua chamada ''Direita.'' (Atos 9:11). Um outro exemplo Jesus mandou os discípulo '' jogar as redes para o lado ''direito.''(João 21:1-14)

 Portanto a palavra ''direito ou direita '' tem grande importância no texto Bíblico e no contexto social , emocional e espiritual do ser humano. Direito é sempre sinônimo do que é correto . Também podemos observar que é o homem quem conduz Ezequiel e vai medindo tudo com um cordel para que ele possa entender o que está errado e que precisa ser medido , pesado e purificado.

 No verso três ele diz que ''Saiu o homem com um cordel para o oriente. E me fez passar pelas águas que me davam pelos tornozelos''. Quando levamos para o lado cristão vemos que o homem levou o profeta a entrar nas águas que molhavam os tornozelos. Existe no livro de Lucas uma ordem de Jesus falando:

''Ide e fazei discípulos'' que já está mandando que '' façamos força'' através do versículo ''Força-os a entrar''(Luc. 14:23) no rio de Espirito. Águas nos tornozelos: A primeira ordem é ''Fazer discípulo e em seguida vem a doutrina''.É impossível desligar uma coisa da outra. Discipular e Doutrinar são os princípios dos ensinamentos Cristãos. No evangelho temos que levar os novos convertidos a entrar neste rio Espiritual. A primeira coisa que observamos é a criança em Cristo.

 Qual criança não gosta de molhar os pés nas poças da água ,na beira dos rios ,nas ondas da praia. Na Igreja os novos convertidos são mesmo que crianças. Tudo é novidade de vida e precisa como disse o apostolo Paulo , de leite para crescer. A alegria e o interesse em tudo é a marca registrada do Novo convertido . Lembro de uma irmã , que quando me disse que falou com Deus , eu quase desmaiei e pensei: ''Meu Deus ela fala contigo!'' Nesse tempo eu ainda estava com águas nos tornozelos.

Estava começando a entrar no Rio do Espirito. V 4- (Águas nos Joelhos) O novo convertido começa a entrar nas águas do Espirito , lendo orando , estudando a palavra e assistindo as aulas na Escola Dominical . A fome espiritual da palavra faz com que os Cristãos, orem , leiam a Bíblia e cresçam . A fome da Palavra de Deus determina como fica a alma .

As pessoas que não gostam da palavra ficam na visão do profeta como os que estão no vale dos ossos secos, Foi assim comigo . As águas chegam aos joelhos e o compromisso cada vês aumenta porque o crente não pode parar e entra mais nas águas até chegar a cintura, até que não dá mais para voltar. Já são águas profundas. ''Mediu mais mil e e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos: mediu mais mil e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.

'' Quando entramos no mar , e as águas chegam até a cintura, começamos a sentir dificuldade em andar nas águas, Assim é nas águas do Espirito. Agora só nadando pode-se passar. V. 5'' Mediu um outros mil, e já era um rio que eu não podia atravessar porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado,rio que não se podia passar.'' Chega a hora que só se pode passar nadando.

 E no rio Espiritual chega-se a crescer tanto que se pode nadar de um lado para o outro , sem o perigo de se afogar nos enganos das falsas doutrinas e das falsas religiões Neste tempo do crescimento , já aprendemos a ter o discernimento espiritual que é entender com profundidade , tudo que está acontecendo ao nosso redor. Vivemos uma época difícil de se ganhar almas para Cristo. Muitas festas vemos nas igrejas .

Muita luz, muita música, muitos cantores . Lindas pregações mas o berçário continua vazio. Não vemos o choro dos ''recém-nascidos'' em Cristo Jesus. para que possamos levá-las as águas do rio como foi a visão de Ezequiel. Esse rio tem abundancia de arvores de um lado e do outro. Precisamos saber como explorar para poder dividir as águas em redor dos novos cristãos do reino e ensiná-los a saber dividir as águas no seu crescimento Espiritual.

 A experiencia do nosso viver nos mostra como dividir as águas. Na superfície das águas estão as ondas, e na profundidade os peixes de todos os tamanhos e de todas as cores . Para verificação aconselhamos a ler todo capitulo.47 de Ezequiel. É comum escutarmos falar que está havendo ondas de: Assaltos, enfermidades, epidemias , assassinatos.

