quarta-feira, 11 de abril de 2012

O PROFETA DE ONTEM E O PROFETA DE HOJE

O profeta de ontem e o de hoje



''Certamente, o Senhor não fará coisa alguma, sem primeiro revelar, o seu segredo aos seus servos, os profetas.'' Amós 3:7

O profeta , é aquela pessoa escolhida por Deus para levar a sua mensagem , por toda a terra. O profeta não tem opções, e ao longo dos anos, ele sofre por pregar a mensagem , e sofre se não pregar. Se do lado de cima , vem as ordens celestiais , do lado de baixo , muitos escutam , alguns aceitam e poucos seguem, e neste espaço entre o céu e a terra , está o profeta sofrendo as afrontas de um mundo que vive como se não fosse morrer e nem dar satisfação dos seus atos a Deus.

É um circulo vicioso , debaixo do sol :''Em que nada , há de novo'' como diz a Bíblia. Passam os dias, os anos, os séculos e os milênios e o homem continua o mesmo, embora a ciência esteja no auge das suas invenções. Os acontecimentos sociais continuam o mesmo: O maior e o menor; o rico e o pobre; o inteligente e o leigo; o justo e o injusto; o certo e o errado;o bom e o mau ; etc... e tudo segue esse ritmo existencial sem nenhuma mudança. O que foi nos tempos antigos , tem sido nos tempos de hoje.

Escolhemos , nesta reflexão, A vida de Amós para tirarmos algumas lições , para nossa meditação nos dias atuais , por isso , ele é o profeta de ontem e nós somos os profetas de hoje. Tracemos um paralelo entre o povo do tempo dele e o povo do nosso tempo, independente de raças , tribos e nações que caminha em cima do globo terrestre, que foi formado do mesmo barro , respira o mesmo ar, tem uma alma e um espirito e que precisam dos avisos celestiais quer queiram ou não , quer ouçam ou não. E nós somos os atalaias que temos obrigação de alertar.

Vamos relembrar a vida da cidade de Tecoa. Era o tempo do Uzias e rei de Judá. Era um tempo de grande progresso financeiro para muitos , em Israel. Era o tempo de Jeroboão rei de Israel. Tudo era felicidade e parecia que todos agradavam a Deus. Mas existia um boiadeiro que plantava sicômoros e que se chamava Amós. Ele tinha discernimento, que é o modo de entender com profundidade o que estava acontecendo com o povo que ,aparentemente , era correto diante dos céus. Amós era um homem do campo que não sabia ler nem escrever.

A primeira lição dessa reflexão é com relação a educação. A Bíblia diz que:''Deus não vê como o homem vê, porque ele observa o coração''. Portanto , Deus não escolhe títulos e nem riquezas.
Não é por ter titulo de doutor, professor etc... que o Todo Poderoso fará suas escolhas , porque ele sempre ''Escolhe os fracos para confundir os fortes''. Amós era fraco , diante dos judeus, porque era leigo.

Amós foi contemporâneo de Jonas e Ozeias e era o século VIII a. C..Apesar do progresso financeiro o povo vivia mergulhado na Idolatria e o profeta teve o discernimento do que estava acontecendo, por isso , divinamente convidado , ele saiu de Tecoa e foi para a cidade de Israel alertar o povo sobre essa grande falha espiritual. Nos tempos de hoje, está acontecendo a mesma coisa. Muita gente por estar com saúde e a vida financeira estabilizada, acham que são abençoados por Deus e mergulham de cabeça na idolatria e usam fitas amarradas nos pulsos, ferraduras atras das portas, Pés de coelhos e outras ''simpatias''.

Amós teve cinco visões: A primeira foi a visão dos gafanhotos destruindo as plantações de feno que servia de pagamento a tributos; A segunda visão foi de um incêndio terrível que consumiu as águas subterrâneas: A terceira visão , foi de um prumo que (Am 7:7-9) simbolizando um muro torto; A quarta visão foi de frutos amadurecidos representando os Judeus. E a quinta visão foi de um terrível terremoto no Santuário de Betel.

Tudo isso , Amós avisou, mas era terrivelmente humilhado mas ele era de uma simplicidade tremenda e nunca se intimidou por ser um '' boiadeiro''. Avisou , alertou, tocou a buzina e tudo que falou , aconteceu. E hoje? Nós os profetas da atualidade, estamos avisando e a pergunta de Isaías
ainda ecoa no ar ''Quem deu crédito a nossa pregação?'' (no passado) e Hoje a pergunta esta sendo assim :''Quem está crendo em nossa pregação?'' O comportamento do passado é o mesmo de hoje mas o profeta do passado é o mesmo de hoje.

Amós viu um ''prumo''. O que vem a ser um '' prumo'' nos dias atuais? O apostolo Paulo chamou a atenção do povo de Corinto para a pregação , demonstrando que a palavra que pregara ''Não se baseava em sabedoria humana , mas no poder de Deus''. Portanto o prumo da pregação tem que ser o genuíno evangelho. No louvor , pode-se observar se esse prumo , pode medir um hino para gloria de Deus ou para um show, onde se cobra pagamentos vultuosos. Também podemos citar a escolha de Lideres; Se essas escolhas são de Deus ou pela vontade humana. Também citamos as invencionices para se ganhar as almas.

Amós deu o seu recado. E nós? Não podemos calar. Temos que avisar. Os sinais da volta de Jesus
estão acontecendo. Pais contra filhos, filhos contra pais, guerras ,doenças, rumores de guerras, terremotos, maremotos etc... O povo de ontem já não está mais aqui , mas tem o povo de hoje. Os profetas do passado também se foram , mas nós estamos aqui com a mesma missão.
''Falar e não se calar '' é a ordem do alto. Vamos obedecer seguindo o procedimento do grande Amós , mesmo porque Deus já nos avisou dos acontecimentos futuros.Cabe a mim e a voçê  avisar.