quarta-feira, 23 de julho de 2014

A GLÓRIA DE DEUS


''Se creres  verás a glória  de Deus '' João 11:40

É uma linda poesia , quando se lê sobre a  glória  de  DeusEm cada Salmo, o salmista expõe sua alma  quando afirma  que : os  céus  testemunham  o  grande poder  das mãos do Senhor. Contemplar o firmamento, o  grande numero de  estrelas , o sol, a lua, os cometas , sente-se  quanto  somos  pequenos  diante do poder de Deus.

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.Salmo 96:1-2

O dia  faz  declarações a outro dia e a noite  conversa com outra noite.Em um dia , o sol se mostra no horizonte , cheio de  raios , levando luz a todos os lugares e no outro dia , pode amanhecer sem sol  com uma  chuva  constante e  a noite  tem sua luas em  fases diferentes ,  Lua  cheia, quarto minguante , crescente e lua nova . . Tudo isso é ver a Glória de Deus


3 Anunciem a sua glória entre as nações,
seus feitos maravilhosos entre todos os povos! Salmo 96:3


Anunciar aos povos de todas  as nações, a Glória  de Deus e  falar dos  seus  feitos é uma obrigação de todos  os  servos que  estudam  a   Bíblia. Falar da  criação  do céu  da  terra, da luz , dos mares  e rios ,dos vegetais, dos animais , é mostrar a glória  de Deus, que tudo que  fez achou  bom mas  do homem ,'' sua imagem e semelhança'' , ele  achou ''muito  bom''  portanto , olhar  o homem  é ver a glória  de Deus.


Quando vislumbramos as rosas , orquideas, cravos  etc... As plantas  em geral  ,estamos  vendo  a  gloria  de Deus. Quando  contemplamos  as  criancinhas  estamos  vendo a glória de Deus.
Quando  vemos  as  frutas , vemos a glória  de Deus.


Louvem-te, SENHOR, todos os reis da terra, quando ouvirem as promessas de tua boca! Salmo138:4


Todos  que  respiram ,  desde o mais simples até  os  reis da  terra tem obrigação  de louvar o Senhor  em sua  glória.

4 Uma geração contará à outra
a grandiosidade dos teus feitos;
eles anunciarão os teus atos poderosos.

 As  gerações  tem obrigação de anunciar  todos os  feitos  e seus  atos poderosos e toda  grandiosidade   dos  seus  feitos.

 

Moisés   teve  tanta intimidade com Deus que quando  desceu o Monte Sinai  com as Tábuas  da Lei , o seu rosto brilhava pois exibia  a  Glória  de Deus.

 

Deus interage com tudo  e com  todos. principalmente com a natureza. Com tudo que é visível e com tudo que é invisível. Para Glória  de Deus ,o seu  Espirito penetra todas as coisas, conhece  todos os pensamentos , conhece todos os  corações e  sabe   até da quantidade de cabelos que  temos na nossa  cabeça.

 

A sua  glória , pertence a onisciência e a onipotência e só existe um elo entre Ele o Criador e a Criatura  que  se chama Jesus  Cristo , seu filho.

 

 A palavra Glória  significa , força, bondade, lealdade,  e em Hebraico  também  é  traduzida como  peso. Só podemos  ver a Glória  se  tivermos  fé. O que é palpável  e visível  podemos  ver  mas  existe a  Glória de Deus que  pode  ser sentida , que é o amor a misericórdia, o perdão  e a  graça .

 

 A Bíblia  cita  diversos nomes  de  servos  que viram a  Glória de Deus. Podemos  citar Jacó no  vale de Jaboque, Gideão o varão valoroso, Enoque, Adão, Elias, Os  Reis Magos,Eliseu, Paulo, João e muitos outros.

 

Todos tiveram fé . Todos  creram  e por isso viram a Glória  de Deus.

''  "O que é a glória de Deus?"

''
A glória de Deus é a beleza do Seu espírito. Não é uma beleza estética ou material, mas é a beleza que emana do Seu caráter, de tudo o que Ele é. Tiago 1:10 convida um homem rico a "orgulhar-se se passar a viver em condição humilde", indicando uma glória que não significa riqueza, poder ou beleza material. Esta glória pode coroar o homem ou encher a terra. É vista dentro do homem e na terra, mas não pertence a eles, só a Deus. A glória do homem é a beleza do espírito do homem, a qual é falível e passageira, sendo assim humilhante, como nos diz o versículo. Entretanto, a glória de Deus, manifesta através do conjunto dos Seus atributos, nunca passa. É eterna.''  PENSADOR.



