sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PECADOS DE ESTIMAÇÃO

'' Pecados de estimação''


''Porque a carne milita contra o Espirito'' Gal. 5 16-17


A Carne e o Espirito são duas forças, dois conflitos e duas origens distintas. A primeira pertence
ao reino animal e a segunda pertence ao reino espiritual e dentro deste contexto, tem inicio uma luta tremenda, pois é da carne a vontade de reinar todo tempo e isso gera um grande ''Conflito de interesse'' pois cada uma puxa a '' corda'' para o seu lado. Elas são como se fossem duas retas paralelas que caminham lado a lado e que jamais se encontrarão.

No livro de Gálatas 3:5 está escrito ''Fazei morrer a natureza terrena'' e isso não é fácil, porque convivemos todos os dias com as tentações e ainda temos os pecados herdados na carne que são difíceis de administrar. O homem é corpo, alma e espirito e a carne é presença obrigatória em todos os verbos usados pelo ser humano. Ele vê, anda, fala, canta, come, escuta ,pega etc... pela carne, portanto onde o homem vai a carne vai também.

Se vai para a escola a carne também vai, se vai fazer compras , ela também vai, se vai passear a carne também , se vai para igreja ela também vai. Por isso escrevemos esta reflexão, juntando argumentos para demonstrar que existe os pecados que cometemos diariamente e achamos que não é pecado . A Bíblia fala em: ira, gula,inveja, orgulho,avareza,preguiça e luxuria que a Igreja Católica chama de pecados capitais e nesta postagem chamamos de ''Pecados de estimação''.

A Bíblia tem muitos versículos que trata a respeito do comportamento carnal que engloba esses
procedimentos. Na impossibilidade de comentarmos sobre todos ,citaremos alguns deles, mas a priori temos o aconselhamento das Escrituras para ''Fazer morrer'' cada um deles , para que o Espirito possa sobressair. Muitos desses pecados são visíveis e outros invisíveis que somente Deus contempla. O mais visível é o da gula , porque excesso de peso não tem como esconder.

A carne é teimosa, rebelde e desobediente ao criador, por isso quando o assunto é jejuar , orar , adorar a Deus, ela diz logo que não pode, que está cansada e uma serie de desculpas. Ajoelhar! Nem pensar e essa é a razão de ''Não'' se aceitar o evangelho. Vive-se como se nunca fosse morrer e muito menos prestar contas a Deus pelos atos praticados nesse mundo. Efe. 2: 3

Um dos personagem bíblico mais famoso foi Sansão. Escolhido desde o ventre para ser um ''Nazireu'' foi também ''Juiz'' em Israel. Sansão tinha um segredo com Deus e paralelo a isso ele tinha um ''Pecado de estimação'' . Quem não tem um segredo com Deus? E ''pecado de estimação'' ???Sansão , todos os dias , se arrumava todo , ficava todo lindo e ia passear no Jardim dos filisteus. Tem muito servo do Senhor indo dar uma ''voltinha '' no jardim dos filisteus.

O Jardim dos filisteus , hoje ,tem outros nomes. Na atualidade ele se chama: motel, hotel
lanchonete e restaurante. Sansão tinha uma inclinação muito grande para o lado das mulheres filisteias e o Satanás sagaz e astucioso que observava tudo de longe chegou a conclusão de como derrubá-lo. Ele observa todos os crentes , para descobrir os ''pontos fracos ''de cada um de nós. Com Sansão , ele viu , organizou tudo e usou uma filisteia por nome de Dalila e conseguiu. Sansão foi derrubado pelas mãos que ele beijava porque foram elas que cortaram os cabelos que
guardava o grande segredo de sua força. O ''pecado de estimação ''de Sansão eram as filisteias.

Um outro ''Pecado de estimação'' é a avareza ou ganancia que está fora e dentro das Igrejas. Um querendo tomar o cargo do outro , por causa do dinheiro e isso é do grande ao pequeno. Muitos lideres gananciosos e irmãos também. Muita gente inconformada com tudo e com todos. Muita gente com inveja falando mal um do outro. . E esse foi o pecado de Acã , quando viu uma capa babilônica. Acã cobiçou,roubou,escondeu,na tenda além da capa duzentos ciclos de prata e uma cunha de cinquenta ciclos de ouro. Josué 7:13-26.

Outro '' pecado de estimação'' é o da gula . A Bíblia diz :''Não comer sobre os montes'' Ezequiel18:15
Tem muita gente ''cavando a sepultura com os dentes''Tudo que faz mal ao organismo é isso mesmo que ingeri então perdem a forma normal do peso verso altura e ficam aquelas pessoas enormes e perdem também a saúde. Deus fez tudo na medida certa mas o pecado da ''gula'' não permite obedecer. Conheci uma irmã que perdeu todo excesso de peso quando começou a orar antes das refeições. ''A oração pode tudo em seus efeitos'' Eu creio e você?