 Perseguições. ''São as ondas do mar da vida''.Somos nós que temos que orar para que elas se acalmem e os peixes , são os que temos que pescar . Temos que lançar o anzol do evangelismo e pescar grandes, pequenos (ricos e pobres) (pretos e brancos) para levá-los até o rio espiritual . O primeiro é fazer discípulos e o segundo é doutrinar para que possam crescer e '' povoar os céus saqueando os infernos '' no limiar das águas que estão nos tornozelos, nos joelhos e na cintura até se poder nadar no rio Espiritual sem perigo''.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALEGRIA ESPIRITUAL


ALEGRIA ESPIRITUAL


 '' Regozijai-vos sempre...'' 1° Tess.5:16-18 ''Regozijai-vos sempre...digo outra vez'' Filp. 4;4



Estamos vivendo sob fortes programações; sociais,econômicas, físicas e espirituais, que declinam para a conclusão final de todas as coisas , e quando observamos o ecossistema, em seus variados aspectos, sentimos uma certa impotência e uma vulnerabilidade que nos faz mergulhar no vazio existencial fazendo com que o sorriso desapareça da nossa face.

 Na programação sócio econômica , o mundo desliza no verbo'' desejar'' e tropeça no verbo ''não poder'' .Por causa disso, são poucas pessoas que tem tudo, em detrimento de muitos que nada possuem. E nesse tobogã de sentimentos, são em número reduzido , os que chegam ao conhecimento pleno da verdade e aprendem a sorrir dos acontecimentos. sabendo que existe , um além chamado ''futuro'' em Cristo Jesus ,dai o retorno da alegria , que é o título dessa postagem.

 Que é alegria? ''A alegria é a forte impressão de prazer, causada pela posse de um bem real ou imaginário'',(Dicionário )e o que é regozijar? É uma alegria tão grande e profunda que não se pode compreender. A alegria do mundo é algo interessante , mas é passageira, fugaz e efêmera . Podemos citar a alegria carnavalesca, onde predomina tudo que é carnal.

 Podemos falar da alegria de uma festa de aniversário ,que se estende a desde a idade até as datas comemorativas em geral. Também podemos falar de ganhos financeiros. Compras de casas,de carros, De vendas também. Portanto tudo que é material que traz alegria passageira . E a alegria espiritual? Será que o mundo entende o que seja a alegria Espiritual? Falamos da alegria normal mas tem uma alegria que vamos discorrer de agora em diante.

O apostolo Paulo fala em 1º Tess.5-16. ''Regozijai-vos sempre '' Chegou a hora da Alegria Espiritual. O regozijo é uma alegria muito profunda. O apostolo fala '' Alegrai-vos na esperança'' , mas na alegria ele diz ''Regozijai-vos sempre'' ele determina o tempo.''Sempre''. ''Sempre ''. Que quer dizer : Toda hora, todo minuto, todo segundo ,porque o mundo precisa sentir que ,existe diferença entre a alegria momentânea da carne e a alegria eterna espiritual .

 Quando o apostolo chegou em Filipo ele falou e reforçou ,''Regozijai-vos sempre , digo outra vez'' .Fil; 4: 4 . Esse '' Digo outra vez'' já reforçou o que ele falou em Tessalônica. O apostolo teve uma visão quando ainda estava em Samotracia. Nessa visão aparecia um homem que dizia''Passa a Macedônia e ajuda-nos'' . Sem demora Paulo atravessou e chegou a Filipo Filipo era uma cidade muito importante do Império Romano. La foi o berço do Cristianismo Europeu . A Igreja deu ao coração do Apostolo , muitas alegrias , pois cresceu bastante. E até mesmo de longe , da cadeia ele a doutrinava .

 No livro de João 15:11 está escrito:'' Tenho vos dito estas coisas para que meu gozo esteja entre vós ,e o vosso gozo seja completo.'' . Jesus foi quem falou isso. Neste capitulo , Jesus se coloca como uma videira verdadeira, e seu pai é o lavrador e nós somos os ramos enxertados, organizados e aconselhados a permanecer , sempre em gozo, ou alegria. Jesus enxertou e implantou a alegria , chamando-a de gozo.

Em João 17:13, Na oração Sacerdotal ,Jesus fala que sua alegria é completa. O mundo não tem essa alegria e nem a compreende . Em Filipo , Paulo e Silas foram presos e a Bíblia diz no livro de Atos 16 que : pela meia noite eles cantavam hinos de louvores a Deus, acorrentados nos troncos. Dá para entender essa alegria? O mundo entende?


