sábado, 25 de abril de 2015

OLHAI PARA DEUS





O primeiro versículo do  capitulo 45  de Isaías, apresenta  Deus  tratando Ciro , como ''meu servo'' e isso nos  surpreende , mas  temos  que entender a  sua soberania , a  sua autoridade  de usar quem quer , onde quer e como quer.


''A Bíblia relata em Esdras 1:1-11 e em 6:3-5, o Rei Ciro como sendo o Rei que proclamou a libertação do povo judeu depois de 70 anos de cativeiro nas mãos do povo Babilônico. Ele não só emitiu ordem liberando como autorizou que eles retornassem a Jerusalém, reconstruíssem o Templo e lhe devolveu todos os utensílios roubados por Nabucodonosor. Foi ele também que deu permissão real ao povo para importar madeira do Líbano para o Templo e usar a poupança do Rei para cobrir as despesas com a obra.
Segundo contam os historiadores, Ciro - o Persa, governava de forma autoritária e era tolerante com os povos conquistados. Um motivo desse comportamento pode ter sido a própria Religião. Dados apontam que Ciro seguia os ensinos do profeta persa Zoroastro e que adorava ao deus Aúra Mazda, deus considerado o criador de tudo o que era bom.
Ciro chamado na Bíblia de o Ungido de Deus ficou conhecido por volta de 560/559 a.c. quando sucedeu ao Pai Cambises I, na Cidade Anxã, na Antiga Pérsia. Ciro revoltou-se contra o domínio Meda e passou ater sobre o seu domínio tanto os Medas quanto os Persas.''


Ciro é o tipo  de autoridade que  representa  o poder usado por Deus , para por em prática os  seus própositos. O rei Ciro  foi quem proclamou a libertação dos Judeus,  setenta depois  sob o jugo Babilônico. 

Nos  dias de Hoje , quantos  servos  do Senhor  tiveram um encontro com Ele dentro das prisões e vivem  sob o poder (dos Ciros)  das autoridades, e  que  sem  o saber são usados por Deus para protegerem  os  crentes  que  moram nas  cadeias, pagando  pelas coisas  erradas  que  fizeram em seus   passados

.  O negocio chegou  ao ponto  de  serem  separados  dos  demais  e  de  terem  Igrejas  dentro do  sistema prisional  e  que  deixam os Delegados  e Juizes  perplexos  com  as mudanças  de comportamento  dessas  criaturas.

Isso prova que  por  mais que  criem Leis  e projetos  bem intencionados  não  terão a vitoria que  almejam , porque  somente o Evangelho  do Senhor  Jesus Cristo consegue  transformar e libertar o homem  dos  seus  pecados.

O Rei Ciro , também autorizou que o povo voltasse  para  suas  terras  e que  levassem os utencilios  , roubados por  Nabudonozor quando invadiu Jerusalém . Quantas  pessoas   saem dos  presídios  e  voltam para  suas  casas porque  Deus viu o coração  arrependido  com sinceridade e usou as autoridades para libertar.

Ciro era um fiel adorador  do deus Persa e obedecia  rigorosamente a Zoroastro , que  era tolerante e seu  deus chamava-se Aura  Mazda que , segundo seus ensinamentos ,  era o  criador  de todas  as coisas.

Quantas  autoridades , nos  dias  atuais também  seguem seus  deuses  e o cultuam  dentro da  sua ignorância  espiritual, mas  que  Deus  usa para colocarem em pratica  seus intentos. São pessoas  bem intencionadas  e boas em suas  condutas sociais.

Existem  também os  ''Ciros'' das  ciências, que  são os médicos. Deus  pode  curar usando os médicos , nas cirurgias, nos medicamentos de um modo  geral , ordinariamente . O Senhor cura também extra ordinariamente pelos  milagres.

Nas  dificuldades sociais do  desemprego , existem os ''Ciros'' que  são os  Empresários  para  fundarem empresas  e através  delas  darem  condições  financeiras  a  todos para  sustentarem  as suas famílias e é  Deus quem toca o  coração  deles.

