segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PALAVRAS PODEROSAS

 





 
Nas cercanias  de Tiro e  de Sidom, cidades de Canaã , residia uma mulher que  a  Bíblia  não cita o nome, chamando-a apenas pelo  cognome  de Cananéia.Certo dia , essa  mulher enfrentou uma situação terrível . Ela enfrentou o demônio que  se apossou da sua filha.

Sem saber o que  fazer, ela  lembrou-se  de alguém , de quem ouvira  falar e correu para ele. Seu nome : Jesus de Nazaré, que já  estava  sendo conhecido ,por todas  as pessoas daquela circunviziança  , como o homem que  fazia milagres.

Tiramos  algumas lições desse  texto. A primeira lição diz  respeito ao nome . Vemos  na  Bíblia  muitos nomes de mulheres  tais como  ; Rute, Ester , Ana, Maria, Dorcas etc...  mas  também encontramos mulheres sem nome , como : A viúva  de Sarepta,  a garota escrava de Naamã ,a Sulamita,a filha  de Jairo,  A filha  de Jefté etc...

Essas mulheres , quer  seja com nome ou sem nome tiveram  relevante papel nos projetos  de Deus. O Todo Poderoso as escolheu para servirem de  exemplos ,tanto  aos  seus propósitos como também   para todas as mulheres que  nasceram após ela , nos  incluindo também  neste contexto.

Quando prestamos  atenção  na historia  da  vida  de  cada uma das mulheres  citadas pela Bíblia , vislumbramos  as  lutas  que enfrentaram, a sabedoria que usaram e os  testemunhos  que  deram como a parte  fraca, que é assim considerada pelo mundo. 

Escolhemos a mulher Cananéia, que muito embora  fizesse parte  de um povo idolatra,  que  adoravam o deus Baal, foi também escolhida para fazer  parte na história do Novo Testamento.

 '' Quem era Baal: Era o deus supremo dos cananeus. Em hebraico, Baal significa senhor. Seus adoradores acreditavam fosse o ídolo o responsável pela abundância da terra e pela fertilidade do ventre.
Em Peor, região de Moabe, havia uma versão local dessa divindade, que era adorada conjuntamente por moabitas e midianitas. Foi nessa localidade de Sitim, bem defronte de Jericó, que Israel rompeu a aliança com o seu Deus, pondo-se a cultuar a Baal.
2.      Como Baal era adorado: Sendo o deus da fertilidade, seu culto era marcado pela crueldade e por uma devassidão que envergonharia até Sodoma e Gomorra. Em suas cerimônias havia: 1) sacrifícios de vítimas humanas; 2) orgias e os mais in imagináveis desregramentos; 3) e, logicamente louvores a Baal.
Exemplos  da mulher  Fenícia para nós. o que ela  era para o seu deus Baal que sua  fé era dirigida, vencedora, determinada .inquestionável.''
 
Mas  na hora  da luta , o discernimento falou  mais alto,para escolher  o Deus que não iria lhe  decepcionar e por isso ela correu  e fez o primeiro pedido gritando:''Jesus , filho  de Davi , tem misericórdia  de  mim , minha  filha  está endemoniada e está sofrendo muito.''

A mulher  Cananéia  foi persistente e inoportuna mas  tinha  fé. Ela  sabia  que a sua  benção só  poderia acontecer  com intervenção  daquele  Santo Homem.

''Jesus silenciou  e não lhe  deu  resposta alguma'' .Ela foi simplesmente ignorada . Seus discípulos logo  fizeram o que  Jesus não aprovou. Eles  falaram:''Manda-a embora pois  está  gritando atrás  de nós''. Eles a estavam condenando  e não estavam intercedendo. Esse comportamento não agradou o Mestre .

Mas Jesus não os ouviu. e começou um diálogo de'' prova  de fogo''.

Disse  Jesus:''Eu fui enviado as ovelhas perdidas  de Israel.A mulher não desistiu , veio e  de joelhos o adorou  e disse: Senhor ajuda-nos''.Aquela   mulher  demonstrou a maior humildade e  Jesus contemplou aquele comportamento pois  a Bíblia  diz:

"Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos" (Provérbios 16:19).
"O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida" (Provérbios 22:4).


Jesus continuou :''Não é  certo tirar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos'' mas a mulher respondeu:''Mas  até os  cachorrinhos  comem das migalhas que  caem da mesa do seus donos''. E Jesus  respondeu: ''Mulher grande é a  tua  fé, seja  feita conforme o teu  desejo''. Naquele instante a filha  da mulher  sarou.


  Esse  acontecimento  nos lembra , a  festa  de  casamento  ,de Caná, quando  faltou  vinho  e sua mãe pediu  que o filho  resolvesse aquele problema e ele  respondeu:'' Ainda não é  chegada a minha hora''. Jesus estava falando que tudo tem  seu momento e  ainda  não era hora  de milagres. ''Mas a mulher  Cananéia adiantou-se  pela fé  e descongelou  o tempo que  muda tudo  e neste tipo de fé , não se pode  intervir.''

A verdade prática para a nossa  vida nos dias  de hoje é que vivemos  em meio  de uma  terra   rica em  habitantes de Canaã . Quantos cananeus e cananéias vivem a nossa  volta? Vivem  dentro  de religiões  alheias a vontade de Deus. Não usam a Bíblia  como  regra  de prática e fé. Não cantam  hinos de louvores a Deus. Fazem pedidos  a  deuses  estranhos  e não sabem o  perigo de  estar se comprometendo  com as  trevas.

E a Bíblia  diz:'' Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,” 

As palavras da mulher  Cananéia foram poderosas  e mesmo sem jornal, sem mídia, sem televisão, sem internet, sem radio etc... Atravessou os  tempos  no ''boca a boca'' , e assim chegou até nós como exemplo de humildade e fé.

A mulher  Cananéia ''levantou-se entre os mortos'' deixou de  ser uma néscia para  ser  sábia e usou a oportunidade para mudar. Encheu-se do Espirito , mergulhou na  Luz  de Cristo  e entrou  para  a  historia do Senhor  Jesus como verdadeira  adoradora.

Ao dizer : ''Mas Senhor  até os  cachorrinhos comem as  migalhas que caem da mesa  dos  seus   dos  seus donos'' ela pronunciou  dentro da sua simplicidade as ''Palavras Poderosas'' que mudaram  a sua  vida .Sejamos  como ela na humildade e na  adoração.