domingo, 16 de fevereiro de 2014

O LENHO VERDE E O LENHO SECO

Resultado de imagem para lenho verde e o sêco 

Atenção  Irmão Alexandre  . Muito obrigada pelo  seu comentário. Que  Deus  te  abençoe.

''Se com o lenho verde fazem isso que acontecerá com o seco?'' Lucas 23: 27-31


Ao contemplarmos  essa imagem  e lermos  o versículo Bíblico de Lucas 23:31, já  teríamos a mensagem, mas  se  faz necessário  uma análise mais profunda , do que  ela representa para nossa vida nos dias atuais.


A Botânica ensina que o lenho verde , contém no seu interior uma seiva que nutre a planta  e que com o passar dos anos , durante o inverno , essa seiva , juntamente com a água do inverno ,sofre o acumulo  das intempéries  com a poeira , que culminam com a formação de anéis . 

Esses anéis  vão engrossando  e se multiplicando todos os  anos, durante as estações  climáticas  e através deles  são contados a idade  das  arvores .E com o passar  do anos se tornam secos.


Assim sãos as pessoas, Quando são novinhas , tem a  seiva da ingenuidade e  da pureza e com o passar dos anos  vão sofrendo impressões  externas e do meio ambiente ( as intempéries da vida)  e vão paulatinamente endurecendo e ficando   secas , destituídas  de qualquer sentimento  humanitário. É lógico ,que não se pode  generalizar.


Jesus  foi o  grande mostruário, pelo sofrimento que passou, dessa  desordem humana. Ele foi o lenho verde, transbordante  da seiva do amor, da misericórdia e do perdão  que serviu aos propósitos  de Deus , capitulando  os Projetos  Divinos de  Redenção e de Salvação.


A Bíblia diz:
27 Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele.

28 Jesus voltou-se e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos!

29 Pois chegará a hora em que vocês dirão: 'Felizes as estéreis, os ventres que nunca geraram e os seios que nunca amamentaram!'

30 " 'Então
dirão às montanhas:
"Caiam sobre nós!"
e às colinas: "Cubram-nos!" '

31 Pois, se fazem isto com a árvore verde, o que acontecerá quando ela estiver seca?"
Leia o capítulo completo: Lucas 23

 Vamos dar um passeio  no passado e (pela fé) vamos imaginar como foi aquele dia no arranjo sistemático dessas fontes disponíveis.  

Era um dia ensolarado e Jesus ia pelas ruas  carregando uma enorme cruz  pesada ,acompanhado por  grande  multidão  de mulheres e  soldados . Repentinamente  Ele  se voltou para elas e disse:''Não chorem  por mim filhas  de Jerusalém mas sim por vocês e por vossos filhos'' ''pois chegará a hora em que  serão felizes  as estéreis e os peitos que não amamentaram ''.

No texto onde vê soldados  e mulheres ,entendemos que  no contexto ele representa  as autoridades sociais , políticas  e espirituais e as mulheres no meio da multidão. Os soldados que cuspiam , espancavam  , esbofeteavam e diziam impropérios  e as mulheres que choravam e que  recebiam  o conselho de Jesus ,advertindo  sobre as consequências  dos  seus  atos , pela  rejeição dos planos  de Deus.


Tem mães , fora e dentro das igrejas  , que choram pelos filhos , pois não souberam educa-los  no ''Temor do Senhor'' e outras que são estéreis , que nunca amamentaram e nem vão amamentar  portanto nunca  terão e  nem saberão, o que são as lutas com o lenho verde ou com o  lenho  seco. Por isso Jesus diz que'' são  felizes.''

O tempo que  o Senhor profetizou , chegou. As barbaridades  estão acontecendo  numa velocidade assustadora. A maldade está  desenfreada  e se multiplicando . Os madeiros  secos  alcançam números   indescritíveis .