"Se  creres  verás a Glória  de Deus'' foi Jesus quem falou para as irmãs  de Lazaro, seu querido amigo. Numa analise mais profunda do  texto  observamos  quando  Ele  falou:'' Tirai a pedra'' Jo. 11:39. Que  pedra  será  essa? Tem muitas.Por  exemplo:

 

 A Incredulidade é uma pedra que impede que  se veja a glória de Deus . Jesus mandou que   tirassem as faixas  de Lázaro o que nos  faz imaginar que tem muita  gente amarrada as faixas da idolatria, da  crendice e da  religiosidade,  que impede  de  ver'' A Glória  de Deus.''


Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.

Salmos 145:4
¶ Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.

Salmos 105:1-2
¶ Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.

Salmos 105:1-2
¶ Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.

Salmos 105:1-2
¶ Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.

Salmos 105:1-2

domingo, 20 de julho de 2014

OS ESCRAVOS DAS ORELHAS FURADAS



¶ Estes são os estatutos que lhes proporás.
Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Êxodo 21:1-6




"Se, porém, o escravo declarar: 'Eu amo o meu senhor, a 
minha mulher e os meus filhos, e não quero sair livre',

6 o seu senhor o levará perante os juízes. Terá que levá-lo à porta ou à lateral da porta e furar a sua orelha. Assim, ele será seu escravo por toda a vida.Êxodo 21: 5-6


A historia Bíblica , narra como foi o tempo em que não existiam os poderes para conter a criminalidade. Quando acontecia  algum delito, havia a possibilidade  de  defesa do réu. Haviam  as cidades refúgio (Deut. 19:1-13 e Isa. 20.1-9 e a'' Lei de  Talião'' que quer dizer :"Olho por olho e  dente por  dente''para  evitar  as  vinganças  exageradas. 

Nesta época,  os  escravos eram  protegidos pela lei , para não sofrerem abusos dos patrões , portanto o  assunto que  trata    da  escravidão não  é   nenhuma  novidade. Os povos  antigos  usavam  desse  procedimento e Israel não ficou  alheia  aos  fatos  dessa natureza.

Depois  dessa pequena  introdução, queremos  refletir  sobre  a ''Escravidão''que alcança  todas as áreas  que compõe a  vida do  ser humano.Queremos  organizar argumentos , para  exibir como  vive  a  criatura diante dos  desafios  do dia a dia e como  se tornar um ''escravo da orelha furada.''


Somos , querendo ou não , escravos de alguma situação.Vivemos
no meio de uma sociedade  aprisionada a esquema , sistemas , 
preceitos , preconceitos  e carências, por isso as  crises estão por todos os lados , atacando  a todas áreas da vida das pessoas e que precisa de  real libertação.

No Antigo Testamento , Isa:55:1 convida :''Quem  tem fome e  sede  venha...'' No Novo Testamento , Jesus convida: ''Venham a mim , todos vós  que  estas cansados e sobrecarregados  e eu vos aliviarei'' Mat. 11:28, por isso observamos que a escravidão , seja ela qual for, maltrata , oprime e aprisiona e até mata.

Sem parar ,para  analisar  sua vida, o homem  tem mergulhado no  seu  abismo existencial e tem negado  a si mesmo  a liberdade  que lhe é oferecido de  graça e pela Graça de Deus e desde então  as prisões  tem  se multiplicado e o ser humano  cada  vez mais  escravizado .

A prisão , que  escraviza  o  ser humano , nada mais é que a privação da liberdade  em todas  as áreas da vida. Engana-se  quem  pensa que ela  se  restringe  a uma  sala  de Delegacia, ou  a um Sistema  carcerário .A prisão  vai muito além  do que pensamos e imaginamos.

A Priori podemos salientar que , o principio da liberdade é principio vital da vida , mas o homem vai adquirindo desejos que  se  tornam anseios e sonhos, que podem ser  realizados ou não e isso , muitas  vezes escraviza .

Quantas pessoas  estão escravizadas ao dinheiro, ao ouro, aos parentes,  ao trabalho, a  religiosidade, aos vícios , as paixões  e  até  dentro  delas mesmo.

Nos  tempos  pós- moderno  , o  ser humano  está sofrendo as consequências  de uma sociedade injusta e  que está'' esmagada  sob o peso  dos  erros alheios  e dele próprio, dai o sofrimentos que  atinge as  áreas da nossa vida.''

Na  área física , a  escravidão está nos leitos dos hospitais, nas  cadeiras de roda. Pode estar  na  cegueira que impossibilita  de  ver a luz e pode  estar em todas as enfermidades  degenerativas .

Na  área emocional, quantas pessoas estão  escravizadas as paixões infames, aos ódios, iras, intrigas, invejas maledicências  ,fobias etc...

