sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DEUSES ESTRANHOS

Resultado de imagem para deuses estranhos


''E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.

 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam. E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

 Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isso. E estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito:

 AO DEUS DESCONHECIDO. esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. At.17.15-23.''





Ao  sair de Bereia  , o apostolo Paulo  foi para Atenas e lá  chegando  viu a cidade mergulhada na  idolatria e na filosofia, mas o  que  chamou sua  atenção foram os  altares e  entre eles  um  que  dizia:''Ao Deus   desconhecido''.

O povo de  Atenas gostava de novidades. Hoje  a coisa  não é  diferente. As pessoas  gostam  de  novidades, por isso  que Jesus  quando  realizava um  milagre , dizia  sempre:''Não  conte  a  ninguém''. Ele  sabia que  as pessoas não  ficariam caladas e  as  noticias  se  espalhavam.

O Apostolo Paulo trazia para Atenas a maior novidade  de  todos  os  tempos. Era uma  historia incrível de um homem que morreu  e  ressuscitou. Aquele assunto  abalou os  Atenienses que  logo o  chamou  de  ''Paroleiro'', contador5  de mentiras.

A humanidade , sempre  foi  curiosa, principalmente com o inusitado. As coisas  que se sente e não  se  vê desperta interesse e  a isso  chamamos  de mistérios.  Foi o  que o que  o apostolo  despertou nos  moradores  daquela localidade.

Uma  coisa que  sempre  despertou no coração do  homem foi o  desejo  de  adorar, por isso  quando  eles não  descobrem o  que  ou a  quem  adorar , eles sentem um  vazio que  procuram preencher com  alguma  coisa.

Uns correm  para o que  não  pode satisfazer: a  idolatria , outros para  as feitiçarias  e  grande  parte , para  as  bebidas , cigarros , drogas etc...

''A necessidade é a  mãe das  invenções'' diz o  ditado popular, por isso  o homem criou tantos  deuses. Cada um , para atender alguma  conveniência , então surgiram: Poseidon -  deus  dos  mares; Atena -deusa  de  Atenas- Hades- deus  grego; Demester, Hera, Zeus, Apolo,Afrodite; Ártemis: Cronos; Amon Rá; Ísis Orum etc...


Foi neste  cenário que o  apostolo encontrou os altares e o altar  do  Deus  desconhecido. O apostolo aproveitou a ocasião e pregou o  evangelho.


Durante o periodo em  que permaneceu pregando o  evangelho em Atenas, o  Apostolo  foi  confrontado por  alguns  filósofos, epicureus e  estoicos que discutiam  com  ele.

 Diziam alguns: ''O que  está  tentando  dizer  este  tagarela?'' Outros  respondiam:" Parece  que  anunciando  deuses  estrangeiros", pois  Paulo pregava  as  boas   novas a  respeito  de  Jesus e  da  ressurreição. Atos  17:18.

Quem  eram os  Epicureus  e  Estoicos? Inicialmente cabe  ressaltar  que  embora  fossem  citados lado  a lado, pertenciam  a  duas  correntes  filosóficas distintas e  se sobressaiam  as  demais  existentes na  Grécia. 

''De maneira resumida, vejamos as principais ideias dessas linhas de pensamento.


Iniciemos pelos epicureus, escola  fundada por  Epicuro (340-270 a,C.. Essa  filosofia  de  vida ensinava a  viver a  vida  através  dos  sentidos e  assim  atraindo para  si toda  forma  de  prazer e  afastando  todo  sofrimento. Eram materialistas e  demonstravam pouco interesse  pela politica e pela  sociedade. Sua  ordem  de  vida  era''Viva o  agora''.

No mesmo período e nação surge o estoicismo, fundado por Zenão. Segundo os estoicos, as pessoas são parte de uma mesma razão universal. Criam que os processos naturais eram regidos pelas leis da natureza e por isso o homem deveria aceitar seu destino. Se mostravam insensíveis a tudo.

Observando tais pensamentos, fica patente que a sociedade em nossos dias tem "um quê" de epicurismo e estoicismo.
Como os epicureus, materialista ao extremo. O homem vive como se não fosse morrer: É existencialismo que importa: o aqui, o agora, o imediato. Busca o prazer a todo custo. Hedonismo é a palavra-chave.