Um outro ''Pecado de Estimação'' é a preguiça e a Bíblia diz:''Vai ter com as formigas preguiçoso'' .Prov.6:6 . Escuto rapazes dentro da Igreja falarem que ''vão viver pela fé'' . A Bíblia manda trabalhar para não ser pesado a ninguém. O Apostolo Paulo trabalhava , confeccionava tendas .Atos 18:3 . A Bíblia também diz: ''Se não quer trabalhar , não coma também''Antigamente
não havia empregos e era uma boa desculpa , mas agora isso não existe mais. Se não sabe fazer as firmas ensinam e treinam . O problema é a preguiça que é um grande pecado, porque é como todos citados acima ''Pecados de estimação''.

Esses costumes citados dentro da Igreja e fora dela fazem parte da carne. Estão impregnados nelas e são difíceis de libertação porque já se tornaram ''Pecados de Estimação''. E   somente  Jesus pode libertar. Somente  ele  é  capaz  de corrigir essas falhas de herança  adquiridas  como  produto do meio, ou mesmo de  carater.(Observação ) Quero falar ao amado leitor
que  esta reflexão é  primeiro para mim. Ainda sofro as lutas da carne  com o  Espirito porque isso é Bíblico  e  eu tenho também pecado de estimação  e preciso me livrar dele.E Jesus vai me dar vitoria tenho certeza.

Muita  gente  exige  de  mim  a  santidade  que  eles  não  tem . Ainda  estou na  carne, ainda  não morri ; Preciso do meu Deus para  tudo  até mesmo para   me  ajudar  nas  minimas  coisas . Aproveito a  oportunidade  para  lembrar aos  leitores  , sobre os  pecados de  estimação . . Está  muito  fácil  se  ganhar o peso por  isso muito  cuidado com a  balança.

8 comentários:

  1. Bela postagem! irmã Dalva Coutinho.É uma luta diária que todos nos enfrentamos, há uns tempos atras alguém mim perguntou se pastor, tinha fraqueza, eu disse que sim, pois é um ser humano como qualquer outro, eu diria querida o bom é não conhecer o pecado, pois através dele vem o vicio e a escravidão e a morte. Acho que precisamos ser bem orientados com essas questões e não simplesmente espiritualizar tudo como acontece em muitas igrejas, o sexo, a avareza, o domínio próprio e outros , são temas que devem ser tratados nas igrejas abertamente é claro por pessoas idôneas e preparadas. Um abraço fraternal e que o eterno continue lhe usando com essas brilhantes reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a palavra irmã mas e a sinhora?
    Certamente a sinhora deve ter algum pecado de estimação tambem, talves preguiça, ganamçia, comida e sexo não atraiam a sinhora mas certamente deve ter algum diferente desses. Por que comentar sobre pecado e fraquesas alheios é facil, dificil é falar dos nossos porprios pecados, isso ninguem quer.
    Pensemos nisso.
    Fica na paz

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor amada,muito boa essa reflexão; é uma grande verdade que muitos irmãos as vezes estão na igreja querendo cargo ou ser pregador da palavra com intençaõ de ganhar dinheiro , tem um dito popular que diz: uma biblia pesa menos do que uma enxada. muitos são os chamados mas poucos escolhidos . Deus ve tudo!
    Pr.Marcelo Loiola

    ResponderExcluir
  4. Olha minha ou meu querido. Só estou podendo responder porque já organizei o blog. Mas olha irmã ou irmão essas reflexões vem primeiro pra mim.Eu tenho pecado de estimação sim e preciso me livrar dele. Não sou e nem estou perfeita. Duas coisas nunca fui nem gananciosa e nem preguiçosa. Mas tinha o pecado da gula que me livrei a pouco tempo. Agora tem um pecado que só a graça mas Deus vai me dar vitoria porque estou orando e muito nesse sentido.Muito obrigado pelo comentario e espero que leia a resposta. Um abraço e fica na paz

    ResponderExcluir
  5. tem gente que fica incomodado quando a questão é pecado,falar a verdade doi, mas é necessario doa em quem doer. parabens que Deus continue lhe usando muito com essas reflexões, parabebens!!!!!!
    Pr.Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Quero agradecer aos meus dois Pastores. Pr Ivan e Pr´Marcelo pelos comentários e pelo apoio neste trabalho. Quero que saibam que sou uma evangélica de sorte , porque todas as servas do Senhor tem um Pastor e eu tenho dois e isso "É maravilhoso aos olhos do Senhor " que sabe do meu coração e da pureza dos meus sentimentos , quando se trata dos súditos de confiança do seu Reino Celestial. Um abração para os dois que aprendi a amar fraternalmente

    ResponderExcluir
  7. oi minha querida passei para desejar uma semana abençoada, você sempre escreve coisas tão sábias desejo que Deus continue abençoando sempre. bjinhus
    www.coisademulhercrista.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Minha linda irmã em Cristo, Gabi.
    Obrigada pelo comentário. Que Desu te abençõe ricamente
    pela getileza. Vou te visitar também só estou procurando tempo pois ando muito ocupada. Abraços
    Dalva

    ResponderExcluir