quinta-feira, 30 de outubro de 2014

DEUS CHAMA



 


''Porque Deus é  testemunha das  saudades que de vós tenho, em  entranhável afeição de Jesus  Cristo''Fl. 1:8


A alma é como  se fosse uma  caixinha, onde  são guardados diversos  sentimentos que , de  acordo com as circunstancias , eles aparecem   e deixam marcas inesquecíveis. Podemos citar entre muitos , alguns que mais  se  fazem presente, que  são : a alegria, a  tristeza, o amor  e  a  saudade.

Para  cada item  desses  existe uma  definição, todavia  vamos  refletir, apenas sobre um que  se chama  saudade.

Certa ocasião alguém  perguntou a um  garoto , o motivo das suas lágrimas e ele  respondeu em meio aos soluços: ''saudades''. Inconformado com a  resposta  a  pessoa indagou: ''E o que é   saudade?'' O jovem enxugou uma lágrima  teimosa que  escorria pela  face, e  respondeu  carinhosamente:'' É a vontade  ver novamente''.

A palavra  saudade , embora  sentida por  todas as pessoas do mundo inteiro , só existe no vocabulário português . Não existe  tradução em nenhuma outra  língua.

Queremos  refletir em uma saudade diferente  . uma  saudade sobrenatural que parte do coração  de  Deus.  Deus  sente  saudades de você , de mim, da  sua igreja que  considera '' a menina dos  seus olhos''.

Existe alguns  textos em que podemos perceber a  sua  saudade, quando Ele  diz:''Eu me lembro,'' ou ''Eu  tenho  saudades''.: ''Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição no deserto,”. (Jeremias 2.2.)  Uma  coisa interessante, é que: Deus não olha   para nós ,da mesma  forma  que olhamos  um para o outro; Ele nos olha  com  seu olhar  de misericórdia e com  saudades.

Deus não é  somente o Criador, ele é um Pai também; Ele nos  escolheu quando ainda  estavamos no  ventre  da nossa mãe. Deus  sente alegria, Deus chora, Deus  fica  triste e  Deus  sente  saudades.

Sofonias 3:17 cita:''Deus está no meio de  ti,poderoso para  salvar-te, ele  se  deleitará em ti  com alegria,, renovar-te-a  no  seu amor, regozijar-se-á  em ti com júbilo''.

Como  criador  e Pai , Ele conhece , nossos  sentimentos mais profundos. No  seu  critério de julgamentos , Deus nunca toma uma  atitude  sem antes nos mandar um recado como : ''Se meu povo que  chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra.''2º Cron. 7:14

Quando Jerusalém pecou , antes  da sentença , Deus mandou um recado por  Jeremias 2:2 que disse:'' Vai e  clama aos ouvidos  de Jerusalém, assim diz o Senhor;'' Lembro-me de ti, da tua  afeição, quando eras jovem e do  teu amor quando noiva e  de como me seguias no  deserto numa  terra em que não semeia''.


A saudade é um sentimento suave mas amargo e podemos  citar alguns  exemplos:''Davi  sentiu  saudades do  seu filho Absalão''(2º Samuel 13:39. No  salmo 137 ,  foi pintado com palavras a  saudade dos judeus ,da sua pátria Sião. E as margens dos rios  da Babilônia, eles choraram, pendurando suas Harpas nos  salgueiros e  ainda  eram obrigados a  cantar uma canção.

Cantar uma  canção  de sua terra, em  terra  estranha , foi   cruel no exílio . A saudade sempre está  associada as lembranças de: Perfumes, músicas , paisagens, palavras, tratamentos, parentescos.

Quem já não se lembrou de algum acontecimento quando escutou alguma música?  quando sentiu o perfume ? quando viu alguma paisagem?
Conheço alguém que  se  afastou dos caminhos do Senhor e voltou quando , passeava  de  bicicleta  e  viu de longe uma Igrejinha e ouviu um hino entoado com tanto amor, cujos  sons  encontraram  guarida  em seu coração e que o  fez voltar correndo as suas origens espirituais.

Em Romanos 15:23, o apóstolo Paulo fala  da  saudade que  sentia dos irmãos, e  reforça  esse sentimento em 2º Cor 7:7 e em 1º Tess. 2:17 . Em ambos , demonstra , tristeza.

Que é  saudade? É sentir a  falta de algo ou  de alguém pelo impacto da  distância é  perder . a quem se ama, pela morte , ou por  afastamento.

De  que  você sente  saudades?
Sente  saudades  de Deus? Sentir  saudades de Deus é viver  a  verdadeira  essência do Evangelho de Cristo na  cruz, o retorno de Deus em nossa  vida como nos  tempos de Adão , quando Deus andava ao  seu lado.

Do que  você  tem  saudades? 
Da infância, da  escola, dos parentes , da igreja  que  abandonou por  algum motivo?

No Éden , quando Adão e Eva  se  esconderam , ouviram a sua  voz perguntando ''Onde  estás?'' Ele  continua perguntando aos  servos que estão  afastados. ''Onde  estás?''

''Antes de formá-lo no ventre  eu  te  escolhi  e  te separei''Je 1:5. Fomos  escolhidos  ainda quando não éramos nascidos, para uma obra  especifica . A diversidade dos  trabalhos  eclesiásticos  é  bem visível  em Romanos 12.

''1 Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ''

 Diversidade, é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro. Ela varia através de escolhas.

Nos  trabalhos  eclesiásticos  a coisa não é  diferente.A Bíblia  diz  que: Uns  foram  escolhidos para pastores, outros para mestres, outros  doutores,  e que haja  dedicação em ensinar, em ministrar, em  evangelizar etc...

O apóstolo Paulo cita  Timóteo como  referencia de   excelente obreiro  e como filho na  fé e assim muitos  foram  escolhidos e 
preparados para a boa  Obra. Muitos  se  afastaram  e  Deus os  chama de volta para o Ministério , porque  tem  saudades deles.

Sempre  Deus os  está  procurando. No jardim do Edén Adão e Eva  se  esconderam entre as arvores do Jardim . Hoje  , muitos  se  escondem nas  desculpas, se  escondem nas zonas  de conforto, outros  se escondem nas mais diversas  situações, como não ter  tempo, estar  cansado, não  ver futuro etc... e  até mesmo na  religiosidade.

Deus  está  chamando a mim  e a  você  para  fazermos  a  diferença neste mundo conturbado por  tantos problemas. Deus  está perguntando .'' Onde  estás?''



Nenhum comentário:

Postar um comentário