sábado, 14 de setembro de 2013

DA LEI DE TALIÃO AO TEMPO DA GRAÇA








''Olho por olho, dente por  dente, pé por pé,queimadura por queimadura, ferida por ferida.vida por vida''.Ex. 21:24

''Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.''Mateus 5:38-42.

 

Do tempo da ''Lei de Talião''até o tempo da ''Graça'', muitas coisas aconteceram.Quando Jesus  abriu os braços na  cruz do calvário  e deu seu ultimo suspiro, terminou um tempo e começou  um novo tempo.

 

Daquele momento  em diante , nasceu uma nova era, carimbada com o sangue inocente do Senhor Jesus Cristo. O tempo da lei  terminara  e começava o  Tempo da Graça  .

 

  A titulo de curiosidade: Quando, Napoleão Bonaparte, invadiu o Egito, exclamou:''Soldados! do alto dessa pirâmide, quarenta séculos vos contemplam''.Parafrazeando Napoleão, naquele dia nefasto, em que aquela  cruz foi erguida ,podia-se  dizer ( se fosse possível) em alto e bom tom:''Povo Israelita! Do alto dessa cruz , quatro  mil anos  , vos contemplam.''

 

 Começou a nova Era. Foi a vitória do  grande projeto de Deus  cuidadosamente  estudado e elaborado, usando tudo e todos para fazer surgir uma nova historia, um novo povo,e uma nova vida, a começar pelo seu filho Jesus Cristo.

 

O tempo da lei ,foi um tempo conturbado, violento, em que foi preciso criar a ''Lei de Talião''. Essa lei fazia parte do ''Código de Hamurabi''.  


Hamurábi era rei da Babilônia e criou esse código , para melhorar a ordem na sociedade.No código, foi criado a''Lei de Talião'' que a priori, dá a impressão de ser o nome de uma pessoa, mas é somente uma expressão latina:''Lex talione''(lex-lei e talis-tal, tipo) que surgiu para que houvesse , reciprocidade, ou seja : O castigo correspondesse ao tamanho da infração.


Isso comprova que havia excesso  e a lei  coibia os  abusos  do poder, mas,para  informação'' extra'', ela ainda existe  em Hebron  e na  faixa  de Gaza , no Oriente Médio.

E aqui , pra nós,  em nosso meio também, escondida e camuflada. Se em algum momento da nossa vida, nos vingarmos, estaremos usando essa ''Lei de Talião''. E seremos  de certa forma uns''Fora da lei''.


Na  realidade, essa lei não pertence ao Decálogo de Moisés.Ela foi enxertada nas leis  de Israel que  também abusava  do poder. As leis  de Israel eram morais, civis e religiosa e a lei de ''Talião '',  serviu para disciplinar as relações sociais entre  judeus, mas ainda houve excesso  como alguns  casos que  vamos  citar como exemplo.


No livro de Gênesis 4:10 está narrado o primeiro assassinato e exibe , o dialogo de Deus com Caim. Mesmo sabendo que  ele matara seu irmão Abel, Deus permitiu o ''livre arbítrio'' mas  reclamou  para  si , o direito  de vingança, já que ele é o autor  da vida. Somente ele teve e tem o direito de tira-la. 

 

 Ao fazer a  pergunta a  Caim, onde estava Abel , completou o dialogo, dizendo: ''A voz  do sangue ,do teu irmão , clama por mim desde a  terra''. Gên, 4:10.

Aprendemos  com  esse  texto que , em todo assassinato, a historia se repete. Do seio  da terra, o sangue clama por justiça, a  Deus.


Mais adiante , a Bíblia  descreve  o espirito de vingança  exagerado de Lameque, filho de Caim. E  ele pedia uma vida por um ferimento, em outras palavras ''Pena  de morte''. 


Um outro caso , foi o  de Levi que juntamente com outro irmão se vingaram cruelmente por  causa do estupro  sofrido por Diná.  Convém  lembrar que ,Levi e Diná , são dois dos filhos  de Jacó.


Mas o povo que mais rejeitou as leis de Israel , foram os Edomitas, que  eram  descendente de  Esaú  . Eles tinham raiva  de Jacó , por causa da historia da primogenitura, roubada por ele.  Ao  longo dos anos,a historia  relata que  eles não somente odiaram Jacó  como  se  tornaram inimigos cruéis  de Israel.

 

Eles foram um problema para Moisés , na  travessia do deserto Num 20:4. Se opuseram  a Samuel (1º Sam14:47);Foram  um problema  para Israel(Nm 20:4).;Lutaram contra Davi (1Reis 14:47); Lutaram contra Josafá  e ficaram felizes quando Israel foi levado cativo para  Babilônia e  gritavam :''Arrasaia, arrassaia''. Salmo  137:7(b).