Em toda situação da  vida , Deus está por  traz dizendo ''Olhai para mim todos os  termos  da  terra, e sereis salvos''. 


O  segredo é  a oração.Como  diz Tiago v. 1 e 2 ''Exorto , pois antes  de tudo que  se façam súplicas, orações e intercessões, e  ações de  graças por todos os homens, pelos reis,, e por  todos que  exercem autoridade, para  que  tenham uma  vida tranquila e  sossegada, em toda piedade e honestidade. 1ª Timóteo 2: 1-2

Vai ao médico , ore  antes para ser atendido e ore para agradecer.
Vai  as autoridades , ore antes e agradeça  depois.
Vai a Direção do colégio do  filho, ore  antes e  agradeça  depois.
Vai ao patrão , ore antes  e  agradeça  depois.
Vai ao  seu Pastor , ore antes e  agradeça  depois.
Vai  falar ao marido, ore antes  e  agradeça  depois.
Vai conversar com o filho, Ore antes  e  agradeça depois.
Vai dirigir , ore antes  e  agradeça depois.

Esse  deve  ser o comportamento de todos os que  se dizem Cristãos. Isso chama-se :''Olhai para mim'' diz o Senhor.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

O GRANDE AMIGO e NOVOS AMIGOS


''Assim como os perfumes alegram a vida , a amizade sincera dá animo para viver''
Provérbios 27:9

Tem um hino que diz: ''Achei um grande amigo Jesus meu salvador, que com amor me guia a cada dia....''Essa canção pertence ao cancioneiro Cristão e narra em poesia cantada , o amor o cuidado e o carinho do Senhor Jeus para com cada um que assina o pré nome de Cristão chamado ''Irmão''.



Procura-se tantas coisas . Empregos, curas, carros,compras, casas para alugar, casas para comprar etc...mas não existe a preocupação de se procurar amigos e por causa disso quantos ''amigos'' esquisitos e inoportunos aparecem, mas a Bíblia diz que:''...tem amigos mais chegados que um irmão '' Prov. 18:24.

Para esta reflexão escolhemos alguns personagens cuja fidelidade serviu e serve de modelo para os dias atuais. Paradigma da humanidade , podemos citar o grande
exemplo que foi uma mulher chamada Rute e outra cognominada Noemi. A Bíblia cita no capitulo 1: 16-17 a linda historia dessa amizade, que nos dias de hoje é considerado um dos piores relacionamento que é sogra e nora. ''Deixará o filho a casa dos seus pais e fará uma nova família'', mas parece que tem mãe que não consegue cortar o cordão umbilical e os filhos sentem dificuldades de abandonar os pais , dai os problemas com as moças que querem ser noras.

A Amizade de Rute e Noemi por serem exemplos , foi imortalizada na Bíblia e tem ao longo dos tempos , atravessado anos ´séculos e milênios como grande mostruário até nas escolhas.. Todos sabem a historia de Noemi . Essa mulher fugiu da fome que estava acontecendo em Israel, foi residir em Moabe e lá conheceu suas duas noras .Orfa e Rute.

Por ter perdido o marido e os filhos ,Noemi, deu liberdade as noras para ficarem na sua terra ,Todavia Rute quis segui-la e no confronto com a sogra , a moça deu a maior resposta que mereceu registro na palavra de Deus. Aquela jovem destemida fez uma escolha linda '' Sua terra será a minha terra , seu povo será meu povo e seu Deus será o meu Deus''. Rt. 1:16.

O que levou Rute a fazer tão importante escolha? Foi a amizade. Eram amigas e tinham três coisas em comum que eram a sinceridade, a lealdade e o amor .Essa cumplicidade e essa escolha, agradou o coração de Deus e Ele teve a oportunidade de demonstrar que é o Deus sem fronteiras e abençoou aquela amizade dando a Rute , ao longo dos anos , o ensejo de ser a avó de um rei chamado Davi.