Na área psicológica estão escravizadas  as  dependências químicas  das  drogas, da maconha, heroína, cigarros, bebidas etc... Tudo que  contribui para uma  falsa  segurança e um preenchimento  de ''coisa alguma'', desde que atinjam situações  psicodélicas , onde perdem a consciência e passam a  ver um mundo imaginário.

Na  área  espiritual, muitos  estão  escravizados  pela  religiosidade, pactos  satânicos, heresias, feitiçarias. macumbarias, idolatrias e toda sorte de enganos.

Na  área material, muitos   estão  escravizados  nas  dívidas, cartões  de créditos, empréstimos  e  agiotagem, acumulando dívidas  em cima  de dívidas, tornando tudo muito mais difícil.

O homem está  assim: escravizado tanto externamente como internamente.  Quantos vivem escravizados pelos sonhos e curtem uma  existência  frívola,  desbotada , sem nenhum colorido , sem  esperança porque quando chega a hora  da  revelação não encontram o que  esperavam, e capitulam para qualquer  saída.

A Bíblia cita  vários personagens que  foram escravos  de  alguma circunstância. O apóstolo Paulo e  Silas  foram  escravos  do sistema carcerário  do seu tempo. A mulher do fluxo  de  sangue, foi  escrava  da enfermidade do ''fluxo  de sangue.''Pedro viu as portas do  cárcere  se  abrirem milagrosamente.

Tomé  foi  escravizado pela  falta  de fé. Hamã foi prisioneiro pela lepra, o cego de Jericó  pela  cegueira, o paralítico de Cafarnaum pela paralisia, etc...

No  campo da inteligência , os cientistas  acreditam na auto suficiência  e defendem  dentro da ciência  as  teses em que  acreditam.

Assim a humanidade vai  desfiando um  colar  de  erros   descendo  degrau por  degrau na ignorância   de suas  escadas, precisando  urgente de uma  real libertação que só pode  ser encontrada  quando  se  tornarem  escravos do amor  de Deus.

O que é  ser  escravo do amor  de Deus?
Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Êxodo 21:2-6
Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Êxodo 21:2-6
A Bíblia  narra a historia do  escravo da orelha furada. Quando o  escravo  era liberto , mas queria continuar com o seu antigo patrão  , tinha que  ter  um sinal  que  era um furo na orelha  e nela era colocada uma  argola.

Aquilo  era um  sinal de sua  alforria. Era um sinal  de que  mesmo em liberdade  continuava com seu  amo .Êxodo  21:5-6.
Hoje  essa liberdade é oferecida  gratuitamente a  todos que  estão , de alguma  forma,  escravizados. 

A fome  espiritual do mundo está alcançando  números  alarmantes , por isso os  escravos , estão se multiplicando. O oriente  é campeão  em  escravidão .'' A  seara é  grande e poucos  são os  ceifeiros.''Mat. 9:37

No mundo espiritual, existe um clamor tremendo por ceifeiros. Precisa-se  de pessoas que  saiam da sua ''zona  de conforto''  para trabalhar  em prol da  ''abolição da  escravidão sistemática''. Pessoas  capazes  de  abdicar de seus sonhos , para libertar outras  que  estão em  poder  das inúmeras correntes maléficas que  as tornam duas  vezes   desgraçadas.

Para todos os escravos  da vida , existe o  convite do Senhor  Jesus: ''Vinde a mim todos vós  que  estas  cansados  e sobrecarregados, que eu vos aliviarei''.Mateus 11:28-30.

O convite é para todos. O banquete está preparado, porque a fome espiritual está levando o  mundo a se alimentar das terríveis ''bolotas'' do ''filho pródigo'' e o conselho  para uma vida  saudável  em todos os  aspectos é:

''Não leve sua mente a falência e não mate  seu coração de fome porque ele precisa  desesperadamente  de alimento''Mike Murdock.

O mundo  está cada  vez mais precisando  de se libertar das algemas  malignas que os  escraviza , para  se tornar  ''Escravos do amor  de Deus'' que é cheio  de misericórdia, de  graça  e de paz.


Em  relação ao numero de  habitantes do globo  terrestre, a quantidade de ''escravos  das orelhas furadas'' é muito pequena porque os  escravos do amor  ainda são  reduzidos.  Fomos libertos das algemas malignas e preferimos  ficar  com o nosso Senhor.
Hoje , nós  os  servos de Jesus Cristo , somos  os  escravos das  orelhas  furadas.

 Se  você leitor é um  desses  escravos : Material, espiritual, pscologico  etc... Nós o convidamos a ser um '' Escravo da Orelha furada'', pois a porta  da Graça está  aberta e o convite  está  feito. ''Vinde a mim...'' diz: Jesus Cristo.


¶ Estes são os estatutos que lhes proporás.
Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Êxodo 21:1-6