sábado, 5 de outubro de 2013

OS DOIS ENCONTROS


''Fomos até  teu irmão Esaú e ele próprio vem ao teu encontro''... 
 Gen.32:24

 
A vida é  cheia  de encontros, desencontros e reencontro, mas   o ser humano não sabe, e nem imagina, que o primeiro encontro mais importante é aquele em que  se assume  compromisso com Deus.

A Bíblia fala em diversos encontros. Já vimos o encontro do rei Davi com Bete Seba; o encontro de Ester com o  rei Assuero; encontro de Rute com Boaz etc...  mas o encontro de Esaú  e  de Jacó é o mais importante,  porque serve ao propósito  deste  tema.


O tempo de Jacó nas  terras do seu sogro Labão, havia  terminado. Muito rico , com  muitos filhos, ele  recebeu de Deus  a ordem(v.3)"Volte para  a  terra de  seus  pais  para  a sua pátria , e eu estarei com você ".


Pressentindo a partida de Jacó. Labão , já não o  tratava como antes.Jacó tinha atrás de si  um passado  de  trapaças . Enganou o irmão, o pai,  e estava pagando caro e  recebendo do sogro o mesmo que fizera aos outros. Jacó estava  experimentando do próprio  veneno.


Até o salario , o sogro mudou  dez  vezes  e para não perder  tudo , foi orientado por Deus, (v.7). Jacó  fez uma proposta ao sogro  de que todas as ovelhas  que  nascesse  listrada seria  seu pagamento, mas tinha um segredo que Labão não sabia. As ovelhas  teriam que ficar  em  frente a uma   cerca, e  assim Jacó  conseguiu tudo de volta, pois o  rebanho  nascia listrado.

Apesar  de  Labão não se conformar com a independência  do genro, Jacó vai  embora e leva toda  família  constituída,  No  caminho  surgiu  um acontecimento  que menos  esperava.  Seu irmão  estava   vindo ao seu encontro.

Jacó entrou em pânico. Chegara a hora  da cobrança. Pensou ele . Chegou a hora do  acerto de contas. Jacó  se  sentiu  culpado e começou a  tramar uma  saída.

Não existe coisa  pior que uma consciência  pesada e Jacó estava se sentindo muito mal, por isso  ele começou a  pensar em alguma coisa para  se livrar do conflito que esse encontro ia  causar nele e principalmente a sua  família.

Começou a pensar: Estava muito rico, possuía muitos bois,jumentos
,ovelhas,  servos e  servas Gen; 32:6. E teve uma  ideia: Mandar presentes para o irmão. Usar o materialismo para  aplacar a ira do irmão  magoado e  aplacar a própria consciência.


Mais uma  vez  , ele estava tentando  manipular a situação . A primeira ele usou o  estômago e  desta feita eram as mãos. Tempos  atrás , ele aproveitou a fome do irmão para tomar-lhe a primogenitura  e agora oferecia  presentes para  sair incólume  da situação.

Esaú na época , vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas ,podemos  fazer um paralelo  contextualizando : Tem muita  gente  vendendo sua salvação por um prato de ilusões do mundo.

Mas  examinando  atentamente  este  texto, podemos  notar que  Jacó  errou  duas  vezes: A primeira  porque não buscou a Deus  e segundo  , porque achou  que o irmão teria o mesmo procedimento que ele. Esaú não aceitou os presente e ainda  demonstrou seu perdão  fraterno.

Que lição ! Isso nos leva a pensar, que todos nós  temos  a  mania  de acharmos  que todas as pessoas são Iguais a nós. Jacó  pensou que o irmão era trapaceiro igual a ele. Um  outro problema , que Jacó enfrentou, foi  como ia  resolver o impasse.

A Bíblia  diz que ele enfrentou  uma noite  de angustia, por isso organizou a  família e foi para o  vale do Jaboc. Estava com medo , e preparou-se  para o encontro com o irmão , mas  entendeu  que  precisava ter outro encontro antes. Encontrar-se com Deus.

Foi algo interessante, o segundo encontro  dependia do primeiro. Essa é uma lição para nós. Se tivermos que  resolver uma situação através de um encontro  temos que  ter um encontro com Deus antes.A vitória é  certa.

Lembro que  anos  atrás ,  atendi  um homem que  estava aflito para  resolver um problema na Prefeitura  e  achei por  bem , perguntar-lhe  se não gostaria  que  fizesse uma oração, por ele e fiquei surpresa com a sua  resposta: Disse-me ele, ''Não  quero saber de oração ,  não  preciso''. Resultado  não conseguiu  e ainda  a situação piorou.

Continuando:

Jacó passou a noite  na luta com o anjo e  venceu. Quando amanheceu , Jacó saiu daquela situação com um novo  caráter, nova pessoa e nova personalidade e um novo nome , passou a chamar-se Israel.Gen.32:25-30. Foi um encontro maravilhoso que mudou a historia de Jacó. Ele  estava preparado para encontrar-se com o irmão.


De longe os irmãos  se viram  e foi um encontro maravilhoso . Esaú estava tão rico quanto Jacó e vinha em paz. Esse  texto nos dá uma lição maravilhosa sobre encontros. O nosso primeiro encontro  tem que  ser  com Deus , depois: ''As demais coisas nos  serão acrescentadas''. 

Um outro  exemplo é o do ''dar presentes'' que a Bíblia diz no capitulo 21:14 do livro de Provérbios : '' O presente discreto aplaca a ira''. Mas a oração resolve  todas as coisas.

Queremos convidar o leitor a  ter um encontro com o Senhor Jesus ,para  ter vitórias   em sua  vida. Jesus  diz: ''Vinde a mim, todos vós que  estais cansados e sobrecarregados e vos aliviarei''. não existe encontro mais  sublime que este.
Aceite.