Disse um comentarista: "À semelhança dos estoicos, aprisionada a um fatalismo ingênuo que têm servido de desculpa para a inércia, para a inoperância, para uma vida ao "Deus dará". Dando margem à insensibilidade quanto ao sofrimento do próximo e ao próprio sofrimento, sempre utilizando as velhas máximas como desculpa: "Deus assim o quis", "Se Deus quiser" e, por conseguinte, não movendo uma palha sequer para reverter situações adversas.

No areópago, chamaram Paulo de paroleiro, tagarela, pregador de deuses estranhos. Não se preocupe se acontecer o mesmo com você. A semelhança entre os pensamentos em voga hoje e os pensamentos dos epicureus e estoicos é gritante.''

Mas  faça como o apóstolo: pregue mesmo que te chamem de paroleiro. Muitos desdenharão e dirão"A respeito disso te ouviremos noutra ocasião." (At 17.32). Mas sempre haverá os "Dionísios" e as "Dâmaris" que crerão (At 17.34)".

Vamos  olhar para  dentro  de  nós mesmo e  tirar  de  dentro do nosso  coração qualquer  deus  estranho, que  teime em ficar alojado  dentro  dele . Assim  vejamos : 

Existem nas (n) formas  de ensinamentos  três  estágios: Aulas:  teóricas, escritas  e práticas. Nas aulas  teóricas ,  escutamos tudo que o professor  ensina. Nas aulas escritas , vamos  colocar no papel , por  escrito ,  o que ouvimos e nas aulas práticas, vamos  colocar em pratica o  que  aprendemos .

No Cristianismo , não é  diferente. A  Bíblia  ensina como  ser um  Cristão  de  fato e  de  verdade mas  o  que  vai  fazer a diferença é o nosso  comportamento no  dia  a  dia.

Está  existindo  uma  coisa  interessante aqui no cristianismo. Muitos querem ser Pastores. Para não  ter  que estudar em um Seminário  criaram uma  forma simples  de se ordenarem. ''Ajoelhou, orou , levantou já é  pastor''.

Depois  aluga-se uma  sala coloca-se , um púlpito , cadeiras , microfone  e uma  caixa  de  som  e pronto  está iniciada uma  Igreja. Não  sei  se  isso é  certo . Não posso julgar, mas na  minha opinião , deveria haver  haver  um  templo  central, para  evitar desmandos.

Se o problema é pregar o  evangelho, não precisa  tanto  de  tanta  coisa, basta  seguir os  exemplos  do  apostolo Paulo. O que  não  falta  são os  altares  e  os  deuses  estranhos. É somente ir  a  Praia e  vai  ver  quantos altares  nas  areias do mar. E  eles  escutam. Já  fui  muitas  vezes  e  me ouviram.

Acho maravilhoso os  evangélicos que  vão aos  hospitais e  aos  presídios ,'' para  povoar os  céus e  saquearem os  infernos''. Podemos  citar também os  evangélicos os  que vão  pregar  para  os  moradores   de rua, que  moram  embaixo dos viadutos. Já fui também e  aconselho  a  todos, irem.

O que  mais  se  vê em igrejas são'' Professores'' que ostentam somente  o  título  mas  que   não  ensinam  nada. Não colocam nada nas  redes  sociais  que possa  chamar a atenção dos perdidos.Os  blogs  que  tinham já  resolveram  remover. 

Também  não  escreviam  nada e o  que  tinha  de  valor pertencia  sempre a outras pessoas, portanto  não pregaram e  não  acrescentaram  nada . Estavam mudos no  blog e calados  o removeram ...São na  prática o  que foram na  teoria.

Eles  mesmos  são  ''Crentes estranhos'' Não  vê , não escutam e  não falam. Quero parabenizar os  irmãos que visitam, que falam e  que  imitam o  Apostolo Paulo quando  estão diante  dos ''deuses estranhos''.

Falar do  Senhor  Jesus  Cristo , o Deus  verdadeiro , não é um  fav or ,  é uma obrigação. Ele  mesmo  disse:''Ide  por  todo o mundo  e  pregai o  evangelho  a  toda  criatura''. Marcos  16:15

Em outras  palavras ''Tirai os   deuses  estranhos''