No livro de Apocalipse . 13:18 está  escrito:

18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

É o número do homem e  de  seus sistemas e esquemas anticristãos e como não dizer do madeiro seco . 

1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.
6 São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobre carregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.
7 Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.
Leia o capítulo completo: 2 Timóteo 3


Uma coisa interessante é que o número 666 cabe direitinho  dentro da carta  de  2º Timóteo  3:1-7 pois é  uma fotografia  do madeiro seco  que é o  homem  cheio deles mesmos e  vazios  das coisas celestiais.
Vejamos os 6, 6, 6.
1º 6- ''Os homens serão egoístas, avarentos,presunçosos, 
                arrogantes,blasfemos, desobedientes aos pais.
2º 6- ingratos, ímpios, sem amor pela  família ,irreconciliáveis,
caluniadores, sem domínio próprio.
3º 6- cruéis, inimigos do bem ,traidores,precipitados ,soberbos, mais amantes dos prazeres que amigos de Deus. 

Em estudo apurado , poderíamos colocar  o nome de ''Joio.''E  em 2º Timóteo 4:3 está  escrito:


3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos
Leia o capítulo completo: 2 Timóteo 4


Poderíamos citar  (N) números de:  vãs filosofias , religiões  sem compromissos com Jesus, feitiçarias ,idolatrias etc...

Observemos a Igreja  da  atualidade. Tem uma porta pequena na  frente  e  porta  bem  grande  atrás, porque é grande o " entra e  sai '' no Evangelho''  . Que é isso? São lenhos  verdes que não  se firmam  e  saem  secos. A Bíblia diz:''Melhor que  nunca tivessem entrado do que  entrar  e sair''


Por que entrou?  para alcançar uma  benção  material ou espiritual? Se recebeu a benção  , foi embora  sem  agradecer  ou ficou  decepcionado porque não alcançou?

Quando eu  residia em Osasco na Grande São Paulo , tive a oportunidade  de ler  em uma placa: ''População de Osasco 600 mil habitantes  e  população flutuante  -200 mil''. Fiquei curiosa para  saber o que significava  aquilo. Certo dia fui a Prefeitura e lá tive a seguinte informação . 

O primeiro número é  a população que reside e o  segundo  número  são, as pessoas que  vem a Osasco ,movidas por algum interesse  de  saúde  ou financeiro e voltam aos seus  lugares  de origem, Isso todos os dias.

Estamos vivendo o  tempo da ''Igreja  Flutuante''. Dos fieis que somente vão aos domingos a noite(incluindo eu, por  motivos alheios a minha vontade ) .Muitos voltam cheios da palavra  com a Seiva  da pregação, outros  voltam  mais  vazios  de quando lá  chegaram , outros voltam secos e outros não voltam mais.

Então temos uma Igreja dividida no seu interior: De um lado os Pastores que que não são super homens  , mas  estão interessados no  bem estar  espiritual das ovelhas.

Do outro lado pessoas  com os mais diversos problemas  e querendo uma palavra de consolo. de conforto , de incentivo  que procuram a Igreja para    ver se encontram algum  lenitívo .

Prov . 27:23 diz: 
 
23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, 

Será que tem lenho seco no Pastorado?Precisa conhecer os estados: emocionais , espirituais, materiais , físicos  e piscicologico das ovelhas. Moisés enfrentou esse problema  e Deus usou Gertro , seu sogro  que o  mandou dividir  os problemas com outras pessoas . As maiorais de 100  e de 50.



 

Queremos concluir dizendo que: não importa  as boas intenções, não importa as tradições, não importa as drogas,  as atrocidades que se tenha cometido, as bebidas que se tenha consumido.

 O fato é,  que Jesus quer uma oportunidade  para  esvaziar as pessoas  de tudo  de ruim que absorveram  e quer encher de uma nova  seiva  para  tornar a pessoas  um lenho verde, Na Prática da Botânica da  terra, isso é impossível mas na  Botânica Divina  tudo é possível.

Meditemos nisso.