 Como uma pessoa pode estar privado da liberdade e cantar? Dá para entender ? como que uma pessoa , pode estar desempregada, vivendo provação e privação ao mesmo tempo e andar de paletó e gravata cantando? Dá para entender, como uma pessoa doente de uma doença maldita, cantar louvores? Na hora de um enterro de um ente querido cantar hinos ? Essa, é a alegria de que fala a Bíblia. Antes de ser evangélica , eu sofri muito e de repente comecei a beber.



 Tornei-me uma alcoólatra. Bebia para dormir e acordava para beber . Esse era meu ritmo de vida nos feriados prolongados , mesmo porque não podia beber em dias normais , pois precisava trabalhar. No dia que aceitei o evangelho, essa coisa me foi tirada repentinamente e eu me senti livre. Uma vizinha ,notou que havia algo de novo me chamou e usada pelo inimigo me disse :''Todo crente tem um passado não é?'' Sempre fui boa na resposta e lhe disse :'' Não! Crente só tem futuro''. E encerramos a pequena conversa de forma que ela calou-se e nunca mais falou nada.


 Esse pequeno dialogo serviu para o que estou escrevendo agora. Sabe por que o mundo não entende a nossa alegria? Justamente por isso. Eles não tem futuro. Nossa alegria está no fato de que: Temos a certeza , de que nada terá fim. Teremos corpos glorificados, Palácios de Cristal e pisaremos em ruas de ouro , com calçadas ladrilhada de rubis. Como respaldo bíblico , podemos citar Apocalipse 21:21

 Lá encontraremos os entes queridos que dormiram em Cristo .Davi fez uma citação que mereceu ser escrita na Bíblia. Quando ,sua mulher Bete seba perdeu seu primeiro filho . Ele chorou , fez vigília , orou para que a criança não morresse , mas foi debalde. Quando tudo terminou ele tomou um banho , jantou e quando indagado pelos soldados , o porque de estar alegre , ele respondeu :'' Porque nada mais se pode fazer'' e capitulou:'' Eu vou para ela mas ela não voltara mais para mim''.1° Samuel 12:23

 Na vida que nos foi oferecida por Jesus Cristo ,vem escrito:'' Prazo de validade Eterno''. Isso significa que: quando( morrermos) ou ''dormirmos em Cristo'' no nosso linguajar , acordaremos na glória que se chama ''Vida Eterna''. Portanto, a alegria do nosso coração tem uma grande razão de ser ,que o mundo não conhece. O Eterno não tem passado , nem presente nem futuro.

 Ninguém pode tirar a alegria de um crente. João 16:22(b) . No versículo 21 diz :'' A mulher quando está para dar a luz , tem tristeza porque a sua hora é chegada; mas depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição pelo prazer que tem nascido ao mundo um homem.'' 1. Que a nossa alegria seja sempre baseada nas coisas espirituais porque não acabarão jamais e não depende das coisas desse mundo

Elas nos dão alegrias , mas são por pouco tempo e de pouca validade . Quantas casas lindas , antigos palácios que estão aqui como lembrança dos tempos que já se foram. Trouxeram alegrias no seu tempo mas hoje estão nas vitrines do museu da historia cujo cenário permanece ,mas os atores já partiram do mundo

Pode se perder a alegria espiritual? A resposta é sim. O responsável ,pelas perdas e danos espirituais , é o pecado. O maior exemplo disso foi Davi quando pecou com Bate Seba . A coisa foi complicada , porque envolveu , assassinato, traição além do adultério . . Davi desceu aos infernos da angustia e quando subiu estava com ''um espirito recriado'' e escreveu o Salmo 51 e suplicou no verso 12 :

 ''Torna a dar-me a alegria da salvação'' Queremos concluir dizendo que as alegrias mundanas , terminam mas as alegrias espirituais, permanecem para sempre ,porque são eternas. Jesus Cristo, Príncipe da paz é o responsável pela inauguração da ''Eternidade '' , através do Reino Espiritual. A Ele seja dada toda Honra e toda Glória para sempre. Essa é , a nossa maior alegria.


 Próximas Postagens:
1- Os Espinhos
2- Os três nomes
3- O farol
 4- Os laços
 5-No limiar das águas- Publicado no Site do Pastor Ivan Pereira
6-Vencendo Gigantes-         ''           ''     ''     ''      ''         ''        ''

PROMOÇÃO:  ( EU LI). Estaremos sorteando um Vídeo, no Natal no dia 24 de dezembro de 2012. Basta colocar no comentário de cada postagem que ler , a frase .''Eu Li''.