 

Como o  texto  diz , tem contextos semelhantes entre nós, quando alguns irmãos se alegram com o sofrimento de outros irmãos. Ministérios  evangélicos , que  deveriam ser unidos , se vangloriam com a perseguição de outros Ministérios. Lideres que atacam outros lideres até mesmo na hora da pregação.

 

Os Edomitas , construíram uma cidade  de entrada misteriosa com uma única porta para entrada e saída, e se sentiram  seguros ,  esquecendo-se, que nada  está  escondido dos olhos  de Deus. Para Ele não existe,porta , muro e nem muralha. Ele vê tudo.

 

Os edomitas  foram amaldiçoados por Deus e  sua cidade  chamada ''Petra'' é hoje campo de  estudo dos  Arqueólogos. e está localizado  no  ( deserto de Negueve) onde  até a  areia tem pigmentos  avermelhados,  semelhante ao guisado, que Jacó (espertamente) tirou do seu irmão Esaú.


É praticamente impossível  falar em todos os  casos  mas  agora vamos comentar o tempo da  Graça , que faz parte  do título  desta postagem.

 

O tempo da lei é o tempo de Moisés e o tempo da Graça , é o novo tempo, inaugurado por Jesus. A priori  dá impressão de ser um  tempo fácil, mas não é, porque  existe muitos  desafios.

 

Moisés  escreveu as leis para a  educação civil e social e Jesus trouxe a educação individual e  espiritual,  começando   sua  atividade educadora ,   de dentro para fora ou seja  do coração de onde parti as saídas da vida . Uma  educação cuja finalidade é salvar o homem dele mesmo, de sua tendências ruins. 


''Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.''(Mateus 5:38-42)

 

Está ai acima , alguns itens  a  ser obedecido no tempo da '' Graça ''. 

Quando perguntaram a Jesus, quantas  vezes  era preciso perdoar  ele respondeu:'' Setenta  vezes  sete''. Se uma  vez, já é difícil quanto mais  setenta vezes sete, mas  temos que obedecer.

 

Jesus  deu exemplo: No madeiro, ele disse : ''Pai perdoa-lhe , porque não sabem o que  fazem''.

Na  realidade, a Bíblia   que  condena a vingança, é a mesma  que tem um alerta que diz:''O que o homem plantar , isso mesmo colherá''Gal. 6 e em Romanos 12:19 (b)  diz:"Minha é a vingança''.

 

Se você , meu irmão ou irmã, amigo e amiga, sofreram alguma injustiça, pode aguardar que o dano que sofreram, terão  o justo castigo , mas se magoaram alguém, também receberão  o pagamento  com a mesma intensidade com o que praticaram a maldade e isso é para mim , em primeiro lugar.

Vamos  ver  outros itens da educação  Cristã, do tempo da ''Graça'':

1-'' Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.'' Rom. 12:14

2-''A ninguém torneis , mal por  mal'' Rom. 12:17.

3-''Não vos vingueis a vós mesmo''. Rom 12:18

A bondade e a benignidade  faz parte da educação Cristã.

1-''Se  teu inimigo tiver fome, da-lhe  de comer  ,e se tiver sede  da-lhe  de  beber.''

 

Da lei de Talião até os dias atuais, muita água rolou por debaixo da ponte do tempo. Nós  temos todos os quesitos do Cristianismo para estudar, e sermos  provados e aprovados.  

 

Jesus  transformou a água em vinho, no casamento das Bodas  de Caná  e vinho da melhor qualidade. Isso significa  que quando o Senhor  entra na vida de alguem , ele  transforma  e educa a pessoa  para ser uma outra pessoa, de melhor qualidade, que passa a viver com outro comportamento. Não mais ''olho por olho e dente por  dente e sim perdoando quando se  faz nessessario  e pedindo perdão quando for preciso.

 

É fácil?  Não.

 Em qualquer situação  de risco, devemos  clamar por Jesus, para que ele nos ajude a cumprir o que  está  escrito, dentro da sua vontade. Foi  ele quem aconselhou, ele nos  dará força para obedecer.

E concluímos  deixando para meditação:''Não  te  deixes  vencer  o mal, mas  vence o mal com o bem''. Esse conselho preenche a lacuna entre  os  extremos , onde  de um lado está ''Lei de Talião ''e do outro  a ''Graça'' de Cristo.  

 

Em outras palavras em formato humano. De um lado um coração vingativo, na velha vida  e do outro um coração perdoador  na vida nova .