Outro exemplo de grandes amigos está escrito no livro de Gênesis 14:14-16.É outra historia interessante que narra os acontecimentos bélicos que envolveram Ló sobrinho de Abraão . Nesta guerra renhida , Abraão colocou a sua vida em risco mas correu a proteger o seu sobrinho. Esse é outro grande exemplo de fidelidade de amizade familiar. O grande Pitágoras escreveu que:''A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num único coração e num único espirito''.

Uma outra amizade digna de citação , foi a união de Jonatã e de Davi, escrita no livro de 1º Samuel 18: 1-4 . Diferentemente dos dois primeiros exemplos, porque foi amizade de duas mulheres de idades e países diferentes .O segundo exemplo foi a amizade de parentes mas agora vamos citar a amizade de dois homens.

Foi um carinho tremendo e puro de dois homens que não eram parentes e tinham a mesma idade. Foi uma amizade de muita ternura e de muito respeito, acima de qualquer suspeita. Por causa do amor que dedicava a Davi, Jonatã ficou contra seu próprio pai , o rei Saul.

No Novo testamento o apostolo Paulo deu fortes exemplos de amizades e a Bíblia diz em Provérbios 18: 24 '' O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há amigos mais chegado que um irmão''. Esse homem chamou-se Saulo de Tarso cujos amigos o amaram pelo homem que ''nasceu de novo'' e que até o nome mudou para Paulo .

Dois grandes amigos do apostolo , foram Aquila e Pricila que ele carinhosamente chamava de Prisca. O apostolo fundou 13 Igrejas e as administrava de longe até mesmo da cadeia onde estava preso. O apostolo se dava o direito de ensinar, prega e exortar . E todos o respeitavam. ''A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao amigo todos os seus defeitos e todas as nossas qualidades''(Millor Fernandes.)

Podemos citar: Maria , Marta e Lazaro e o grande amigo de todos os tempos chamado Jesus Cristo. Foi uma das maiores amizades do mundo. Marta aquela mulher atarefada sem tempo para a adoração, a Maria que estava aos seus pés do Senhor o tempo inteiro e o irmão Lazaro que morrera. Mas o Grande amigo foi o mesmo que deu vida nova a Lazaro, elogiou Maria e chamou a atenção da Marta.

E hoje ? Como está o nosso circulo de amizades fora e dentro do lar? Fora e dentro da Igreja ? Será que somos como Maria cheia de adoração pelo Nosso Senhor , ou somos como Marta
sempre ocupada com a vida secular , ou mortos para o trabalho eclesiástico , como estava Lazaro envoltos em faixas (muitos problemas ) impedido de caminhar?

Vamos fazer uma pesquisa em nossa vida. Vamos observar qual área que está precisando de um grande amigo. A Bíblia diz: ''Entra no teu quarto e fecha a porta'' e fala para o maior amigo do mundo , e conta pra ele onde é a tua dor'' Fique certo que no oculto ele ouve e responde, Do oculto Ele contempla, julga , age e da vitoria , porque ele é o grande amigo em que não existe sombra de variação.

O nosso grande amigo é sem duvida Jesus Cristo. Tem um hino que diz : ''Quem é que me mantem a calma. Que alegra a minha alma? `E ele .Quando vem a solidão quem segura em minhas mãos? É ele . Quando estou sendo acusado quem é meu advogado? È ele , Quando leio a Bíblia ela me diz : Quem também é meu Juiz? É ele... ''

Jesus nos entende . ''O coração é terra que ninguém pisa'' mas Jesus entra e resolve tudo . Jesus é o nosso maior amigo , Jesus é '' O grande amigo que dá título a essa reflexão .Concluo dizendo que o maior amigo ( sem sombra de duvida é Jesus Cristo.




segunda-feira, 20 de abril de 2015

CUIDADOS DA VIDA




''Ele  tem cuidado de vós''  1 Pedro 5:7


Estamos  vivendo uma época muito difícil . O corre, corre é para todos os lados.  Parece que  temos pressa em chegar a algum lugar que nem mesmo sabemos onde é  e muito menos  de  que lado fica. A vida  está rolando em um ritmo que está enchendo as pessoas de angustias, ancias  e estresse.

Um poeta popular escreveu certo dia ;''Se  a vida é uma  corrida louca para o nada , prefiro não  ser  tudo.'' Tem coisa  mais linda e mais interessante que viver? A vida é um dom  de  Deus e estamos  aqui por um proposito dele.

Ninguém esta  aqui por  acaso. Temos obrigação  de adorarmos a Deus  e  cuidarmos   não somente  de nós mesmo, mas também da  sua  criação. O que  torna a vida difícil  são os  verbos  que nos  cercam.

Deveríamos  viver  focado no  verbo  ''ser''  mas  estamos  sempre  nos  desviando para o  verbo '' ter'' . Para muitos , esse  desvio  tem custado um preço alto. O  Verbo  ser . é o  verbo  de Deus. O verbo  ser  tem um  raio  de  ação  muito  grande.

O  verbo  ''ser'' , é o  verbo da  vida espiritual.  Ser bom, ser honesto, ser  benigno, ser fiel, ser  decente etc... O  verbo  ''ter'' é o verbo  da  vida material. Ter  casa,  ter dinheiro,  ter carro etc... e por  conta disso , surgem  as  ansiedade  os  estresses e  as enfermidades.

O problema está no  desvio da ''Palavra  de Deus" que  diz:''Buscai em primeiro  lugar o  Reino  de Deus e as demais  coisas vos  serão  acrescentada''. Mateus  6:33

Muitos  olham para a frente , lutando para conseguir o que almeja  os   seus sonhos. Muitos  vivem olhando para  traz , sentados  nas  suas desculpas e  acusando aos  que  nada fizeram  por  ele. Existem  também os  que  vivem olhando para o lado direito, mas  não tomam  atitude  e os  que olham para o lado esquerdo e  se perdem  tendendo para as  coisas  erradas. Mas  são,poucos os  que olham para  cima  e é justamente  nesse contexto  que  está a vitória.

Um dos  maiores  exemplos Bíblico é o de Jonas. Esse profeta tinha uma missão a cumprir  e  correu para todos os lados que a fuga pudesse  facilitar, e correu para Társis  quando  seu  trabalho  era em Nínive . Jonas  esqueceu  , que  Deus não nos perde  de vista. Tudo Ele  vê, tudo Ele  sabe e tudo  resolve.

Deus  mandou uma  tempestade . e o  Navio em  que  Jonas estava  viajando quase naufraga. É  mesmo assim, onde tem um líder irresponsavel e  desobediente. Os homens do navio estavam impotentes , enfrentando  enormes ondas , mas  sentiram que o problema era Jonas  e o jogaram no mar , e um peixe o engoliu.

Imaginamos um homem dentro de um peixe , apertado , respirando  com dificuldade em meio as entranhas. Tem situações na nossa  vida , em que  estamos sendo apertado, por todos os lados e todas  as circunstancias  adversas e  somente podemos  fazer como Jonas ,que lembrou-se  de olhar para  cima  , e  Deus o tirou  do  ventre  do peixe.

As ondas da vida atual  estão  representadas pelas enfermidades adquiridas, pelos assaltos, desempregos, pelas  drogas  dos filhos e do alcoolismo dos maridos etc...

Não  sabemos  o que  está  se passando na  sua  vida, meu querido (a) leitor, mas  eu tenho  um conselho para  você. Olhe para  cima e  ''Aquietai-vos... '' (salmo 46.10).

Tem um Deus  que  cuida  de  você. Lance sobre  Ele  toda  sua ansiedade, porque  ele  está  cuidando de todos nós.

''Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.  Salmo 46:10